Paróquia do ABCD

Sínodo Sudeste



Rua Almirante Tamandaré , 550 - Bela Vista
CEP 09040-040 - Santo André /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 4436-5496
paroquiadoabcd@luteranos.com.br
ID: 369

Eu sou a Videira, vocês são os ramos e meu Pai é o agricultor

5o Domingo da Páscoa - Cantate

29/04/2018

Domingo Cantate 1
Domingo Cantate 2
Domingo Cantate 3
Domingo Cantate 4
Domingo Cantate 5
Domingo Cantate 6
Domingo Cantate 7
Domingo Cantate 8
Domingo Cantate 9
Domingo Cantate 10
1 | 1
Ampliar

No último domingo, dia 29 de abril, no 5o Domingo da Páscoa (Cantate), ramos de videira e uvas nos saudavam logo na entrada do templo, nos lembrando das palavras de Jesus: “Eu sou a videira, vocês são os ramos e meu Pai é o agricultor” (João 15. 1-8).

A liturgia foi conduzida pelo P. Alberi Neumann e contou com a colaboração do Grupo de Canto Litúrgico e do Coro da Paróquia.

Logo na acolhida, a Pa. Joice Aline Klein e o esposo Welington Pereira foram apresentados como novos membros na Paróquia. Welington saudou a todos/as e falou um pouco sobre eles, de que estão grávidos, e do trabalho da pastora Joice no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. 

Percorrendo a reflexão sobre este texto bíblico, os jovens de nossa Paróquia, da Paróquia de Ferraz de Vasconcelos e da Paróquia de Guarulhos _ que estavam reunidos/as desde o dia anterior nas instalações da Paróquia _ apresentaram uma esquete que ilustrava a nossa união com Cristo, a videira verdadeira. Nela, cordões estavam ligados a Cristo. E dos jovens vinha a pergunta: “Você vai ser galho seco ou broto que, unido a Cristo, produz frutos?”

Durante a pregação (João 15. 1-8), a pastora Joice nos conduziu lembrando como é o cuidado com uma plantação de uvas. As plantas precisam ser tratadas de forma cuidadosa e precisa, e o resultado é a produção de belos frutos ou a ausência deles. Assim, Deus como agricultor cuida de nós, podando todos os galhos que não produzem frutos. A primeira conclusão é: como cristãos/ãs, queremos permanecer unidos em Cristo. Queremos produzir bons frutos. Mas, como fazer isso?

Para ajudar nessa compreensão, a pastora nos convidou a responder sinceramente 3 questões:

1. Quando você está no trânsito, você permanece tranquilo ainda que esteja em um congestionamento, ou você é aquele impaciente que já vai buzinando, forçando entrada na outra faixa, aquele que precisa sair na frente?
2. Quando é hora das refeições na sua casa, a família se reúne à mesa, agradece o alimento e toma a refeição unida, ou cada um faz o seu prato e vai para frente da televisão?
3. Quando alguém querido fica gravemente doente e/ou morre, você aceita isso como parte da vida ou se zanga com Deus?

Essas situações tão típicas do nosso dia a dia nos fizerem meditar sobre os frutos que decorrem da união com Cristo. Frutos de amor: Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes  (Marcos 12. 30-31). Unidos a Cristo, que é amor, produziremos bons frutos. Para concluir a reflexão, o Coro cantou o hino Eu sou a videira.

Após o culto tivemos um momento de comunhão maravilhoso com um almoço comunitário, e com um passeio no Parque Central, na companhia dos/as jovens. O domingo foi uma oportunidade para celebrar, louvar a Deus e fortalecer os vínculos de amizade, unidos/as na Videira verdadeira. 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br