Sínodos em destaque - Sínodo Espírito Santo a Belém

01/12/2000

Sínodos em destaque - Sínodo Espírito Santo a Belém

O Sínodo Espírito Santo a Belém abrange todo o Estado do Espírito Santo e as capitais do Nordeste/Norte do Brasil, que começa por Salvador, passando por Recife, Natal, Fortaleza até Belém.

Somos 33 paróquias com 41 pastorados, 163 comunidades, 75 pontos de pregação, perfazendo 58.337 pessoas batizadas.

Pelo tamanho (3.075 km de uma ponta à outra) já se percebe que somos um Sínodo que se caracteriza por realidades diferentes: desde a região serrana do Estado do Espírito Santo, com forte influência pomerana, que conserva as características típicas, até Belém, onde a comunidade se compõe de nativos. Esta diversidade fez com que criássemos no Sínodo cinco Uniões Paroquiais, onde cada uma, a partir de sua realidade, quer ser IECLB. Para que haja unidade sinodal, os diversos setores de trabalho de cada União Paroquial encontram-se semestral ou anualmente nos Congressos (Congresso Sinodal), onde se celebra a caminhada, onde se trocam ideias, onde um aprende do outro, onde se planeja o trabalho, onde se elabora o orçamento participativo, que então é estudado pelo Conselho Sinodal e Assembléia Sinodal.

Sede Sinodal: Vitória
Presidente do Conselho e da Assembleia: Sr. Nivaldo Küster
Pastor Sinodal: Helmar R. Rölke

A Diretoria do Conselho Sinodal e o Conselho Sinodal têm a consciência de que devem ser motivadores para dentro das comunidades. Por isso criaram já no primeiro ano três propostas, que estão sendo executadas: Todos os Conselhos Paroquiais e seus líderes são envolvidos em um seminário pelo Pastor Sinodal e pelo Vice-Sinodal, onde se discute a necessidade de cada comunidade ter um planejamento de ações claras: só embarco no ônibus, quando sei para onde vai. Uma segunda ação foi a criação de um Grupo de Solidariedade, composto de psicólogos, médicos, advogados, arquitetos, que discutem e se dispõem a ajudar onde houver necessidade, seja entre obreiros/as ou líderes de comunidades. Uma terceira ação foi descobrir e animar pessoas a colocarem seus dons e suas capacidades a serviço das comunidades, através da confecção de material de visitas para encontros em finais de semana. Aí temos as mais diversas ofertas: drogas, confessionalidade, questões bíblico-teológicas como batismo/ rebatismo, ecologia, etc...

Dentro dessa ideia foram confeccionados dois livretos: um trata da questão família (comunicação, afetividade, valores, espiritualidade, dificuldades e entraves) e o outro prepara membros para visitas a pessoas doentes.

A partir das nossas bases confessionais temos plena consciência da nossa responsabilidade como luteranos. Seja no campo da missão, onde tentamos romper o conceito de comunidade de manutenção ou atendimento para a comunidade missionária, que se preocupa com o qualitativo e o quantitativo. Elaboramos critérios claros frente ao movimento carismático. Com o apóstolo Paulo queremos discernir os espíritos, do qual também faz parte a autocrítica. Mas temos também a clareza de que vivemos um momento em que temos dificuldades de articular de forma clara o evento salvífico. Quando há esta dificuldade, tentar-se-á achar novas formas e maneiras para tomar a igreja atraente a qualquer preço, mesmo sendo necessário abrir mão da teologia da cruz em beneficio da teologia da glória. Estamos preocupados com os grupos que cultivam a subjetividade e a emoção, as celebrações que fomentam o anonimato ou o uso da religião para promoção pessoal.


Informações fornecidas por Helmar R. Rölke


Voltar ao índice do Anuário Evangélico - 2001
 


Autor(a): Helmar R. Rölke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2001 / Editora: Editora Sinodal / Ano: 2000
Natureza do Texto: Artigo
ID: 32983
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br