Arquivo Histórico da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil


Rua Amadeo Rossi , 467 - Morro do Espelho
CEP 93001-970 - São Leopoldo /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 2111-1422
arqhist@est.edu.br
ID: 2535

Luterprev apoia o projeto de reforma e ampliação do Arquivo Histórico da IECLB

19/06/2012

O dia 19 de junho foi especial para o Arquivo Histórico da IECLB. Nesta data, o Conselho Deliberativo da Luterprev, apreciou e aprovou o projeto de reforma e a ampliação do Arquivo Histórico, em reunião que contou com a participação da Secretária Geral da IECLB, Diác. Ingrit Vogt, e do responsável pelo Arquivo Histórico, P. Prof. Ms. Osmar Luiz Witt.

Para alegria de todos, a Luterprev concederá o valor integral orçado no projeto para a realização das obras necessárias no espaço em que, hoje, está abrigado o Arquivo Histórico, na Faculdades EST, no Morro do Espelho, em São Leopoldo/RS.

Na oportunidade, o Prof. Silvio Iung, Presidente do Conselho Deliberativo da Luterprev, mencionou a importância da integração do acervo documental do antigo Departamento de Educação/Rede Sinodal ao Arquivo Histórico, que até o momento não foi possível devido à falta de espaço.

Segundo o Diretor Geral da Luterprev, Éverson Oppermann, o aporte financeiro está à disposição para o início da execução deste projeto em favor da preservação da memória histórica na IECLB.
 


Arquivo Histórico da IECLB

Arquivista
Desde a sua abertura ao público, em 1998, o Arquivo Histórico da IECLB contou com o trabalho dedicado do P. em. Wilfried Hasenack. Dando continuidade à classificação que fora iniciada pelo P. Dr. Joachim Fischer, no tempo de atuação do P. Hasenack ampliou-se o acervo e foram feitos os encaminhamentos para que o Arquivo pudesse ter continuidade. Após expressar o desejo de encerrar a sua atuação para aposentar-se, foi eleito para sucedê-lo na função de Arquivista, a partir de 1º de fevereiro de 2010, o P. Ms. Osmar Luiz Witt, que exerce docência em História da Igreja na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, e acompanhou os trabalhos do Arquivo Histórico desde a sua abertura.

Histórico
A documentação disponível no Arquivo Histórico a respeito da sua própria história permite afirmar que, já em 1974, o então Professor da Faculdade de Teologia (hoje, Faculdades EST), P. Dr. Joachim Fischer, fazia pesquisas na documentação do antigo Sínodo Riograndense e dedicava-se à sua classificação. Desde aquela época, o P. Fischer deu início ao que viria a ser o Arquivo Histórico da IECLB. Quando o P. Prof. Dr. Martin Dreher assumiu a docência na Faculdades EST, também contribuiu para que o projeto avançasse. Além da documentação referida, o arquivo recebeu também os acervos dos antigos Sínodos que deram origem à IECLB, em 1949, e que deixaram de existir como pessoas jurídicas após a reestruturação ocorrida em 1968. Assim, na segunda metade dos anos 90, foram realizadas as tratativas com a Direção da IECLB no sentido de estabelecer um convênio entre a IECLB e a Faculdades EST, o que possibilitou a abertura do Arquivo ao público em abril de 1998. Desde então, o Arquivo ocupa um espaço junto à Biblioteca da Faculdades EST, no qual há duas salas de acervo, uma sala de pesquisa e uma sala de trabalho do arquivista.

Importância
Preservar a memória da sua própria história é importante para qualquer pessoa no sentido de entender-se em seu presente. Não é diferente quando o assunto é a história de uma instituição como a IECLB. Preservando a documentação que retrata aspectos do caminho percorrido, a IECLB cria as condições para que Pesquisadores possam, por meio da pesquisa histórica, contribuir com a análise do presente em vista do futuro e dos desafios que ele nos traz. Se deixássemos simplesmente que se perdesse ou ficasse esquecido todo o passado, não só as novas gerações não teriam conhecimento sobre ele, como faltariam elementos constitutivos da nossa identidade enquanto Igreja.

Objetivos
O Arquivo Histórico serve a dois propósitos fundamentais: primeiramente, ele existe para receber, preservar e catalogar os documentos que lhe são confiados. Para isso, o material é limpo, são subtraídos os metais que provocam oxidação do papel, os documentos recebem uma sigla catalográfica e são acondicionados em envelopes de papel alcalino, os quais, por sua vez, são classificados em caixas de papelão que ficam acondicionadas nas estantes. Em segundo lugar, o Arquivo serve à pesquisa. Nele há espaço para que Pesquisadores possam realizar o seu trabalho de busca de dados e informações que atendam os seus interesses de pesquisa.

