Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

NATAL: DEUS DECLARA O SEU AMOR A ESTE MUNDO

Caderno de Celebrações - 2017-2018

05/10/2017

CULTO DE VÉSPERA/NOITE DE NATAL OU DE NATAL - 2017
NATAL: DEUS DECLARA SEU AMOR A ESTE MUNDO

Saudação
Comecemos o culto deste dia tão especial em nome do Deus criador do universo, em nome de Jesus que mostrou a face de Deus no seu nascimento, na sua vida e sua pregação, sua morte e sua resurreição e, em nome do Espírito Santo que anima e ilumina com o amor a nossa caminhada.

Sejam bem vindos e bem vindas a esse nosso encontro com Deus. Acolhemos de forma bem especial também aos que nos visitam no dia de hoje. Saúdo vocês com as palavras do profeta Isaías 9,6: Já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será nosso rei. Ele será chamado de “ Conselheiro Maravilhoso”, “Deus Poderoso”, “ Pai eterno”, “Príncipe da Paz”.
Cantemos: Seu nome é maravilhoso HD 235
Oremos: Deus tu quis morar mais perto de nós e mandou teu filho com tua luz e teu amor. Tu quis que nós refletissemos a tua luz na nossa vida, o teu amor nos nossos corações, em nossos familiares, nossos amigos, na nossa sociedade, nas pessoas diferentes de nós. Teu filho nasceu pobre, viveu de coração aberto para todos os necessitados, trouxe luz para nós e para o nosso mundo. Mas confessamos que muitas vezes não ficamos abertos para o seu amor, sua luz na nossa vida e para com os outros. Mas sabemos que tu queres, não somente nesta hora, mas sempre, que a nossa vida seja iluminada pela tua luz apesar das nossas sombras, da nossa ignorancia. Perdoe-nos e transforme a nossa vida conforme a tua vontade que mostrastes na vinda de Jesus a este mundo, na vida dele a esta terra, na cruz e na ressureição. Abençoe-nos ao ouvir a tua palavra e também nossas ações. Amém

Anúncio do perdão de Deus: Jesus veio a este mundo para que tenhamos vida plena se tivermos fé nEle e para que possamos abrir a nossa vida para a luz de Deus. Nesta fé, celebramos a tua presença hoje e todos os dias na nossa vida. Confiamos na tua palavra porque sabemos que teu filho veio para salvar o mundo.
Leituras Bíblicas: Escutemos o anúncio da vinda de uma Salvador
Leitura do Antigo Testamento: Isaías 11,1-4a
Credo Apostólico
Escutemos a história do nascimento de Jesus conforme o Evangelho de Lucas, intercalando com os nossos cantos
Leitura Lucas 2,1-7
Hino: Ó vinde, fiéis HD 17
Leitura Lucas 2, 8-14
Hino: Surgem anjos proclamando HD 20
Leitura Lucas 2, 15-20
Hino: Ó vinde, meninos, não falte ninguém HD 24,1--3

PREGAÇÃO:

