Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Diaconia profética: ferramenta para transformar o mundo - Dia Nacional da Diaconia 2018

Estudo para grupos

03/04/2018

Estudo para grupos

Diaconia profética: ferramenta para transformar o mundo

Materiais e preparação do local
- Providencie recortes de jornais e revistas que retratem imagens de pobreza, de violência (contra crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homens, pessoas idosas, pessoas com deficiência, LGBTs, quilombolas, indígenas), de pessoas refugiadas de guerras, migrantes, pessoas desempregadas, pessoas em situação de rua. Ou utilize a apresentação em PowerPoint com sugestões de imagens que está disponível no portal luteranos. Tenha pelo menos uma gravura para cada participante.
- Monte um altar com panos coloridos, vela, cruz, bíblia. Na hora da dinâmica, espalhe as imagens ao redor do altar.
- Prepare o estudo com antecedência, preferencialmente junto com um pequeno grupo: ler o estudo, distribuir leituras e orações, ensaiar os cantos, etc. Os números dos cantos se referem ao Livro de Canto da IECLB.

Saudação/acolhida
A paz de Deus seja com vocês. Amém. Com estas palavras cumprimentamos vocês. Sejam bem-vindas e bem-vindos. Acolhemos vocês na comunhão, no compartilhar e no estudo da Palavra de Deus. Bom é estarmos juntas e juntos, aqui, neste lugar. Vivemos na comunhão do Trino Deus: Criador, Salvador e Santificador.
Jesus Cristo diz: Felizes são as pessoas que têm fome e sede de justiça, porque serão saciadas. (Mt 5.6)
Neste estudo queremos refletir em conjunto sobre o mundo em que vivemos e a diaconia profética.

Canto: Livro de Canto da IECLB 8 - Canção da chegada

Oração: Agradecemos, ó Deus, porque nos convidaste e conduziste até aqui para nos perdoar de práticas injustas e nos ensinar a ver com misericórdia realidades de dores e sofrimentos humanos e ambientais. Pedimos que envies para nós o Teu Santo Espírito e edifiques comunhão conosco e o ambiente que nos cerca. Faze com que a Tua palavra mexa conosco e nos capacite para sermos testemunhas de Jesus Cristo. Que a Tua palavra seja luz, abra a estrada, feche buracos, arranque tocos e conserte as pedreiras do nosso coração. Torna-Te presente, pela ação do teu Espírito, no cotidiano de todas as pessoas. Assiste-nos com Tua bondade e criatividade. Que Tua Igreja possa expressar, com palavras e atos, a diaconia profética e transformar injustiças e mortes em vida digna. É o que pedimos em nome de Jesus Cristo, que Contigo e o Espírito Santo vive e governa agora e para sempre. Amém.

Leitura do Salmo 137.1-4
O Salmo 137 lembra a história do povo de Israel que foi para o exílio:
“Às margens dos rios da Babilônia, nós nos assentávamos e chorávamos, lembrando-nos de Sião. Nos salgueiros que lá havia, pendurávamos as nossas harpas, pois aqueles que nos levaram cativos nos pediam canções, e os nossos opressores queriam que fôssemos alegres, dizendo: ‘Cantem para nós um dos cânticos de Sião.’ Mas como poderíamos entoar um cântico ao SENHOR em terra estranha?” (Salmo 137.1-4).
A recordação é concluída com uma pergunta: como poderíamos entoar um cântico ao SENHOR em terra estranha? A pergunta, mais do que esperar por uma simples resposta, faz pensar. Faz pensar sobre a vida, a fé e o sofrimento do povo exilado na Babilônia. Faz pensar sobre estruturas, sistemas, práticas injustas que excluem pessoas de suas terras, seu mundo, sua vida, seu espaço significativo de viver dignamente a sua cidadania.

Canto: Livro de Canto da IECLB 36 - Se sofrimento te causei

Dinâmica - vendo e ouvindo clamores

1° Momento
Decorridos muitos dias, o rei do Egito morreu. Os filhos de Israel gemiam por causa da sua escravidão. Eles clamaram, e o seu clamor chegou até Deus. Deus ouviu o gemido deles e lembrou-se da sua aliança com Abraão, com Isaque e com Jacó. E Deus viu os filhos de Israel e atentou para a situação deles (Êxodo 2.23-25).
A Diaconia Profética é orelha de Deus que ouve clamores. Que clamores ouvimos? Como reagimos diante dos clamores? Que clamores vemos? Quem se importa com clamores?
Convida as pessoas para circularem entre as imagens que estão ao redor do altar.
Convida cada participante a escolher uma gravura e refletir em silêncio sobre:
- O que te cativa nesta figura (negativa ou positivamente)? Que injustiça retrata? Conheces alguma situação real semelhante?

2° Momento
Leia a tese de Kjell Nordsttoke: “A diaconia está baseada na fé e na justiça. A diaconia recebe impulsos da prática dos profetas do Antigo Testamento e de Jesus, e o mandato de ser profética, isto é, denunciando estruturas e práticas que excluem pessoas do bem comum, e optando por práticas que afirmam a dignidade humana e direito de toda pessoa, em particular aos vulneráveis e marginalizados”.
Que luz esta afirmação joga sobre a situação da imagem?

