Missão - acompanhamento e consolação



ID: 2876

1º Módulo do Curso Vida no Limiar da Morte.

23/04/2016

Realizou-se sábado dia 23 de abril de 2016, o 1º Módulo do Curso “Vida no Limiar da Morte – acompanhamento a pessoas em fase terminal” nas dependências do Sínodo Rio dos Sinos em São Leopoldo. O curso é promovido pela Coordenação de Diaconia da IECLB em parceria com os Sínodos Nordeste Gaúcho e Sínodo Rio dos Sinos e os Conselhos Sinodais de Diaconia de ambos os Sínodos.

Na parte da manhã o Curso contou com a assessoria da Dra. Karin H. K. Wondracek, professora da Faculdades EST, com o tema: Cuidado – dimensão da vida no limiar da morte, com ênfases no texto bíblico de Gênesis capítulos: 1; 2; 3 e 4ss, que apresentam os evidentes sinais do cuidado de Deus com sua criação. Também fez um breve relato do cuidado na psicologia durante as fases da vida do ser humano.

Na parte da tarde o Curso prosseguiu com a assessoria da Diaconisa Ma. Silvia P. Knop, com o tema Diaconia e sua conceituação bíblica teológica a partir do texto de Mateus 25.35-36 onde Jesus apresenta a lista clássica das obras de misericórdia. As obras de misericórdia foram discutidas e trabalhadas em quatro grupos composta por seis pessoas cada com as seguintes perguntas: - Quem é o próximo no texto? Respostas: Todos/as nós somos o/a próximo/a, assim como Jesus cuida do próximo. O próximo são os necessitados/as e excluídos/as. - De quem eu sou o próximo? Resposta: A família/ os/as amigos/as, os/as colegas de escola ou trabalho, irmãos/as/ na fé. Cada pessoa. - Quem é o de hoje? Resposta: É quem nós ajudamos. Nós ajudamos o/a próximo/a, independe de quem ele/ela seja. Ajudamos pessoas presas, enfermas, família, etc. Ajudamos todas as pessoas que estiverem ao nosso alcance. Também na criação de Deus. Na Casa Comum. – Qual a relação entre diaconia e cuidado? Resposta: Cuidar do próximo é ação da diaconia, e este próximo pode ser um familiar, como qualquer outra pessoa, sem distinção de etnia, religião ou classe social, assim como Jesus o fez. Diaconia é ação e cuidado, é atitude. Cuidar é mais que um ato, é uma atitude, ação exercida pela diaconia. Por que Deus nos amou, serviu e cuidou primeiro, é que amamos e cuidamos, servimos uns aos outros e outras.

O P. Sinodal Edson E. Streck e a Diác. Ma. Carla Vilma Jandrey, coordenadora de Diaconia da IECLB, estiveram presentes dando as boas vindas aos vinte e cinco (25) participantes do Curso oriundas de diversas comunidades do Sínodo Rio dos Sinos, do Sínodo Nordeste Gaúcho e estudantes da Faculdades EST.

Agradecemos as assessoras do 1º módulo pelo desempenho em passar seus conhecimentos, experiências e pelos exemplos deixados aos participantes. Convidamos e incentivamos as pessoas que ainda tem vontade de participar do Curso poderão se inscrever no Sínodo. O 2º módulo acontecerá dia 21/05/16; 3º módulo: 25/06; 4º módulo: 06/08; 5º módulo: 10/09; 6º módulo: 08/10.

O 2º módulo terá como tema: ‘Eu e a minha morte’. Na parte da manhã com a assessoria do P. Dr. Ingo Wulfhorst e na parte da tarde pela assessora, psicóloga Dorotéia Wulfhorst. Local: nas dependências da Escola Evangélica de Ivoti (IEI). Maiores informações junto ao Sínodo Rio dos Sinos: por e-mail – secretaria@sinodors.org.br ; pelos telefones (51) 35893821 e 35901062.

Diac. Ma. Silvia Prade Knop
Coordenadora do Conselho Sinodal de Diaconia – Sínodo Rio dos Sinos
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
REDE DE RECURSOS
+
Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br