Acervo
Do acervo do Arquivo Histórico fazem parte documentos que registram as iniciativas de reunir as Comunidades evangélicas luteranas em uma caminhada conjunta de Igreja. Em 1868, o Dr. Hermann Borchard, Pastor de São Leopoldo, fez a primeira tentativa de reunir em um Sínodo aquelas Comunidades que existiam no Rio Grande do Sul desde a chegada dos primeiros imigrantes alemães, em 1824. Embora este Sínodo tenha tido uma vida curta, serviu como indicativo para o caminho futuro dos evangélicos luteranos. Assim, em 1886, fundou-se o Sínodo Riograndense, cuja área de abrangência alcançava também o oeste de Santa Catarina. Em 1905, foi criado o Sínodo Evangélico Luterano de Santa Catarina, Paraná e outros Estados. Poucos anos depois, surgiriam mais dois Sínodos: a Associação de Comunidades Evangélicas de Santa Catarina e Paraná, em 1911, e o Sínodo Evangélico Brasil Central, em 1912, o qual reunia Comunidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e, parcialmente, do Espírito Santo. Estes quatro Sínodos uniram-se, em 1949, para formar uma Federação Sinodal, na qual se constituiu a IECLB. A documentação relativa a este caminho percorrido, em especial a correspondência que permite conhecer as tratativas havidas, são parte do acervo do nosso Arquivo Histórico. Além disso, mais recentemente, foram encaminhados os documentos de algumas das antigas Regiões Eclesiásticas e Distritos Eclesiásticos, bem como de setores de trabalho e departamentos, como, por exemplo, a Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE), Juventude Evangélica (JE), Legião Evangélica (LE), Missão, Diaconia, pastas pessoais de Pastores e ainda Acervos Pessoais de algumas lideranças destacadas da IECLB. O Arquivo dispõe também de microfilmes de Livros de Registro (Batismos, Confirmações, Matrimônios e Óbitos) de algumas Comunidades e Paróquias da IECLB.

Tecnologia
Os documentos estão preservados em sua forma original, catalogados conforme a sua origem. Os Livros de Registros de algumas Paróquias (Batismos, Confirmações, Casamentos e Sepultamentos), que alcançam a primeira metade do século XIX, foram microfilmados e o Arquivo Histórico da IECLB recebeu cópias que podem ser pesquisadas no leitor de microfilmes. Além disso, não poderíamos perder de vista a perspectiva de digitalizar ao menos parte das fontes, para viabilizar maior acesso e também para preservar os originais, alguns já bastante desgastados. Os documentos em papel datam da segunda metade do século XIX, mais precisamente, após 1864, ano da chegada do P. Borchard a São Leopoldo. Boa parte da documentação dos antigos Sínodos é relativa à primeira metade do século XX. Os anos pós-Segunda Guerra viram o surgimento da Federação Sinodal/IECLB. Os documentos mais recentes são dos anos que antecederam a reestruturação da IECLB, em 1999.

Parceria
O Arquivo Histórico da IECLB funciona em convênio com a Faculdades EST, que assegura o espaço de funcionamento e acolhe também o Arquivo como um projeto vinculado a uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação. A IECLB assegura recursos em seu orçamento para que o Arquivo esteja aberto ao público e a serviço da pesquisa, seja ela acadêmica, de interesse particular ou comunitário.

Acesso
O Arquivo está aberto de segundas-feiras à tarde até sextas-feiras pela manhã, no horário das 8h às 11h45 e das 13h30 às 17h15. Para facilitar a pesquisa, é necessário fazer um contato prévio para marcar horário. Assim, o Arquivista poderá fazer um levantamento das fontes e orientar a pesquisa, assegurando um espaço na sala de leitura, que é modesta. Os documentos não podem ser retirados do ambiente do Arquivo, devendo ser pesquisados in loco.

Funcionamento
O Arquivo Histórico é regido por um regulamento próprio. Da sua Direção fazem parte o Secretário Geral da IECLB, um Docente de História indicado pelo Conselho da Igreja e um Docente indicado pela Faculdades EST. No momento, compõem este grupo a Diác. Ingrit Vogt, o P. Dr. Martin Dreher e o P. Ms. Osmar Witt.

Arquivo Histórico da IECLB
Rua Amadeo Rossi, 467 - Morro do Espelho - São Leopoldo/RS
Telefone 51 2111.1400 (ramal 422) - e-mail arqhist@est.edu.br

**Clique aqui e acesse o artigo publicado originalmente na edição 736 (janeiro-fevereiro/2011)
do Jornal Evangélico Luterano
como parte da Série especial “Cuidar bem do bem da IECLB”

 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Jorev736_janfev2011_centrais.pdf


Autor(a): Letícia Montanet - Jornalista
Âmbito: IECLB / Organismo: Arquivo histórico da IECLB
ID: 15180
Um pregador deve estar ciente que Deus fala pela sua boca. Caso contrário, é melhor silenciar. 
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br