Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

Lideranças do Sínodo Espírito Santo a Belém participam do Encontro Nacional de Formação da PPL

09/09/2017

Caravana do Espírito Santo
1 | 1
Ampliar

Aconteceu entre os dias 7 e 9 de setembro, o Encontro Nacional de Formação de Lideranças e Assembleia da Pastoral Popular Luterana (PPL). Para participar deste evento, que na avaliação dos/as participantes foi marcante, 44 lideranças do Sínodo Espírito Santo a Belém viajaram até a cidade de Cascável, no Paraná.

A viagem foi longa: entre ida e volta os/as participantes enfrentaram mais de 70 horas de ônibus. Tempo que pareceu curto diante da animação, integração e compromisso que envolveu a todos/as. A alegria do evangelho de Jesus Cristo tornou-se vibrante por meio de hinos, meditações, poesias e testemunhos pronunciados pelo microfone, bem utilizado, instalado no interior do ônibus.

O encontro desenvolveu-se a partir da temática: Reforma luterana no contexto brasileiro – Povo justificado por graça e fé. A partir da assessoria da pastora metodista Nancy Cardoso; da pastora luterana Romy Bencke e dos pastores luteranos Nilton Giese e Sílvio Meincke, os/as participantes foram convidados/as a refletir sobre a atualidade da confessionalidade luterana, afinal, o que significa ser luterano/a hoje?

As palestras e debates foram intercalados por profundas meditações e belas celebrações. Ao fim, ficou explícito que pelo evangelho de Jesus Cristo, sob a ótica da confessionalidade luterana, somos convidados/as a nos inserirmos na luta pela justiça social e ambiental. É incompleto falar sobre o amor e a graça de Deus e nada fazer de concreto para que esse amor possa ser vivenciado na prática. A luta por um mundo mais justo, ao lado dos grupos e pessoas marginalizadas em nossa sociedade, se dá como uma resposta de gratidão à salvação oferecida por Deus a todos/as nós de forma totalmente gratuita. Ou seja, já que nada mais precisamos fazer para merecer a salvação, estamos livres para nos colocarmos integralmente a serviço da criação pisoteada e oprimida pelas forças do egoísmo e da ganância presentes entre nós.

Por fim, nós da PPL do Sínodo, queremos reafirmar nosso compromisso de sermos parceiros fiéis a todas as iniciativas diaconias, que visam colocar sinais do Reino de Deus em nosso mundo. Estabelecemos que nossas prioridades de atuação aqui no Sínodo será na área ambiental, gênero, espiritualidade luterana libertadora e apoio às ações, movimentos sociais e organizações que têm como objetivo tornar nosso mundo mais justo, acolhedor e igualitário. Aproveitamos para agradecer profundamente às comunidades, paróquias e à direção do Sínodo Espírito Santo a Belém pelo apoio e parceria.
 


Autor(a): PPL do Sínodo Espírito Santo a Belém
Âmbito: IECLB
Área: História / Nível: 500 Anos Jubileu
ID: 43830

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Um cristão é um ser alegre, mesmo que passe pelo maior desgosto, pois o seu coração se alegra em Deus.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
O Deus da paz opere em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.
Hebreus 13.20-21
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br