Culto e Liturgia



ID: 2653

O uso da cruz pelo Pastor e pela Pastora Sinodal titular e Vice

O uso da cruz pelo Pastor e pela Pastora Sinodal titular e Vice

1. A cruz usada por Pastores e Pastoras Sinodais e Vices é sinal identificador de serviço ao Senhor da Igreja e indica que estão numa função diferente daquela de outros/as Ministros/as.

2. Considerando que a camisa (para homens) e a blusa (para mulheres) ministerial é a veste litúrgica que identifica a pessoa ordenada em momentos oficiais nos quais ela não veste o talar ou a alba, o/a Pastor/a Sinodal (titular e Vice) pode, nessas ocasiões, usar a cruz sobre a camisa/blusa clerical.

3. Pastor/a Vice-Sinodal não usa a cruz no dia a dia do CAM – Campo de Atividade Ministerial ao qual está vinculado ou quando atende pastoralmente outros CAMs em parceria ou em substituição a outro/a Ministro/a.

4. Pastor/a Sinodal também não usa a cruz quando preside algum ato litúrgico no qual não esteja representando o Sínodo.

5. Pastor/a Vice-Sinodal usa a cruz quando estiver no exercício da função em substituição ao titular.

6. Pastor/a Vice-Sinodal também usa a cruz quando representa o Sínodo junto com o/a Pastor/a Sinodal titular.

Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O maior erro que se pode cometer na cristandade é não zelar corretamente pelas crianças, pois, se queremos que a cristandade tenha um futuro, então, precisamos preocupar-nos com as crianças.
Martim Lutero
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br