João 3:16 “Porque Deus amou o mundo tanto que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.”
Prezada comunidade,
festejamos o Natal com a palavra do Evangelho de João 3:16. “Porque Deus amou o mundo tanto que deu o seu único Filho, para que todo aquele que nele crer não morra, mas tenha a vida eterna.”
Deus mandou seu filho, o embaixador de Deus, a este mundo. Deus poderia perfeitamente ter nos tirado deste mundo, ou abandonado, mas ao inves disto, ele veio ao nosso encontro. A luz e o amor de Deus é visível no seu filho Jesus. Martin Lutero escreveu o canto : Louvado seja, ó Jesus (HD 18) e na terceira estrofe ouvimos: “A luz eterna vem brilhar, nosso mundo iluminar; em nossa noite raia a luz que ao Reino celestial conduz.” A última parte nesta estrofe fica no original de Lutero mais bonita: “ ... e nos fazer filhos de luz.”
A luz eterna brilha em nosso mundo. Deus se deixa achar neste mundo. Tudo começou na manjedoura de Belém. Ele veio a este mundo como ele é: Com suas noites escuras, contradições, violências, corrupções, ganância, brigas, guerras e com muita gente a olhar somente para próprio umbigo. Mas mesmo assim, Deus deixa-se achar , também, na minha e na tua vida. Deus deu a sua declaração de amor a este mundo. No original em grego se lê para a palavra “mundo”, “cosmos”. Esta palavra inclui o nosso dia-a-dia na convivência familiar, na sociedade, com outras pessoas, gostando ou não, com culturas e povos diferentes neste planeta terra, na natureza e no grande universo. A luz de amor de Deus brilha neste cosmos. Esta luz de Deus transformava pessoas no passado e transforma até hoje para viver uma vida diferente, para serem verdadeiros “filhos desta luz” que brilhou no Natal, na cruz e na ressureição de Jesus. Os anjos anunciaram nestes marcantes momentos na vida de Jesus: “Não tenham medo, eu estou com vocês. “
Deus está neste mundo para iluminar a escuridão. João fala mais adiante: “ Deus mandou a luz ao mundo, mas as pessoas preferiram mais a escuridão”. (V.19) A luz de Deus brilha e a escuridão não tem a última palavra. Deus deixa-se achar neste nosso mundo até hoje. Mas os nossos olhos precisam estar abertos. Angelus Selesius disse: A luz da glória brilha no meio da noite. Quem pode vê-lo? Um coração que tem olhos abertos e fica acordado. Nada de resignação, desespero, luto ou raiva. Se olharmos este mundo sem a fé poderiamos achar que este mundo não tem jeito. Mas Deus está neste mundo, onde em Belém, tudo começou bem pequeno e despercebido pela maioria das pessoas e dos povos.
Deus está no sofrimento das pessoas. A luz brilha no Natal, mas também na cruz e na ressureição de Jesus. A Jesus foi dado o nome de Imanuel que significa “ Deus conosco” , hoje e para sempre. É Natal não porque um menino nasceu há 2 mil anos , mas porque Ele renasce hoje onde o amor for vivido e celebrado. Sejamos iluminados por Deus e pedimos que possamos ser transformadores em tanta escuridão neste mundo. Padre Antônio Vieira disse: “Há homens que são como as velas; sacrificam-se, queimando-se para dar luz aos outros.” Todo mundo já ouviu a frase: “Eu te amo,” seja da esposa, do esposo, dos filhos,dos pais ou de amigos e amigas. Nestes momentos de declaração de amor, de repente, tudo parece diferente. Somos as mesmas pessoas, mas vemos o mundo numa outra luz. Deus faz esta declaração de amor a nós. De repente enxergamos valores nas pessoas que não viamos antes, enxergamos injustiças e sofrimentos e agimos para mudar as nossas atidudes.
Sejamos reflectores da luz de Deus neste mundo! Tenhamos fé nesta luz que o embaixador de Deus, Jesus, nos transmite todo o dia até o final de nossa vida e do mundo. Nós vamos hoje cantar Noite feliz, noite feliz! Ó Jesus, Deus da luz, quão afável é teu coração, que vieste nascer nosso irmão, e a nós todos salvar, e a nós todos salvar. Que a Noite Feliz se torne em dias e noites felizes em cada dia do ano na presença de Deus, seja na alegria seja na tristeza. João fala no Versículo 21 deste capítulo 3: “Os que vivem de acordo com a verdade procuram a luz, a fim de que possa ser visto claramente que as suas ações são feitas de acordo com a vontade de Deus. “ Feliz Natal a todos e todas. Amém

Hino: Ó vinde, meninos, não falte ninguém HD 24,4-6

AVISOS:Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h. Destino da oferta: Coleta(Sinodal) Auxilio fraternal (Veja Vade- Mecum Luterano 2017) Oferta último Culto: R$________ destinada a____________________ ANIVERSARIANTES

