Romanos 14.1-12 - 15º DOMINGO APÓS PENTECOSTES - 17/09/2017

Caderno de Cultos 2017

17/09/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Sejam bem-vindos ao nosso culto. Alegramo-nos com a presença de todos. Que possamos aproveitar este momento de celebração à Deus e o encontro com irmãos e irmãs na fé.
Queremos agradecer a presença das pessoas que nos visitam hoje. O nosso desejo é que vocês possam se sentir bem e que sejamos benção a vocês.

CANTO DE ENTRADA
Nº 176 – HPD 1 – Deus, teu amor

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Realizamos este culto em nome e na presença de Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 229 – HPD 1 – Os que confiam no Senhor (e mais o hino Nº 150 – HPD 1 – Se sofrimento te causei).

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
(Ficar um momento em silêncio e incentivar que cada pessoa faça sua oração de confissão pessoal)
Senhor bondoso, nosso Deus e Pai, Tu nos conheces melhor que nós mesmos, sabes de todas as nossas angústias e necessidades, e também de nossas falhas. Perdoa-nos, Senhor, nossa falta de fé e de responsabilidade. Quantas vezes desejamos viver a vida conforme nossas próprias regras, buscando nossos sonhos e a satisfação de nossos desejos, sem que haja lugar par os outros em nosso horizonte. Quantas vezes retemos a mão que deveria ir ao encontro do aflito, não vemos o sofrimento do angustiado, não ouvimos o choro dos que clamam por pão, paz e justiça. Perdoa-nos, quando não compartilhamos Tua graça e amor. Perdoa nossos pecados que nos afastam da comunhão plena contigo e renova a nossa vida em fé e amor. Em nome de Jesus Cristo, nosso Salvador. Amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Quem com sinceridade confessa os seus pecados e deles se arrepende, ouve e crê nas palavras de 1 João 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, Deus é fiel e justo para nos perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda a injustiça”. Agora perdoados seguimos em obediência ao nosso Deus, em Jesus Cristo que por nós morreu na cruz, trazendo-nos o perdão dos pecados.

KYRIE
Queremos interceder por todos aqueles que sofrem neste mundo, cantando: Tem Senhor piedade. (3x)

GLÓRIA IN EXCELSIS
Cantemos Glória ao nosso Deus:
Glória, glória, glória a Deus nas alturas. Glória, glória, paz entre nós, paz entre nós.

ORAÇÃO DO DIA
Senhor Deus, agradecemos a ti pelo fôlego da vida. Também agradecemos pelas ricas bênçãos que a cada dia tens derramado sobre nós; pelo pão de cada dia, pelo abrigo, pelas roupas que temos para vestir, pela família, amigos e por esta comunidade aqui reunida. Pedimos que haja liberdade em nosso meio para o agir do Teu Espírito Santo e que por meio da Palavra, Tu nos dê uma nova maneira de crer, de viver e de te servir. Em nome de Jesus Cristo, te pedimos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Gênesis 50.15-21

2ª Leitura Bíblica: Mateus 18.21-35

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 286 – HPD 1 Obrigado, Pai Celeste

PREGAÇÃO
(a pregação esta estruturada em tópicos; poderá ser comentada pelo pregador)

