Sínodo da Amazônia



Avenida Paraná , 431 - Novo Horizonte
CEP 76962-053 - Cacoal /RO - Brasil
Telefone(s): (69) 9845-48890 | (69) 8454-8890
sinododamazonia@gmail.com
ID: 8

João 1. 6-8,19-28

Caderno de Celebrações - 2017-2018

07/12/2017


LITURGIA DE ABERTURA
João 1. 6-8, 19-28.
Isaías 61. 1-4, 8-11.
I Tessalonicenses 5. 16-24.

Lorraine de Araujo
Sínodo da Amazônia
Espigão do Oeste/ RO

ACOLHIDA
Bom dia/ boa noite. Que bom estarmos reunidos e reunidas aqui neste lugar que é a nossa casa, que é casa de Deus. Aqui podemos nos sentir acolhidos, pois é o próprio Deus quem congrega conosco por meio do seu Santo Espírito. Jubilemos com alegria neste culto ao nosso Deus.

Lema da semana: “João Batista é aquele a respeito de quem as Escrituras Sagradas dizem: aqui está o meu mensageiro, disse Deus. Eu o enviarei a diante de você para preparar o seu caminho”. Mateus 11. 10.
O texto bíblico do Evangelho de Mateus, lema da semana, nos lembra do significado do tempo em que vivemos. O advento é o tempo em que nos lembramos da necessidade da intensa preparação para a vinda do Salvador. Que nessa celebração possamos abrir nossos olhos e corações para receber a palavra de Deus com alegria e preparar-nos para vinda de Cristo e também para anunciar, tal qual João Batista, auxiliar na preparação de nossos irmãos e irmãs.
Acolho também as pessoas que nos visitam e peço que quem estiver sentado próximo cumprimente o/a visitante durante o próximo hino. Desejo que se sintam bem entre nós, que se sintam parte da família.

CANTO DE ENTRADA
N° 01 HPD – Como hei de receber-te
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Jesus Cristo diz: onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, estarei eu no meio deles. Mateus 18. 20. Nós estamos aqui reunidos e reunidas em nome e na presença do trino Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.
Invocamos sua presença cantando:

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 85 HPD Vem Espírito Divino
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Deus amado. Clamo por tua misericórdia, pois pequei contra ti, contra meu próximo, contra tua criação e contra meu próprio corpo, templo do teu Santo Espírito. Não obedeci um de seus mandamentos sequer, fazendo com que meu relacionamento contigo e com meu próximo seja comprometido. Creio que tu, Senhor, e, somente tu, podes mudar minha vida, meu ser, meu caminhar. Prostro-me na tua presença, entregue a tua vontade, e, arrependido/a, desejo ser moldada/o por tuas mãos.
Que o teu amor seja o exemplo que eu queira seguir. Que a cada dia eu possa me preparar para a tua vinda por meio da confissão, arrependimento e teu perdão. Por Cristo Jesus. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Um criminoso, em seus últimos instantes de vida confessa seus pecados e sua fé em Jesus Cristo, aquele que sofria ao seu lado no calvário (Lucas 23.19). Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos e estamos a rejeitar a verdade.
Mas se lhe confessarmos os nossos pecados, podemos confiar que ele nos perdoa e nos purifica de toda a injustiça (1 João 1. 8-9).
Anuncio-vos o perdão dos vossos pecados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
O perdão de Deus nos impulsiona ao agir em favor do próximo. Por isso clamamos pelas dores do mundo cantando:
♫ Pelas dores deste mundo, ó Senhor.
Imploramos piedade.
A um só tempo geme a criação.
Teus ouvidos se inclinem ao clamor,
Desta gente oprimida.
Apressa-te com tua salvação.
A tua paz, bendita e irmanada c’oa justiça.
Abrace o mundo inteiro. Tem compaixão!
O teu poder, sustente o testemunho do teu povo.
Teu reino venha a nós. Kyrie Eleison.
Ou
♫Senhor, tem piedade de nós.
Cristo, tem piedade de nós.
Senhor, tem piedade de nós.
Sim, tem piedade de nós.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus ouve o clamor do seu povo. Ele nos capacita para agirmos em favor do próximo e, desse modo, faz cumprir com as suas promessas de que tenhamos vida em abundância. Rendamos glórias ao nosso Deus, pois ele cuida do seu povo.
♫ Glória, glória. Glória a Deus nas alturas! Glória, glória. Paz entre nós, paz entre nós!
Ou Nº

ORAÇÃO DO DIA
Deus amado. Tu és palavra viva e por meio dela recebemos vida em abundância. Damos-te graças por este dia em que nos proporciona o ouvir da Tua palavra. Que ela nos ensine, fortaleça a fé e conduza aos teus bons caminhos. Prepara-nos por meio do teu ensino. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
LEITURAS BÍBLICAS
Ouçamos o que nos diz o nosso Deus nessa manhã por meio das escrituras sagradas e da pregação.
1ª Leitura Bíblica: Isaías 61. 1-4, 8-11.
2ª Leitura Bíblica: I Tessalonicenses 5. 16-24.
CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 415 HPD Palavra não foi feita para dividir
Ou: É como a chuva que lava

ACLAMAÇÃO DO EVANGELHO
Em acolhida ao evangelho cantamos:
Canto: Aleluia
Evangelho: João 1. 6-8, 19-28.