3° Momento
Forme duplas. Cada dupla conversa sobre as duas imagens/figuras e sobre a tese. Para a partilha, cada dupla elege uma das duas figuras e propõe uma atividade como compromisso na “prática que afirma a dignidade humana e o direito de toda pessoa”, superando a realidade expressa na imagem em questão.

Canto: Livro de Canto da IECLB 56 - Pelas dores deste mundo

Fato da vida
O Gadareno foi muitas vezes preso com grilhões e cadeias. As cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou... Então, o povo, indo ter com Jesus, viram o Gadareno assentado, vestido, em perfeito juízo, e temeram... E entraram a pedir que Jesus se retirasse da terra deles (baseado em Mc 5.1-17). Mas Jesus veio para salvar todas as pessoas.

A entrevista abaixo faz parte de um diálogo que tive com um presidiário, na Páscoa, no Mato Grosso, sobre sua vida em que ele esteve preso durante quatro anos. Hoje ele está livre, mas ainda responde na justiça, com julgamento no tribunal do júri, em data a ser marcada. O fato é verdadeiro na vida de uma pessoa que não identifico aqui. Nesta entrevista, a chamo de Cícero.
Pergunta: Você talha diversos motivos em madeira, inclusive a bíblia. Em que sentido a Palavra de Deus é e foi significativa para você, no seu tempo no presídio?
Cícero: Talhei a bíblia em madeira. É uma coisa bonita. Nela escrevi o Salmo 90.1-2: “Senhor, tu tens sido o nosso refúgio de geração em geração”. O Salmo já é parte de minha vida. Em todos os momentos, mas principalmente em tempos de solidão e sofrimento, na cadeia, Deus me ajudou a pensar coisas novas, coisas boas, e na chance de sair daqui e reconstruir minha vida. A bíblia me faz sonhar.
Pergunta: Sonhar com que, por exemplo?
Cícero: O que eu mais quero é reconstruir minha vida. A Páscoa para mim significa nova chance de ser pessoa honrada, respeitada, reconhecida e valorizada. Deus é meu refúgio. Páscoa é perdão de Deus e é nova vida para nós. Sonho com nova vida. É disso que me lembrava na prisão. Mas me lembrava, também, em ser pessoa, fazer as pazes com Deus, comigo e com as outras pessoas.
Pergunta: Onde está Deus para quem se encontra no presídio?
Cícero: Deus é Deus para sempre e em todos os lugares. Deus é Deus, também, no presídio. Quando eu talhava as palavras da bíblia, meu ódio, minha raiva e minha solidão não conseguiam me destruir. Sentia-me mais feliz e amparado. A prisão foi um tempo de vazio e solidão para mim. Agradeço muito que Deus não me abandonou. Ele teve paciência comigo nos tempos em que eu estava preso, sozinho, com raiva, com medo, amargurado, vida miserável, com rancor. A Igreja me apoiou. Isso foi importante. Ao receber a visita da comunidade, eu me emocionava. Isso mexeu muito comigo. Impediu que eu me afundasse nos problemas. O apoio da Igreja de Jesus foi muito bom neste tempo de dores e amargores. Jesus Cristo, que sofreu na cruz para me salvar, é solidário comigo nas minhas dores. A Palavra de Deus faz viver.

Comentário
A Diaconia profética é uma preciosa pérola que Deus criou e deu para as suas criaturas. Às vezes, ela precisa ser polida para remover as teias de aranha e a poluição que o egoísmo, a mesquinhez e a ganância humanas querem impor para escravizar tudo e todas as criaturas. Mas Deus, que ouve o clamor das dores humanas, deu para sua Igreja a visão profética expressa na bíblia e confirmada por Jesus Cristo. Seu sonho é sonho por dignidade e vida das pessoas que erguem o clamor por justiça e paz.

Canto: Livro de Canto da IECLB 322 - O Profeta

Oração:
Deus, nosso Criador e Libertador, em Tuas mãos confiamos as intercessões de Tua comunidade, aqui reunida em estudo diaconal. Pedimos em favor das pessoas necessitadas, por aquelas que estão sendo enganadas com a propaganda consumista e de desperdício. De forma especial, intercedemos pelos casais em conflito, pelos pais, pelas mães, filhas e filhos com dificuldade de relacionamento. Cremos que o teu Espírito promove reconciliação. Pedimos pela resolução de conflitos comunitários, de conflitos na rua, no trabalho e em qualquer outra parte em que pessoas se agridem, se machucam, se magoam. Olha para as pessoas que vivem fragilizadas em suas situações de vulnerabilidade. E ajuda-nos para que possamos sentar com elas, pegar na sua mão, perguntar pelas suas necessidades e construirmos, em conjunto, a cidadania.
Pai Nosso

Benção:
Que Deus nos abençoe, guarde, anime na criatividade e na prática diaconal. Amém.

Canto: Livro de Canto da IECLB 289 - Bênção da Irlanda


P. Teobaldo Witter
Cuiabá, MT
 


Autor(a): Teobaldo Witter
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Educação
ID: 46641

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
REDE DE RECURSOS
+
A misericórdia de Deus é como o céu, que permanece sempre firme sobre nós. Sob este teto, estamos seguros, onde quer que nos encontremos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br