TODOS NÓS USAMOS ÓCULOS. DUVIDA?

30/08/2017

Afirmo sem a menor possibilidade de erro que todos nós usamos óculos. Você duvida?
Algumas pessoas usam óculos para poderem enxergar melhor, outros para mudarem o visual. Uns usam para perto, outros para longe, outros os dois. Uns usam óculos como proteção: óculos de sol, óculos para trabalhar, óculos de segurança e assim muitas utilidades que este acessório tem serventia. Existem óculos de tudo quanto é tipo, cor, modelo e principalmente de valor. Ou seja, podemos utilizar os óculos para melhorar nossa qualidade de vida ou como acessório de beleza.
Se você pesquisar, os óculos foram citados por Confúcio 500 anos A.C. e o primeiro modelo de óculos de que se tem notícia foi produzido no século XVIII.
E o que tem a ver os óculos com nossa vida cristã?
Porque afirmar que todos nós usamos óculos?
No Evangelho de Mateus, Capítulo 10, versículo 26 está escrito: “Portanto, não tenham medo de ninguém. Tudo o que está coberto vai ser descoberto; e tudo o que está escondido será conhecido”.
Em nosso dia a dia, na casa, no trabalho e até no convívio na igreja, em muitas situações nós fingimos que o assunto não é conosco, aquele ato de violência que acontece com os outros, simplesmente não damos a menor importância, não nos diz respeito, não nos atinge. Tanta gente passando fome e nós não disponibilizamos um quilo de alimento por mês para diminuir esta sua necessidade. Cobramos dos políticos ações que reduzam os graves problemas sociais e ambientais, mas quando devemos separar o lixo reciclável, não o fazemos. E quando não perdoamos nosso próximo.
Você pode anotar num papel tudo aquilo que achar que te impedem de “olhar com outros olhos”.
Estes são alguns dos problemas e situações que fazem com que todos nós tenhamos em nosso rosto um par de óculos.
Quando não podemos ver, um dos motivos pode ser que nossos “óculos” estão sujos, riscados, enlameados. E isso impossibilita de que tenhamos clareza e possamos tomar atitudes que mudem nosso mundo.
Neste momento podemos nos suprir da palavra de Deus através da Bíblia, nosso guia maior. Conforme consta no evangelho de Mateus, não devemos ter medo de ninguém. Podemos limpar nossas lentes, podemos tirar nossos óculos e olhar tudo da forma e da maneira como está. Tudo está descoberto.
E que ao olharmos todas as situações que nos incomodam, que ferem a dignidade humana, possamos ter forças para mudar as coisas. Cada um de nós com pequenas atitudes pode mudar o ambiente onde vive. Basta querermos.
E a Bíblia nos dá outro sinal de que não podemos ficar parados, quietos, que temos que fazer a nossa parte, por menor que seja. Na Carta de Paulo aos Romanos, Capítulo13, versículo 11 está escrito: “Vocês precisam fazer isso porque sabem em que tempo nós vivemos, pois chegou a hora de acordarem. Porque o momento de sermos salvos está mais perto agora do que quando começamos a crer”.
Ou seja, não podemos e não devemos deixar para amanhã, o momento é agora.
Reafirmo: TODOS NÓS USAMOS ÓCULOS.
Vamos tirar nossos óculos. Vamos olhar tudo que acontece ao nosso redor. Vamos tomar atitudes que mudem e melhorem a nossa vida e principalmente do nosso próximo.
O que você está esperando?
Que Deus nos conduza e nos dê forças e ânimo para que possamos efetivamente mudar este mundo. Amém.
 


Autor(a): Gilberto Raul Zwetsch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Cristo Bom Pastor
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 43675
REDE DE RECURSOS
+
Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br