Sejam completamente unidos num só pensamento e numa só intenção...

...O que eu quero dizer é isto: cada um de vocês diz uma coisa diferente.

09/02/2017

... Um diz: Eu sou de Paulo; outro, Eu sou de Apolo; outro, Eu sou de Pedro; e ainda outro, Eu sou de Cristo. Por acaso Cristo foi dividido em várias partes? Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo? […] Pois Cristo não me enviou para batizar, mas para anunciar o evangelho e anunciá-lo sem usar a linguagem da sabedoria humana, para não tirar o poder da morte de Cristo na cruz. De fato, a mensagem da morte de Cristo na cruz é loucura para os que estão se perdendo; mas para nós, que estamos sendo salvos, é o poder de Deus.
1ª Coríntios1, 10-18

Vivemos em tempos onde observamos muita fragilidade nas instituições, não só nas do estado, mas também da sociedade civil, nas comunidades e famílias. Ao mesmo tempo aparecem líderes gritando palavras de ordem que escondem suas verdadeiras intenções.

A causa da crise está na descrença na força coletiva. A democracia para várias pessoas incapaz de resolver os problemas. Precisa supostamente de um salvador, “o Homem forte”. Em São Paulo elegeram alguém que se intitula “Gestor” - por enquanto está gestando notícias. As famílias estão em decadência, e as comunidades também. Nas igrejas estão mais em evidências líderes centralistas que não estão mais ligadas a corpos coletivos de igrejas.

Tomou posse o Presidente Donald Trump, cujo único conteúdo é: “Engrandecer América novamente.” O que é isto, cara pálida...? No Brasil temos alguém se declarando candidato permanente, e um Pastor que leva o culto personalista ao extremo anunciando que a mancha de sangue na sua camisa, consequência de um golpe de faca, teria o poder de curar doentes.

Em 1ª Coríntios 1,10-18 o Apóstolo Paulo ataca o personalismo que irrompeu na comunidade de Corinto na sua ausência e que ameaça dividir a comunidade. Ele repreende energicamente esta dinâmica com o argumento que a mensagem decisiva do evangelho é a da morte de Cristo na cruz.

A cruz é uma espécie de refundação do ser humano. Por um lado Cristo morreu só. Ninguém o acompanhou. Isto condena a todos. Por outro lado Deus o ressuscitou o que ao mesmo templo declara Jesus como único justo e por outro lado revela a graça com que presenteia a humanidade.

Significa que Cristo morreu porque não sobrou ninguém para se achar alguma coisa. Todos precisam baixar a crista. É preciso humildade, fazer o melhor possível sem precisar aparecer, ser liderança sem querer ser dono de algo ou de alguém. E é preciso ser generoso com as outras pessoas como também consigo mesmo.

Nunca mais a presença de fulano, beltrano ou sicrano deve nos afastar de viver e participar do que acreditamos e achamos certo, porque Cristo morreu na cruz e quer que a sua morte nos vale alguma coisa para nossa vida! Isto para que fiquemos bem, e realmente humanos, a tempo!

P. Guilherme Nordmann


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: Coríntios I / Capitulo: 1 / Versículo Inicial: 10 / Versículo Final: 18
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 41172
REDE DE RECURSOS
+
Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.
Provérbios 1.8-9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br