Habilitação ao Ministério com Ordenação



ID: 2864

Amigos de Jesus

15/11/2015

Quem aqui tem conta no facebook? Você sabe quantos amigos você tem lá? Com quantos desses amigos do facebook você de fato mantém contato? Com quantos você pode contar para o que der e vir, e abrir seu coração? Será que dá para contar nos dedos?
E WhatsApp, quem tem? Com quantas pessoas você conversa pelo whats?
Nós estamos vivendo na era da tecnologia, e estamos viciados nela. Há muitas pessoas que não conseguem se desgrudar do celular.
Gosto de observar as pessoas, e muitas vezes, percebo que em restaurantes e lanchonetes há grupos de pessoas que estão na mesma mesa, mas que não dão a mínima atenção para quem está ao seu lado ou a sua frente. Preferem se comunicar pelo celular, falando de futilidades, do que encarar o outro olho no olho, para compartilhar de sua vida.
Temos inúmeros contatos, mas creio que são poucos os que de fato podemos chamar de amigos e nos abrir para conversar daquilo que de fato está passando em nosso íntimo, em nosso coração.
A tecnologia muitas vezes aproxima as pessoas de longe, mas afasta aquelas que estão perto de nós.
Além de tudo, passamos o dia conectados, falando com todo mundo, e esquecemos de tirar tempo para conversar com aquele que de fato quer ser o nosso melhor amigo: Jesus.

No texto que nós lemos há pouco, diz que Jesus nos chama de amigos.
Vocês já pararam para pensar no grande privilégio que temos de sermos chamados amigos de Jesus?
É maravilhoso poder ter Jesus como nosso amigo, sabendo que Ele nos conhece bem melhor do que nós mesmos nos conhecemos.
Mas, o que significa ser amigo de Jesus? Será que de fato todas as pessoas são amigas de Jesus? O que precisamos fazer para sermos verdadeiramente seus amigos?
Nem todas as pessoas são amigas de Jesus. Para sermos seus amigos, precisamos estar ligados nele, precisamos estar conectados com ele.
Primeiramente, amigos de Jesus são aqueles que investem tempo nessa amizade.
Em qualquer amizade, precisamos desenvolver intimidade, e só conseguiremos isso, passando tempo com nosso amigo.
Da mesma forma, para desenvolvermos a amizade com Jesus, precisamos tirar tempo para conversar com ele, ler e ouvir sua palavra, que está na bíblia.
Amigos de Jesus buscam a ele o tempo todo, não apenas em momentos difíceis, de necessidade, mas sim procuram estar com ele 24h do dia. Isso significa deixar que Jesus vá conosco na escola, no trabalho e fique conosco quando estivermos em casa.

Em segundo lugar, amigos de Jesus são aqueles que deixam que Ele mude suas vidas.
Quem é amigo de Jesus quer ser cada vez mais parecido com Ele. E para ser parecido com Jesus, precisamos deixar com que ele guie nossas vidas, mudando nosso jeito de pensar, de falar, por exemplo, evitando falar palavrões o tempo todo, buscando falar palavras amáveis, e também nossa forma de agir, reconhecendo nossos pecados, erros e falhas.
Em terceiro lugar, amigos de Jesus são aqueles que escutam o que Ele tem a nos dizer.
Nós gostamos de falar, e é bom quando falamos com Deus, derramando tudo aquilo que está no nosso coração. Porém precisamos estar atentos para que possamos ouvir também aquilo que Ele tem para nos falar, através da leitura da bíblia e das pregações.

Em quarto lugar, amigos de Jesus são aqueles que dão bons frutos.
Jesus deseja, espera que seus amigos dêem frutos. E somente daremos esses frutos se estivermos unidos com Ele.
Ou seja, Jesus espera que seus amigos sigam seu exemplo, amando as pessoas, assim como ele mesmo as ama, tratando-as com bondade, perdoando, buscando a paz ao invés da briga. Dando comida àqueles que tem fome, roupa para os que não tem o que vestir. Orando pelos doentes. Que falemos de seu grande amor para outras pessoas, para que elas também queiram ser amigas de Jesus.

Queridos confirmandos, hoje vocês estão dando um passo na fé de vocês, dizendo com isso que vocês querem ser amigos de Jesus.
Não é o fim da caminhada, mas apenas o começo.
Vocês ganharam uma muda de uma árvore frutífera. Para que ela cresça e dê frutos, vocês precisam replantá-la, cuidar dela, colocá-la em um lugar seguro, onde animais não a destruam. Para que dê fruto, ela precisará de água e também da luz do sol. Se não houver esses cuidados, pode ser que ela morra e não cumpra o seu propósito que é o de dar frutos.

Da mesma forma, vocês precisarão alimentar a fé de vocês, dedicando seu tempo para estarem com Jesus, para terem mais intimidade com ele, para que vocês possam dar frutos e assim cumprir com a vontade de Jesus para a vida de vocês.
Jesus quer ser amigo de vocês!
Porém vocês também precisam querer ser amigos dele. Ninguém permanece com Cristo por obrigação. Ninguém nos obrigará a ficar com Jesus, a sermos amigos dele, nem mesmo o próprio Jesus.
Vocês tem a liberdade de escolher se de fato irão querer ser seu amigo.
Meu desejo é de que vocês queiram ser amigos dele, e que possam buscá-lo a cada dia da vida de vocês!
Que Deus os abençoe!

 


Autor(a): PPHMista Mirian Schelkel Cota
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Garuva-SC (Martinho Lutero)
Área: Ministério / Nível: Ministério - Habilitação
Área: Missão / Nível: Missão - Adolescentes
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 15 / Versículo Inicial: 9 / Versículo Final: 17
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 35817

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Entrega os seus problemas ao Senhor e Ele o ajudará.
Salmo 55.22
REDE DE RECURSOS
+
Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br