Educação Cristã Contínua



ID: 2661

Confessionalidade Luterana

Educação Cristã Contínua

A IECLB é herdeira do movimento de Reforma da Igreja do século XVI. Naquela época, os reformadores quiseram reforçar que pertenciam à santa, apostólica, universal e una Igreja, firmada no ensinamento dos apóstolos que pregavam a Boa Nova da salvação em Cristo. A IECLB, junto com outras igrejas de confissão evangélico-luterana, tem critérios que marcam sua confessionalidade e que são determinantes para a educação cristã.

Destacam-se os seguintes critérios:
a) Salvação somente por graça, mediante a fé
Em Cristo, Deus mesmo nos torna justos e nos dá a salvação. Deus nos reconcilia consigo não pelo mérito de nossas obras, mas por graça. É pela fé na ação de Cristo em nosso favor que podemos alcançar a paz. Da fé na salvação, que não depende de nossas obras, brota a alegria e a gratidão, que se manifestam nas atitudes em favor do próximo.

b) Liberdade cristã
Como pessoas livres, podemos cooperar para transformar este mundo. Educação cristã na fé acentua o duplo sentido da liberdade cristã: a fé nos faz livres de termos de construir a própria salvação, pois confiamos na salvação que vem de Deus. E a fé nos faz livres para agir em favor da vida em abundância para toda a criação.

c) Existência sob a cruz
Essa existência nos aproxima de um Deus que é amor e misericórdia. Viver como discípulo e discípula é perceber a presença e a proximidade de Deus onde ele parece estar ausente. É entender que não somos nós que encontramos Deus, mas que é ele que nos encontra em nossa solidão e desespero. Educação cristã ajuda a compreender que viver sob a cruz de Cristo possibilita que nos conheçamos inclusive como nem sempre queremos.

d) Somos justos e pecadores
Quando somos vistos a partir da obra que Deus realizou por nós e em nós, somos justos. No batismo, fomos marcados com o sinal que liberta do pecado e da culpa. Porém, ainda vivemos sob a influência do mal que reina neste mundo. Paulo expressou esta realidade assim: “Não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço” (Rm 7.19). Por isso, existência cristã só é possível onde há confissão e absolvição dos pecados diariamente. A confissão de pecados e o perdão de Deus alimentam nossa alegria de viver.

e) Sacerdócio Geral de todos os crentes
As pessoas precisam de orientação fundamentada no Evangelho para suas buscas pelo sentido da vida. Isso, por sua vez, não resulta em fé individualista, mas conduz a algo que é uma característica fundamental da IECLB – e nas outras Igrejas Luteranas – e que é parte essencial da educação cristã contínua: o sacerdócio geral de todas as pessoas que crêem. A Igreja de Cristo quer membros do corpo de Cristo com maturidade de fé, de sorte que permita a cada membro ler e interpretar a Bíblia com liberdade e saber testemunhar a esperança que tem (1Pe 3.15).

 

fonte: Plano de Educação Contínua - PECC


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus nos conhece completamente.
2Coríntios 5.11
REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br