Culto e Liturgia

Veste Litúrgica - Alba

Orientações para a confecção de albas e estolas para Ministros e Ministras na IECLB

Alba frente
alba_de lado
1 | 1
Ampliar

Cores das Albas:

- Como um componente da unidade da igreja, ministros e ministras seguem o mesmo padrão de cor para as Albas. Essa cor é a que identificamos como Branco-sujo.
Observações:
1. Desde a aprovação do uso da Alba na IECLB, na reunião do CD de 15-17/09/1994, a definição de sua cor ficou estabelecida como Branco-sujo ou Branco cru (essa cor é também conhecida, hoje, como Offwhite). Pelas pesquisas realizadas em lojas da Grande Porto Alegre, foi possível constatar que existe o Branco-sujo (Offwhite) também no tecido Oxford, o mais usado atualmente;

2. As cores Marfim e Bege, que até a pouco eram opções de cores para as Albas, NÃO são mais utilizadas na confecção dessa veste litúrgica. Essas cores variam muito em suas tonalidades, por isso, ficam fora uso.

Tecidos para Albas:
- Os tecidos indicados para a confecção das Albas são: Oxford, Armani, os quais têm bom caimento e não amarrotam tanto.
Observações:
1. Observe-se que o tecido em Oxford tem valor mais em conta, enquanto o Armani tem um custo mais elevado. Não se deve confundir Oxford com Oxfordine (este último é mais fino, consequentemente, mais transparente).
2. Tem sido dificuldade recorrente definir um determinado tecido como o ideal, pois as fábricas mudam cores e tonalidades a todo instante. Por isso, temos nos esforçado para identificar um tecido que hoje atenda aos critérios definidos.
3. Para quem tiver dificuldade de encontrar o tecido indicado, é possível encomendá-lo junto ao Centro de Recursos Litúrgicos – CRL – da Faculdades EST. O Oxford, mais em conta que o Armani, tem um preço aproximado de R$5,00 o metro. Uma Alba exige de 4 a 5 metros.
4. O CRL também pode facilitar o encaminhamento da confecção da Alba a uma costureira. Para tanto, entre em contato, através do email: crl@est.edu.br

Modelos:
- O modelo da Alba para todos os ministérios é o que foi aprovado em 1994/95 (com correções posteriores).
- A Alba dos e das Catequistas também segue o modelo indicado no item acima, com a frente transpassada, sendo que a estola fique à esquerda.

Estolas:
- Para as estolas, usadas nas cores do ano litúrgico – branco, vermelho, roxo e verde – indica-se tecidos como: Oxford, Gabardini, Brim sarja;
Quanto às medidas da estola, está definido: que seu comprimento fique 15 cm abaixo do joelho e que a sua largura seja de acordo com a largura do ombro de cada pessoa.

01 de janeiro de 2015
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
REDE DE RECURSOS
+
É dever de pai e mãe ensinar os filhos, as filhas e guiá-los, guiá-las a Deus, não segundo a sua própria imaginação ou devoção, mas conforme o mandamento de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br