Comunicação


ID: 2771

Perdoar para ser Abençoado

Programa de Rádio

16/06/2016

Bom dia caros ouvintes! Sou o Pastor N.N. e este é o programa da IECLB. Como é bom poder falar de Deus antes de começar mais um dia de trabalho. Como é bom pedir a Deus a bênção e a proteção para mais um dia de vida. Vivemos num mundo em que somos ensinados a competir e vencer as outras pessoas. Aprendemos a ser os melhores e mais fortes. Precisamos ser perfeitos e nunca mostrar fraqueza ou arrependimento. Da pessoa se espera que entenda de tudo e tenha muito conhecimento sobre as mais diversas áreas. O mercado espera que cada pessoa seja independente e se baste a si mesma.
Para a nossa reflexão é necessário perguntar se foi este ser humano que Deus criou, perfeito e auto-suficiente. Esta forma de viver é compatível com os ensinamentos de Jesus?
Caros ouvintes e queridas ouvitnes! Na carta de 1 Pedro 3.9 lemos: Não pagando mal por mal ou injúria por injúria; antes, pelo contrário, bendizendo, pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança.
Neste versículo somos convidadas a perdoar quem nos ofende. Sabemos que não é tão fácil assim perdoar quando estamos com o coração machucado. A nossa tendência é não olhar mais para a pessoa, ignorá-la, menosprezá-la. Com esta atitude, as duas partes sofrem e diminuem a vida que Deus criou..
Li o relato de um médico: “Meu paciente morreu de ‘ranconite’, era uma pessoa muito rancorosa. Não soube perdoar e morreu”. Um coração endurecido pela raiva dificilmente abre suas portas para o diálogo, para, assim, ter condições de perdoar. Imagine um vaso com terra endurecida. No momento em que colocarmos água, ela fica em cima da terra, depois, muito lentamente, vai penetrando. Assim somos nós: quanto mais raiva acumulamos, mais difícil fica receber a água viva que é Cristo Jesus. Sozinhas não conseguiremos libertar-nos das angústias. Precisamos buscar a sabedoria que vem do alto, que só Deus pode nos dar em Jesus, fonte da vida.
Não perdoar, buscar a vingança é como tomar um copo de veneno e esperar que o vizinho morra. Cada um vive da maneira que escolhe viver. Como ilustração, quero relatar a história de duas mulheres. Vamos lhes dar os nomes de Dalva e Helena.
Eram vizinhas e amigas. Certo dia, tiveram uma discussão e acabou a amizade entre as duas, e a mágoa e a raiva tomaram o lugar da alegria e da harmonia.
Helena resolveu escrever uma carta para Dalva. Esta, ao abri-la, levou um grande susto, pois dentro daquele pacote havia somente esterco de vaca. Helena, muito sábia, não reagiu de imediato. Somente algum tempo depois mandou também um pacote para Dalva. Que surpresa para aquela mulher que tinha dificuldades em perdoar quando abriu o pacote e viu um lindo buquê de flores e um cartão com as seguintes palavras: “Dalva, ofereço a você este buquê de flores que cultivei com o esterco que você me enviou. Assim, cada um dá o que tem em abundância”.
Que belo exemplo de amor ao próximo nos dá essa mulher. Não pagou o mal com o mal, antes soube lidar com seus sentimentos, buscou o modelo em Jesus Cristo. Em 1 Pedro 2.23 nos é dito que Jesus, quando ofendido, não revidava com ofensa, quando maltratado, não fazia ameaças, mas se entregava àquele que julga retamente. Com essa atitude Helena foi abençoada por Deus e também pode ser uma bênção na sua família e na vizinhança.
E você, como está se sentindo neste momento? Venha participar da alegria que o perdão sincero proporciona. As bênçãos Deus as dá. Sinta-se abençoado e abraçado por ele. Amém.
Oremos: Bondoso Deus! Ajuda-nos em nossa falta de fé e de vivência do amor diários. Ajuda-nos, Senhor, a sermos verdadeiros irmãos e irmãs uns dos outros. Que o nosso confessar seja o nosso agir e que o nosso sim seja honesto, comprometido e autêntico. Por Cristo Jesus, nosso Senhor. Amém.

 


Autor(a): P. Jair Luiz Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Comunicação / Nível: Comunicação - Programas de Rádio
Natureza do Texto: Apresentação
Perfil do Texto: Programa de Rádio
ID: 38340

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br