Os anjos anunicaram aos Pastores: “Gloria a Deus nas alturas do céu e paz na terra para as pessoas a quem ele quer bem. “ Oremos que esta paz chegue a nós e a este mundo:
Deus faça que a mensagem do Natal se transforme em motivo de esperança na recuperação e em fé de que sempre podemos confiar que estamos guardados em tuas mãos nas horas alegres e nas horas tristes. Dê a paz do menino Jesus de Belém, do adulto andando em Israel, pregando e vivendo o Evangelho e o adulto cruzificado e ressucitado, dê a paz em nossos corações, na família, paz entre as gerações, na nossa comunidade, no nosso Sínodo, na IECLB, entre nós ministros, paz entre as nações, para que, deste modo, o mundo experimete a alegria que transformou a vida triste dos pastores acampados nos morros de Belém.
Oremos juntos:
Todos: Ouve nossa oração e atende nossa súplica e guie nossos caminhos para tua paz.
Deus amado, que vieste morar no meio de nós. Especialmente crianças sofrem com suas famílias a violência das guerras e do terrorismo. Pensemos nas vítimas e seus familiares nas catástrofes naturais, no México, no Caribe, no Brasil e em tantos outros lugares do mundo. Deus, transforme os corações e atitudes para que todos aqueles que sofrem experimentem o gosto da paz.
Ouve nossa oração e atende nossa súplica e guie nossos caminhos para tua paz.
Deus amado, que levaste uma boa notícia aos pastores desprezados e perseguidos nos morros de Belém, traga-nos outra vez uma boa nova . Oremos pelas pessoas que ainda hoje são desprezadas, enfrentam preconceitos e são perseguidas em nosso país, oremos pelas pessoas sem lar, sem terra, sem trabalho, especialmente plelos fugitivos de países em guerra, de perseguição ou de fome.
Ouve nossa oração e atende nossa súplica e guie nossos caminhos para tua paz.
Deus amado, ajude os nossos governantes a pensar menos em si , mas sim no bem de todos nesta sociedade que ainda é muito injusta e desigual, a fim de denunciar todas as formas de violência e dê coragem de não ficar calado , mas engaja-nos por um mundo com menos corrupção, com mais justiça e solidariedade e não somente nesta época de Natal.
Cada vez mais destruimos a tua criação, ajude as pessoas do bem e governantes sinceros a cuidar melhor deste teu universo e indicar caminhos de mudanças.
Ouve nossa oração e atende nossa súplica e guie nossos caminhos para tua paz.
Deus amado, intercedemos pelas pessoas desanimadas, pelas que foram enganadas, pelas que se desiludiram, pelas que se decepcionaram com a Igreja, pelas que querem sentir te mais forte em suas vidas, para que te encontrem, para que possam ser consoladas no seu luto, na tristeza, e mande anjos com e sem asas para que levem a elas a tua paz.
Ouve nossa oração e atende nossa súplica e guie nossos caminhos para tua paz.
Deus amado, reanime-nos nesta época de Natal por teu Espírito, para que possamos nos tornar um sinal de amor, reconciliação, justiça, solidariedade para o mundo. Deus do amor, que bom saber que possamos orar para ti e não precisamos nos esconder, mas podemos falar contigo como um amigo, sobre tudo da nossa vida e da vida deste mundo. Obrigado e seja feita a tua vontade, pois confiamos em ti, que sabes os caminhos de paz.

Pai Nosso:

POESIA DE NATAL

Enfeite a árvore de sua vida
com guirlandas de gratidão!
Coloque no coração laços de cetim rosa,
amarelo, azul, carmim,
Decore seu olhar com luzes brilhantes
estendendo as cores em seu semblante

Em sua lista de presentes
em cada caixinha embrulhe
um pedacinho de amor,
carinho,
ternura,
reconciliação,
perdão!

Tem presente de montão
no estoque do nosso coração
e não custa um tostão!
A hora é agora!
Enfeite seu interior!
Sejas diferente!
Sejas reluzente! (Poema de Cora Coralina )

Bênção Final: O amor de Deus nos aqueça, que a presença de Deus brilhe em vocês, que o Espírito de Deus vos anime, que o poder de Deus aja em você, que a ternura de Deus vos proteja e a paz de Deus vos acompanhe hoje e todos os dias. Amém
Hino: Noite Feliz HD 13

Pastor em. Walter Sass, Manaus-AM
 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

A Bíblia é uma erva: quanto mais se manuseia, mais perfume ela exala.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
É necessário pregar com o objetivo de que seja promovida a fé Nele, para que Ele não seja apenas o Cristo, mas seja o Cristo para ti e para mim e para que Ele opere em nós o que Dele se diz e como Ele é denominado.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br