Missão com Jovens



ID: 2751

Carta mensagem do XIII Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE

27/05/2018

Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE
Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE
1 | 1
Ampliar

 

Carta mensagem do XIII Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE

- Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas, mas apenas uma é necessária! Maria escolheu a melhor de todas, e esta ninguém vai tomar dela” (Lucas 10.41-42).

Na correria da escola, do trabalho e dos afazeres domésticos, ou mesmo mediante a enxurrada de informações que encontramos no mundo virtual, quantas vezes temos agitações e preocupações que atrapalham nossa conexão com o divino? Muitas vezes somos como Marta, mas Jesus nos convida a ser também como Maria, que parou para ouvir o que ele ensinava.

A Juventude Evangélica do Sínodo Espírito Santo a Belém fez uma pausa em suas atividades e encontrou-se em Rio Ponte nos dias 19 e 20 de maio de 2018 para participar do XIII Seminário Sinodal de Formação de Lideranças da JE. Motivados e motivadas com o Congresso Nacional da Juventude Evangélica que se aproxima, refletimos sobre liturgia diante do desafio de contribuir com os momentos litúrgicos do evento, e para isso fomos beneficiados com a presença e assessoria da Cat. Dra. Erli Mansk, coordenadora de liturgia da IECLB.

Aprendemos que culto é o encontro com o divino. E isso independe do tempo, do lugar ou de um grande número de pessoas reunidas, pois assim prometeu Jesus: “quando dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” (Mt 18.20). Deus enviou seu Filho, que se encarnou entre nós. No culto, ele permanece conosco na sua palavra e nos seus sacramentos. Já a liturgia está relacionada ao rito, aos passos do culto. Ritos estão presentes em nosso cotidiano e podem ser como a ordem com que realizamos nossas tarefas. Uma simples festinha de aniversário possui uma liturgia ou ritual (receber convidados, tocar músicas, oferecer comida, cantar parabéns, soprar velas e distribuir docinhos) e símbolos específicos (bolo, balões, velinhas). Da mesma forma, a liturgia do culto é a forma de organizar o encontro comunitário com o divino como uma resposta-serviço do povo de Deus.

A liturgia cristã é uma herança e somos convidados e convidadas não só a estudá-la e preservá-la, mas também a pensar nas diferentes formas de enriquecer o culto e falar com públicos diversos. A música, por exemplo, é parte da liturgia. Ela também transmite, com suas melodias e textos, a mensagem do evangelho. E o seminário também proporcionou conhecer melhor a riqueza da hinologia da IECLB com o lual de sábado à noite, em que aprendemos novas canções ao redor da fogueira curtindo o friozinho de Domingos Martins com a presença de estudantes e educadores da ADL que conduziram a música de todo o encontro.

O seminário proporcionou muitos encontros e reencontros de amigos e amigas, divertimento, comunhão, troca de conhecimento. Serviu ainda para aumentar a união da família JE, que sempre recebe pessoas novas de braços abertos e com muito carinho para dar, seja nos momentos de diversão, com o aprendizado de novas dinâmicas, seja nos momentos de espiritualidade como na oração da noite de sábado com as Pérolas de Oração, cuja pulseira foi confeccionada pelos participantes.

Instigados e instigadas a planejar um culto, encerramos o domingo de Pentecostes com uma liturgia feita por todas as 86 pessoas presentes. Com base no que aprendemos e com muita criatividade, esse culto foi de grande significado, com reflexão, gratidão e louvor. Levamos as ideias adiante para nossas comunidades, com o desafio de não só planejar melhor os nossos encontros, mas também os cultos infantis e até mesmo auxiliando na liturgia dos cultos. Liturgia é celebração da comunidade que responde ao chamado de Deus para reunir-se em culto; e celebrar é nutrir a espiritualidade cristã em busca de vida digna para toda a criação.

Aprendamos de Maria a ouvir com devoção / Ter de Marta a energia, pressa e dedicação.
Acontece diaconia na ação em oração / Ser uma Marta Maria: que bonita vocação!

(Diaconia – Livro de Canto 565)


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
A vida cristã não consiste em sermos piedosos, mas em nos tornarmos piedosos. Não em sermos saudáveis, mas em sermos curados. Não importa o ser, mas o tornar-se. A vida cristã não é descanso, mas um constante exercitar-se.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br