Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

Estação Março 2017: Mulheres

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
1 | 1
Ampliar

Estações do Jubileu - Estação de Março/2017: Mulheres


Em 2017, jubilamos os 500 anos da Reforma! Trata-se de um ano especial para as Igrejas no Brasil e no mundo. Um sentimento de gratidão perpassa as Comunidades que formam a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Crianças, jovens, homens, mulheres, pessoas idosas experimentam em suas vidas a ação de Deus, a exemplo do que gerações passadas vivenciaram, graças à redescoberta evangélica protagonizada por Martim Lutero.

Esse sentimento de gratidão é acompanhado por um senso de responsabilidade. Na perspectiva de Comunidade, somos chamados e chamadas a manter viva a chama evangélica. Em cada localidade em que nos encontramos, somos desafiados e desafiadas a (re)contextualizar e a (re)atualizar a mensagem da graça de Deus – em palavras e ações.

Assim, a Presidência da IECLB conclama as Comunidades, Ministros, Ministras e lideranças a ficarem atentas para as Estações do Jubileu, que ocorrerão até o final deste ano. As Estações de reflexão não são uma novidade. Nos últimos anos, elas têm acontecido no mês de outubro. Em 2017, a diferença é que, a cada mês, uma temática será destacada, convidando à reflexão em todas as instâncias da IECLB, bem como nas organizações identificadas.

A primeira Estação do Jubileu se dá no mês de março, que traz eventos importantes na sua agenda, como o Dia Mundial de Oração, organizado por mulheres (dia 3), a Oferta Nacional para o Fundo de Trabalho com Vítimas de Violência Doméstica (dia 5), o Dia Internacional da Mulher (dia 8) e o Encontro Nacional Mulheres Luteranas Celebrando os 500 anos da Reforma, em Foz do Iguaçu/PR (dias 17 a 19).

É por isso que dedicamos a Estação de Março ao tema “Mulheres”, para lembrar e enaltecer o seu papel na vida da Igreja e na sociedade. Subsídios para trabalhar a temática podem ser encontrados no Portal Luteranos, em especial sob o tópico Missão com Mulheres . Também no Portal Luteranos, na página Missão com Mulheres, os recursos são acessados no respectivo menu. Na página oficial da IECLB no Facebook  serão postados e-cards (cartões eletrônicos) a serem compartilhados. No Jorev Luterano (500 Anos no Jornal Evangélico Luterano), já desde 2012, as páginas centrais propõem uma série de reflexões em torno de Lutero e da Reforma.

É a Palavra de Deus que afirma a dignidade das mulheres. Ela testemunha o seu reconhecimento como filhas de Deus, criadas à sua imagem e semelhança (Gênesis 1.27) e acolhidas por Ele no Batismo (Gálatas 3.26-28). Esta afirmação, proclamada e vivida nos dias de hoje, torna-se uma Boa Nova animadora e desafiadora.

''As mulheres do período da Reforma surpreendem, inspiram e edificam também nossas vidas. Elas eram dos conventos, da nobreza, da burguesia, do reinado, eram esposas de reformadores, de lenhadores, viúvas, donas de casa. Libertando-se de muitas formas de clausura, atuaram a partir e para além do espaço em que estavam fixadas. Instigadas pela releitura bíblica de Lutero, deram visibilidade às suas opiniões e interferiram na realidade do seu tempo, escrevendo cartas, manifestos, poemas, poesias e protagonizaram ações.'' (Pa. Cláudia P. S. Pacheco, Roteiro da OASE 2017, p. 118).

Como Igreja de Jesus Cristo, temos um compromisso com a causa das mulheres na Igreja e na sociedade. As Comunidades são chamadas a traduzir para o seu contexto os desafios colocados pela Palavra de Deus. Delas se espera um engajamento na quebra de costumes e desconstrução de práticas discriminadoras, além de uma atuação contundente no fomento da cultura participativa. As Comunidades são igualmente chamadas para o desenvolvimento de ações efetivas no combate à violência contra as mulheres nos âmbitos doméstico e público.

Muito nos alegramos com os 500 anos da Reforma. Jubilamos porque a Reforma chegou até nós. Continuamos no caminho como Igreja que necessita de constante recontextualização e reatualização da mensagem evangélica. Ao adentrarmos em outros 500 anos, atentemos para o que o Espírito diz à sua Igreja. Ouçamos a sua voz também pela voz das mulheres. Então, que elas tenham, cada vez mais, voz ativa neste novo tempo que estamos, em conjunto, construindo!

Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da IECLB

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Que Deus, que é quem dá paciência e coragem, ajude vocês a viverem bem uns com os outros, seguindo o exemplo de Cristo Jesus.
Romanos 15.5
REDE DE RECURSOS
+
Deus é um forno ardente repleto de amor, que abraça da terra aos céus.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br