Jubileu dos 500 Anos da Reforma



ID: 2929

Estação de Junho - Ministério

Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
Estação de Junho - Ministério
1 | 1
Ampliar

Estações do Jubileu - Estação de Junho/2017: Ministério

Dando seguimento ao projeto das Estações do Jubileu da Reforma, convidamos para, neste mêsde junho, aprofundarmos a reflexão sobre o tema Ministério, especificamente o Ministério com Ordenação.

Ensina-se também que sempre haverá e permanecerá uma única Santa Igreja Cristã, que é a congregação de todos os crentes, entre os quais o Evangelho é pregado puramente e os Santos Sacramentos são administrados de acordo com o Evangelho (Art. 7, Confissão de Augsburgo). A Comunidade Cristã deve, pois, a sua existência à Palavra de Deus. Não por acaso o Apóstolo Paulo perguntou: Como crerão naquele de quem nada ouviram? Como ouvirão, se não há quem pregue? (Romanos 10.14).

A partir do Batismo, todas as pessoas batizadas, reunidas em Comunidade, são corresponsáveis pelo Ministério da Proclamação da Palavra. É tarefa do Sacerdócio Geral, a comunidade das pessoas que creem. A proclamação pública da Palavra e a administração dos Sacramentos é atribuição do Ministério com Ordenação. Mediante a Ordenação, pessoas se colocam integralmente a serviço do anúncio do Evangelho e da administração dos Sacramentos. Ministros e Ministras pregam a Palavra, administram os Sacramentos, ouvem e aconselham, solidarizam-se, indicam rumos, capacitam para a vivência do Sacerdócio Geral de todas as pessoas batizadas, atuam na formação de lideranças e testemunham publicamente a Palavra de Deus na sociedade. Participam e promovem, enfim, a Missão de Deus no mundo.

A Presidência da IECLB conclama as Comunidades, os Ministros, as Ministras e as lideranças a ficarem atentas para as Estações do Jubileu, que ocorrerão até o final deste ano. A quarta Estação, neste mês de junho, traz eventos importantes na sua agenda, como o Fórum de Missão, que inicia no dia 1º e encerra no Domingo de Pentecostes (dia 4), data também do lançamento da Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem 2017. Pentecostes nos lembra que, por minha própria inteligência ou capacidade, não posso crer em Jesus Cristo, meu Senhor, nem chegar a ele, mas o Espírito Santo me chamou pelo Evangelho, iluminou com seus dons, santificou e conservou na verdadeira fé (Catecismo Menor). Toda a vida comunitária e de fé, devemos à ação do Espírito Santo, festejado em Pentecostes. Neste dia, também encerra-se a Semana de Oração pela Unidade Cristã, como parte da busca por reconciliação dos filhos e das filhas de Deus, organizados e organizadas em diversos corpos institucionais. O dia 5 (Dia Internacional do Meio Ambiente) lembra a nossa responsabilidade pelo cuidado com a Criação. O dia 10 (Dia do Ministro e da Ministra) convida para refletir sobre o lugar e a tarefa das pessoas que se sentem
vocacionadas e abraçam o Ministério com Ordenação, colocando-se sob a incumbência advinda do Evangelho (Mateus 28.18-20).

É por isso que dedicamos a Estação de Junho ao tema “Ministério”. Subsídios para abordar a temática podem ser encontrados no Portal Luteranos , em especial na Editoria “Ministério”, na página principal, e na página http://www.luteranos.com.br/conteudo/ministerios. Na página oficial da IECLB no Facebook (https://www.facebook.com/IgrejaEvangelicadeConfissaoLuterananoBrasilOficial), são postados ecards (cartões eletrônicos) e conteúdos diversos que podem ser compartilhados. No Jorev Luterano (http://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/500-anos/500-anos-jornalevangelico-luterano), desde 2012, as páginas centrais contêm uma série de reflexões em torno de Lutero e da Reforma.

Fraternalmente,
P. Dr. Nestor Paulo Friedrich
Pastor Presidente da IECLB 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor renova as minhas forças e me guia por caminhos certos, como Ele mesmo prometeu.
Salmo 23.3
REDE DE RECURSOS
+
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br