Culto e Liturgia


ID: 2653

Ordem do Culto - parte por parte

liturgia culto leitura bíblica fonte Paróquia Alto Jacuí
liturgia grupo de liturgia Paróquia Nova Hartz
liturgia inclusão fonte Paroquia de Ibirama
liturgia lava pés fonte Paróquia Pato Branco
lliturgia bênção fonte Paróquia Nova Hartz
1 | 1
Ampliar

1. Culto é o encontro entre Deus e a comunidade, em determinada hora e em determinado lugar. O culto é, por excelência, comunitário. Assim, a pregação, as orações, a reconciliação, a Ceia do Senhor têm este caráter coletivo. E isso não significa desprezar nem subestimar a importância e o zelo pela espiritualidade individual, fortalecida no culto e, de forma especial, na prática das Orações Diárias da Comunidade (Veja estudo sobre essas orações em: Tear – Liturgia em revista, São Leopoldo: Escola Superior de Teologia, n. 7, p. 3-8, maio 2002.) , um tipo de culto cristão que a tradição protestante carece resgatar.

2. Liturgia é o conjunto de elementos e formas utilizados para a efetiva realização do culto.

3. Todos os elementos da liturgia são úteis, mas nem todos são imprescindíveis

4. A liturgia está dividida em quatro partes, que são: Liturgia de Entrada, Liturgia da Palavra, Liturgia da Ceia do Senhor, Liturgia de Saída.

5. A liturgia, com seus elementos e suas partes, forma um conjunto, segue uma lógica, com início, meio e fim, onde cada elemento desempenha função específica a partir do seu significado.

6. Respeitados seu significado e sua função no ordo, que tem uma lógica interna, cada elemento e cada parte litúrgicos podem ser moldados criativamente.

7. Especialmente da moldagem – mais, ou menos, expressiva e extensa – vai depender a duração do culto.

Liturgia de Entrada

Liturgia da Palavra

Liturgia da Ceia do Senhor

Liturgia de Saída
 

Fonte: Livro de Culto da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
- Portal Luteranos
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não somos nós que podemos preservar a Igreja, também não o foram os nossos ancestrais e a nossa posteridade também não o será, mas foi, é e será aquele que diz: Eu estou convosco até o fim do mundo (Mateus 28.20).
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br