PREGAÇÃO
O texto do Evangelho que ouvimos retrata um tempo antes do início do ministério de Cristo, ou seja, um tempo antes de Jesus manifestar-se como filho de Deus. No período do Advento, é comum celebrarmos a vinda do Jesus menino, nascido em Belém sobre palhas e cercado de simplicidade. Mas, nesse tempo de espera (advento), também lembramos da vinda de Cristo o Salvador, que virá sobre as nuvens, com poder e glória (Mateus 24.27).
João Batista, personagem de nosso texto, conhecido pela simplicidade de suas vestes de couro e sua alimentação rústica, sem pompas nem luxos, é o mensageiro desse Cristo humilde (nascido sobre palhas) e glorioso (virá sobre as nuvens). Interessante notar que o acontecimento tratado no texto está entre esses dois grandes eventos.
As palavras de João tinham grande autoridade concedida por Deus e, muitas pessoas iam ao seu encontro para ouvi-lo, inclusive, algumas pessoas acreditavam que ele era alguém como Elias ou até mesmo o próprio Messias devido a sua mensagem que falava a respeito da luz. Não de uma simples luz, mas a Luz verdadeira. Sua mensagem não chamou a atenção apenas das pessoas crentes e simples, mas também de autoridades que não gostaram nem um pouco desses anúncios e denúncias.
João anunciava a importância em preparar caminho para o Senhor denunciava as injustiças e chamava as pessoas ao arrependimento, então as batizava com água no Jordão. Questionado por sacerdotes e levitas a respeito de quem ele vem a ser, João dá uma resposta simples e de grande impacto. Citando o profeta Isaias diz: “eu sou a voz do que clama no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar”. Disse ainda que aquele a quem anuncia batizará com sangue.

O tempo do advento sempre foi e sempre será tempo de preparar. Preparar a casa, preparar presentes, preparar alimentos da ceia... enfim, preparação do espaço físico e de coisas materiais. O que tem se perdido ao longo do tempo é essa preparação da qual João fala. Preparar os caminhos para o Senhor passar, preparar nossa família, nosso local de trabalho, nossa vida como um todo.
Assim como aquelas autoridades ficaram incomodadas com as palavras de João, também nós nos incomodamos quando nos dizem que estamos fazendo coisas erradas, que precisamos nos arrepender, que devemos colocar o nosso coração e preparação naquilo que verdadeiramente importa.
Nos incomodamos porque não temos tempo para preparar a nossa vida, pois estamos muito ocupados e ocupadas limpando o pátio, a casa, comprando enfeites, ligando as luzes e preparando jantares.
Nos incomodamos, pois pregamos um Deus do passado, como uma história infantil de um menino Deus que alguém nos contou. E do futuro, como alguém que desconhecemos, pois está distante de nós. Desse modo, esquecemos que Deus também está no presente e é o verdadeiro presente nesse e em todos os natais. Ele é luz, verdadeira luz anunciada muito antes de seu nascimento pelos profetas, anunciada durante sua vida e ministério, após sua morte e ressurreição, nos dias de hoje e no futuro.
Não é necessário ser uma pessoa gloriosa para anunciar a Cristo, para anunciar o que há de errado e chamar ao arrependimento. Pastores foram alguns dos visitantes de Cristo em Belém; João, homem simples, era mensageiro de Deus e colocou sua vida a disposição para anunciar a vinda do Salvador; pescadores foram discípulos chamados pelo próprio Cristo para anunciar a boa nova do Evangelho e, cada um/a de nós, também é convidado/a a abrir caminho para o Senhor passar.
Ainda lembro as palavras do apóstolo Paulo: “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Tessalonicenses 5. 23
Que a correria de nosso dias não nos impeçam de preparar nosso coração. Que o incomodo causado ao ver nosso erro sendo apontado nos leve a buscar nova vida sob a Luz de Cristo. Que Deus nos ajude para isso.

CONFISSÃO DE FÉ
Coloquemo-nos de pé, e professemos a nossa fé no Trino Deus, com as palavras do Credo Apostólico.
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS-CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 09 HPD - Ó vinde em humildade
Ou: O Senhor é minha Luz e minha salvação.

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO

Motivos de Oração:
... Aniversariantes
Deus de bondade, rendemos-te graças, pois tu és a Luz da nossa vida. Dá que dediquemos tempo à preparação da nossa vida, principalmente neste tempo de advento. Que seja tempo de rever conceitos, atitudes, tempo de abandonar pecados e nos voltarmos para ti.
Cuida das pessoas que não abriram suas vidas para ti e se encontram envolvidas em tanto trabalho e preparativos de festejo que nem percebem a tua presença. Cuida das situações de escuridão no mundo, pois tu és luz. Há tanta guerra, ganância, ódio, preconceito, que atrapalham a tua passagem. Nos ensina a ser simples como João Batista e ter semelhante coragem para denunciar os pecados, convocar ao arrependimento e anunciar a tua maravilhosa Luz.
Deixamos diante de ti todos os nossos pedidos e agradecimentos quando oramos em conjunto a oração que o próprio Cristo nos ensinou: Pai nosso que estas nos céus ...

PAI NOSSO

LITURGIA DE DESPEDIDA
AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta do último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
BÊNÇÃO

ENVIO

CANTO FINAL
♫ As minhas mãos estão cheias, das tuas bênçãos (2x)
Todo aquele que eu tocar abençoado será.
Toda aquela que eu tocar abençoada será.
As minhas mãos estão cheias, das tuas bênçãos.


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Certamente vocês sabem que são o templo de Deus e que o Espírito de Deus vive em vocês.
1Coríntios 3.16
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br