COMUNHÃO DE FÉ COM OUTROS
- Olhamos para a aparência de algumas pessoas e logo fazemos julgamentos: ‘olha que roupa estranha’, ‘cheio de piercing/tatuagem’, ‘como fala gírias’, ...
- Existem regiões no Brasil, como no Mato Grosso, onde vivem os mato-grossenses nativos com seus costumes e existe, no mesmo lugar, emigração sulista e nordestina com seus costumes; mas todos convivem bem, apesar da diversidade de cultura e suas peculiaridades.
- Lendo a Bíblia, notamos que em vários momentos (no AT e no NT) existem conflitos sobre: “eu sou melhor que você”
- Vamos ler Romanos 1.1-12.
- Aqui percebemos que o apóstolo Paulo precisa lidar com esse assunto entre os cristãos da cidade de Roma.
- Uns julgam-se melhores por não comer alguma comida impura que outros comem (v 1-4); e quanto ao dia mais sagrado que outro (v 5-6).
- Lembremos que o apóstolo Pedro teve uma visão (At 10.9-16) do que Deus purificou para ser alimento; Jesus Cristo ensinou (Mc 2.27) para o sábado, ou domingo, ou qualquer outro dia que tenhamos como descanso do trabalho; o propósito de Deus é que este dia é para o bem do ser humano (para a restauração física, mental e espiritual); então, seja qual for o teu dia de descanso, aproveite com a família, com amigos, com lazer e dedique mais tempo de comunhão com Deus neste dia.
- Voltando ao texto de Romanos 14, o apóstolo Paulo orienta: não julgue o procedimento do teu próximo quanto a isso ou aquilo; por ser fraco na fé ou até ser desprezado.
- Quem sabe, é fraco na fé por ter pouco tempo que crê em Jesus Cristo e não sabe muito sobre Deus; ou porque acreditava de outro jeito e ainda não consegue se livrar do pensamento antigo ou ainda porque não lê a Palavra de Deus – falando nisso, quantos capítulos da Bíblia você leu esta semana?
- Se somos fortes ou fracos na fé, todos devemos ter o desejo de servir ao Senhor e dar graças por aquilo que Ele nos supriu – v6.
- Não vivemos para agradar a si mesmo, mas ao Senhor – v7.
- Os que crêem, ‘pertencem ao Senhor’ – v8.
- Os vs 7-8 nos desafiam ao aspecto comunitário (o bem comum – que alcança a todas as pessoas); Paulo escreve em outro momento sobre a unidade usando a metáfora do corpo de Cristo; portanto o desafio é: aprender a conviver e a valorizar o outro;
- Antes de colocar minha opinião, devemos nos perguntar: “Qual a vontade de Jesus Cristo?”
- Precisamos da comunhão de fé dos outros; uma fé saudável, na qual a Palavra de Deus esteja no centro do culto; deixemos Deus cuidar de nós com Seu amor e paz.
- Existem duas formas de críticas: 1 – destrutiva = que parte do orgulho, rebaixa o próximo; ela arrasa, destrói e acaba com a amizade (e às vezes até com a fé em Deus); esta atitude é pecado. 2 – construtiva = parte do amor e é necessária, ajuda a pessoa a crescer (tanto na fé como na vida).
- no v9, Paulo afirma que Jesus Cristo é Senhor – nEle confiamos, honramos, servimos e amamos.
- o apóstolo Paulo lembra aos Romanos (e também a nós) que vamos prestar contas a Deus – sobre nossas ações e nossa fé – por isso é importante o perdão (70 x 7, em Mt 18) ao próximo
- Jesus nos lembra em João 8.7: ‘quem não tiver pecados, atire a primeira pedra’.
- Importante nos nossos dias é de que o respeito ao outro é inclusão na igreja, na família, no trabalho, ...
- Que Deus nos ajude a viver o respeito e o amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos.

HINO
Nº 165 – HPD 1 – Há sinais de paz e de graça

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a palavra que acabamos de ouvir e receber, queremos confessar nossa fé, usando as palavras do Credo Apostólico:
Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Demonstrando nossa gratidão a Deus e nossa confiança nEle, queremos ofertar para (destino da oferta). Orando que com esta oferta o Reino de Deus alcançara mais pessoas. Cantamos o hino:
Nº 119 – HPD 1 – Chuvas de bênçãos

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________


Oremos:
Senhor Deus amado, agradecemos por esse culto e pela Palavra lançada em nossos corações. Que assim como Jesus, também nós sejamos servos/as teus e estejamos sempre dispostos e alegres no serviço do teu Reino. Agradecemos pelos aniversariantes e te pedimos, continue a abençoá-los. Que concedas saúde e renove a fé e a esperança em suas vidas. Queremos interceder pelas pessoas que precisam de cuidados especiais – seja saúde, emprego, paz. Intercedemos também pelos governantes de nosso país, estado e município; dê sabedoria e discernimento no exercício de suas funções. Senhor, abençoa todas as atividades de nossa igreja, de nossa família. Assim te pedimos e agradecemos em nome de Jesus Cristo, que nos ensinou a orar:

PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Como é bom sabermos que Deus tem nos abençoado, também queremos sair deste culto com a bênção de Deus.
Que o Senhor te abençoe e te guarde! Que o Senhor faça resplandecer o Seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti. Que o Senhor sobre ti levante o Seu rosto e te dê a paz. Amém.

ENVIO
Vão todos em paz e sirvam ao Senhor com alegria. Uma boa semana a todos.

CANTO FINAL
Nº 210 – HPD 1 – Guia-nos, Jesus.
 


Autor(a): Miss. Felipe Kessler
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 15º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 12
Título da publicação: Caderno de Cultos / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 42820
REDE DE RECURSOS
+
Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br