Diaconia - A fé ativa pelo amor



ID: 2660

Diaconia - o que é?

A Igreja cristã recebe sua identidade de Jesus Cristo. Por isso, se ele veio para servir, a missão da Igreja não pode ser outra. Está comissionada a unir ao seu testemunho o serviço, seguindo o exemplo de seu mestre. Para todo cristão, é válido o principio de Jesus, dizendo: Quem quiser ser o primeiro entre vós, será servo de todos. (Mc 10.44)

Diaconia e Liturgia
O Novo Testamento distingue entre diaconia e liturgia, respectivamente adoração. Esta designa o serviço devido a Deus, e somente a ele (Mt 4.10). É o serviço de culto e da obediência incondicional. Enquanto isso, a diaconia se dirige a pessoas. Deus não necessita de nossa diaconia. A ele, deverá ficar reservada a liturgia, em termos do primeiro mandamento. É fundamental respeitar a diferença entre esses dois tipos de serviço, sem, no entanto, divorciá-los um do outro.

Ajuda mútua
Diaconia se refere, originalmente, ao servir à mesa (conforme Lc 17.8). Mas, muito em breve, tornou-se sinónimo de todo auxilio prestado por uma pessoa a outra (conforme At 6.1). Adquire significado abrangente. No Novo Testamento, pode designar, também, o serviço da pregação (At 6.4; conforme 2 Co 5 18; etc.), sim,todo exercício das funções próprias do corpo de Cristo (l Co 12.5). E, todavia, na Igreja, se impôs o significado restrito: Diaconia é o serviço que socorre as pessoas em suas necessidades concretas. Já no Novo Testamento, o diaconato desenvolve um perfil próprio ao lado de outros ministérios (conforme l Tm 3.8). Embora não se deva perder de vista a abrangência do termo, recomenda-se reservar o uso do mesmo às formas específicas da ajuda mútua das pessoas, ou seja, ao serviço propriamente diaconal.

Doação
A característica básica do serviço de Jesus consiste em ter dado sua vida. Todo viver de Jesus foi doação. É o que compromete, também, a diaconia de seus discípulos. Não se resume em atividade beneficente qualquer. Na verdade, só se pode falar de diaconia se algo de sacrifício e doação espontânea lhe for inerente. Isso não proíbe a remuneração de ministros e ministras. Significa, isto sim, que diaconia autêntica sempre ultrapassa o que dinheiro é capaz de pagar. Diaconia não se prende à equivalência entre serviço e salário. Sabe dar de graça. Baseia-se na autodoação do amor.

Tarefa de todos
Diaconia é serviço de cujo desempenho podem ser encarregadas pessoas especialmente capacitadas. Certas atividades exigem preparo e formação. Pode haver necessidade, inclusive, de instituições diaconais, como já podemos observar em At 6 . E, no entanto, diaconia permanece sendo uma tarefa que, no fundo, não é delegável. Cristo dela incumbe todos os seus discípulos. Podem e devem servir no lugar onde estão, com os recursos que têm. O essencial não é a formação, e, sim, a disposição. Comunidade cristã é, por excelência, uma comunhão de serviço.

Diaconia Evangélica - Posicionamento do Conselho da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB, 1988 – veja versão completa
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Portanto, já que vocês aceitaram Cristo Jesus como Senhor, vivam unidos com ele. Estejam enraizados nele, construam a sua vida sobre ele e se tornem mais fortes na fé.
Colossenses 2.6-7
REDE DE RECURSOS
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br