Música na IECLB


Antifonário

Cantar os Salmos


A igreja, ao elevar sua voz em louvor ou súplica, o faz de diversas maneiras. Entre as formas mais conhecidas, estão os hinos, cânticos e corinhos, que são expressão de momentos, lugares e épocas diferentes. Representam um legado que nós podemos utilizar, adotando-o como nosso. E quanta riqueza há em tal repertório!

Existe uma forma a recuperar, no entanto: os salmos cantados. Para cada domingo, no Lecionário Comum Revisado da IECLB, encontramos a antífona de um Salmo. Muitas vezes, é realizada a leitura responsiva dos Salmos, o que é uma excelente oportunidade para a proclamação conjunta da Palavra de Deus no culto (voz do povo na liturgia). Mas, a forma cantada, mais antiga e original, dificilmente é usada. 

Que são antífonas? São textos bíblicos para ser cantados de forma responsiva no culto. Uma forma simples de utilizá-los: começa-se com a antífona, cantada pela comunidade. A seguir, a/o oficiante lê as estrofes (os versos do Salmo) e toda a comunidade canta a resposta – a antífona. Assim, a antífona é o versículo que se entoa antes de um Salmo e que depois se repete, alternadamente entre as estrofes, como um refrão ou estribilho.

Desde 2005, um projeto realizado no âmbito da IECLB ocupou-se com a questão da composição de antífonas, para que as pudéssemos utilizar. Compositoras e compositores de toda a IECLB se uniram em oficinas (sob coordenação do musicista Louis Marcelo Illenseer), nas quais se produziu uma antífona para cada domingo. Esse material está pronto!

Vai aqui um estímulo para a utilização das antífonas nos cultos. A partir do mês de julho, o portal disponibilizará as antífonas, de acordo com o ano eclesiástico. Sugestões, comentários, gravações e relatos de experiência de uso desse material são bem-vindos, podendo ser feitos através do endereço musica@ieclb.org.br.

Veja Antífonas
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Louvem o Senhor pelas coisas maravilhosas que tem feito. Louvem a sua imensa grandeza.
Salmo 150.2
REDE DE RECURSOS
+
Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br