Missão nas Escolas



ID: 2662

REFORMA E EDUCAÇÃO OU REFORMA NA EDUCAÇÃO?

11/05/2017

Lembra daquela propaganda: Lugar de Criança é na Escola?”. Pois é, esse slogan poderia muito bem ser de Lutero. Uma das preocupações do reformador foi essa: educação para todos. Em seu escrito “Uma prédica para que Mandem os Filhos para a Escola” Lutero chama a atenção dos pais para a necessidade do ensino. Neste sentido, a educação forma cidadãos para que a sociedade possa progredir e a palavra de Deus possa ser pregada.

Para formar os jovens, Lutero exorta as autoridades para que proporcionem as condições materiais do ensino. No manifesto “Aos Conselhos de Todas as Cidades da Alemanha, para que Criem e Mantenham Escolas”, ele aborda a necessidade de ter métodos e conteúdos adequados a uma educação de qualidade. Era fundamental também investir em professores. Somente um povo instruído pode ler e entender a bíblia, mas também contribuir para o progresso da civilização.

Na época de Lutero houve uma Reforma que atingiu a educação. Hoje na sociedade há, em andamento, uma Reforma na Educação. Cumpre questionarmos as graves ameaças que pairam sobre o ensino em nosso país. Pois sob o pretexto de combater uma ideologia, implantam outra. Portanto, o lugar da criança em seu aprendizado e desenvolvimento precisa ser garantido pelo estado. Não queremos formar marionetes do sistema, queremos formar cidadãos! Lutero sabia que sem pessoas conscientes, a palavra estaria sob a tutela do estado ou do clero. Por isso, compete ainda hoje à fé defender o direito à educação livre e para todos!

A grandeza e a prosperidade de uma nação não dependem da abundância de suas rendas, nem da resistência de suas fortalezas, nem, tampouco, da beleza dos seus edifícios, mas residem no número de homens de boa reputação, cultos, patriotas e tementes a Deus. (Martinho Lutero)


Autor(a): P. Marcos Cézar Sander
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Missão / Nível: Missão - Formação / Subnível: Missão - Formação - Educação em Escola
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 42275

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
REDE DE RECURSOS
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br