Missão com Pessoas Idosas

Dignidade à luz da fé cristã

A partir de uma visão realista do ser humano percebe-se que o envelhecimento faz parte do seu processo de vida. A vida humana é marcada pelo caminho inevitável e irreversível do envelhecimento. Por isso torna-se necessário lidar com ele com naturalidade. Ao mesmo tempo em que se enaltece as virtudes, ou melhor, a beleza dos cabelos brancos, constata-se o lado sombrio da perda da energia vital e das forças da existência.

À luz da Palavra de Deus existe um reconhecimento, uma dignidade intrínseca, uma valorização das pessoas independentemente da sua fase de existência. Cada fase da vida tem valores inalienáveis porque todas as pessoas são seres criados à imagem e semelhança de Deus. Isso quer dizer que não é possível absolutizar uma determinada fase da vida (tempo de produtividade e de utilidade) como um padrão de humanidade. As pessoas são aceitas por Deus de forma incondicional em todas as fases da sua existência.

A fé olha a vida no processo de envelhecimento como uma dádiva de Deus e também como oportunidade de participação na missão de Deus. Trata-se de um período de passagem em que as pessoas podem, a partir da confiança em Deus, desenvolver uma liberdade interior e uma serenidade que as ajuda a delegar e a deixar a vida mais leve. Elas podem experimentar uma solidariedade intergeneracional e, com base em sua experiência, testemunhar o amor de Deus em seu novo momento de vida.
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br