Educação Cristã Contínua



ID: 2661

Contextos

Educação Cristã Contínua

O conteúdo da proclamação do Evangelho é o mesmo em todos os tempos e lugares. No entanto, esse conteúdo precisa ser atualizado para o contexto no qual as pessoas vivem. Por contexto entende-se a realidade na qual as pessoas estão inseridas. A realidade agrega várias dimensões que compõem o contexto: dimensão social, política, econômica, religiosa e cultural. O contexto é o conjunto dessas dimensões. Esse conjunto molda e influencia a compreensão que cada pessoa tem do mundo, do Evangelho e de si mesma e, ao mesmo tempo, cada pessoa molda e influencia o contexto em que vive. O contexto é, portanto, uma referência metodológica que deve fazer parte do planejamento das ações de educação cristã.

Além de ser um referencial metodológico, o contexto oferece temas para serem estudados. A Igreja deve ocupar-se com os temas que fazem parte da vida das pessoas e da comunidade. Olhar para o contexto e refletir sobre ele, orientado pela palavra de Deus, ajuda na definição da tarefa missionária da Igreja. Por isso, é imprescindível que as ações de educação cristã propostas em todas as instâncias da IECLB contemplem o estudo de temas que perpassam a vida pessoal e comunitária no contexto social, político, econômico, cultural e religioso.

a) Contexto social, econômico e político
A mensagem da Igreja perdeu forças na orientação da sociedade em seus traços fundamentais. A sociedade construiu fundamentos que dispensam a palavra das igrejas e das demais instituições religiosas. O modelo econômico determina em grande parte as relações sociais, contribuindo para a desigualdade que gera uma multidão de subempregados e empobrecidos. O poder político, aliado ao poder econômico, numa associação perversa, resulta num quadro de corrupção crônica e generalizada. Os efeitos desse modelo de desenvolvimento também são sentidos no meio ambiente. A natureza sofre as dores do progresso a qualquer preço.

Diante desse quadro social e econômico que se guia pela lógica da exclusão da maioria, a Igreja cristã precisa identificar espaços onde é possível colocar sinais do Reino de Deus no mundo.

Compreender como a sociedade funciona, se organiza, e quais as relações de poder que se estabelecem ajuda a identificar o contexto de atuação missionária.

b) Contexto cultural
O Evangelho não se confunde com a cultura, mas esta é a condição necessária para a sua encarnação. Por isso, é preciso compreender a cultura para manter a fidelidade à dinâmica da encarnação da Palavra de Deus.

A sociedade pós-moderna tem traços culturais peculiares. A diversidade cultural é cada vez mais explícita no mundo globalizado. No entanto, o gênero, a raça, a etnia, a religião, a orientação sexual e até mesmo a língua têm sido usadas como base para excluir pessoas.

Outros elementos que caracterizam a cultura pós-moderna são ausência de limites, a necessidade de um consumo exagerado, a busca do prazer a qualquer preço e a supervalorização da estética em detrimento da ética. Isso demonstra uma crise de referências que produz um ser humano cada vez mais frágil e dependente de fatores externos.

Essa sociedade multicultural exige da fé cristã um constante exercício de amor e tolerância frente à diversidade. E, por outro lado, pede um profundo compromisso com o Evangelho encarnado, que se contrapõe a todas as situações que oprimem e tolhem a liberdade das pessoas.

c) Contexto eclesial e religioso
A lógica do mercado também está presente no contexto religioso. Se em tempos idos as instituições religiosas faziam os indivíduos dobrarem os joelhos, na sociedade contemporânea, marcada fortemente pelo individualismo, as instituições religiosas vêm sendo forçadas a se dobrarem diante de necessidades dos indivíduos. É crescente a busca por experiências religiosas que fogem da mensagem de um Deus crucificado. Estas experiências prendem-se ao aqui e agora e desconsideram a esperança cristã.
Essa lógica apropriada pela religião afeta as igrejas tradicionais. Por isso, a IECLB precisa articular e traduzir a reflexão teológica para dentro da realidade encarnada.

O estudo e a compreensão do contexto religioso devem apontar para a necessidade de fortalecer a fé e de aprofundar o conhecimento sobre a IECLB, sua doutrina e estrutura, reforçando o compromisso com a proclamação do Evangelho.

A missão de Deus no mundo acontece em diferentes contextos. A IECLB é chamada a assumir sua tarefa missionária na realidade social, política, econômica, cultural e religiosa brasileira. Isso implica reconhecer-se como parte dessa realidade, com um papel importante no anúncio do reino de Deus.

Ela precisa olhar para sua história no país, reconhecer o seu potencial eclesiológico e teológico e traduzi-lo para o lugar específico onde cada pessoa vive e testemunha a sua fé de confissão luterana.
 

fonte: Plano de Educação Cristã Contínua - PECC


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