Prédica para 7º Domingo da Páscoa Ano C Jo 17.18-26

Autoria P. Me. Alexander Busch

29/05/2019

7º Domingo da Páscoa
Texto base: Jo 17.18-26

Estimada comunidade,
Se existe algo que todas as pessoas podem concordar, independente de religião, cultura ou língua é isto: a morte é inevitável. Mais cedo ou mais tarde, a morte há de cruzar o caminho de cada pessoa neste mundo. Não há como escapar. Não há como evitar. Isto vale até mesmo para Jesus. Ele sabe que a sua hora está se aproximando. Jesus, pressentindo que em breve ele irá retornar ao Pai, se despede de seus discípulos, fazendo uma oração. Suas palavras do evangelho segundo João 17 que ouvimos fazem parte da oração em favor de seus seguidores e seguidoras. Aliás, os capítulos 13 a 17 em João formam um só bloco em que Jesus está preparando seus discípulos para sua partida.

Neste momento de despedida, o mestre e seus discípulos estão reunidos para celebrar a ceia da Páscoa antes da sua crucificação e morte. Nesta ocasião, Jesus institui a Santa Ceia da Igreja e, no gesto de lava-pés, Jesus fala e exemplifica o serviço ao próximo. A pressão para acabar com a vida de Jesus está aumentando. Logo adiante, Jesus será entregue às autoridades para ser condenado. E por isso, Jesus está preparando a comunidade para sua ausência. No coração dos discípulos, entretanto, existem questionamentos, inseguranças, dúvidas, medo. Um dos discípulos, Tomé, fala palavras que expressam os sentimentos do grupo, “Senhor, nós não sabemos aonde o Senhor vai. Como poderemos saber o caminho?” (Jo 14.5). Os discípulos ainda não conhecem e muito menos compreendem o destino de Jesus. Apesar de Jesus, nesta ocasião de despedida lhes falar de perseguição e ódio, os discípulos não conseguem imaginar o que estava por vir. Estão sim com medo e ansiedade. Num gesto de cuidado, num gesto pastoral, o mestre então ora pelos seus discípulos, pedindo a Deus em seu favor.

O gesto de Jesus é semelhante ao gesto que fazemos quando nós enfrentamos situações de ansiedade, dificuldades e medo. E são muitas as situações que geram em nós estes sentimentos: nesta região de agricultores certamente existe a preocupação com o clima e as contas no banco, ou ainda a ansiedade diante da crise econômica que obriga as famílias a apertar os cintos e até mesmo enfrentar o desemprego, ou ainda a insegurança diante do resultado de um exame médico que torna o futuro incerto, e, por fim, a tristeza do luto por uma pessoa que partiu cuja ausência deixa marcas de saudades no coração. Como lidamos com estas situações de incerteza e ansiedade?

Muitos de nós fazemos como Jesus diante de seus discípulos, juntamos as mãos em oração e pedimos a Deus cuidado e proteção. O ato de juntar as mãos em oração é um gesto de confiança diante de Deus. Com as mãos juntas em oração queremos expressar nossa fé no Senhor Jesus e confiar a ele nossas necessidades. Um outro gesto de oração também praticado por pessoas cristãs é orar de mãos abertas e estendidas para o alto, numa postura de entregar e receber. Entregar a Deus nossa vida, nossas necessidades, se submetendo à sua autoridade e poder, e recebendo de Deus sua salvação, seu cuidado e proteção. Esta postura de oração persiste ainda nos dias de hoje, especialmente nas igrejas do oriente.

Voltando nossos ouvidos e olhar ao texto bíblico, não sabemos qual postura Jesus adota ao orar pela sua comunidade. A sua postura não é o mais importante. O mais importante é a oração que Jesus faz. Olhando para o céu, Jesus pede em favor dos seus seguidores reunidos com ele naquela noite. A oração de Jesus, no entanto, não se limita aos doze discípulos. Jesus também ora por todas as pessoas que virão a crer nele, “Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles . . . assim como tu, meu Pai, estás unido comigo e eu contigo, que todos os que crerem estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17.20,21).

Ou seja, Jesus ora por mim e por você. Jesus ora por todas as pessoas que confiam em sua promessa. Jesus pede em favor dos doze e por todas as futuras gerações de seus seguidores porque Jesus sabe que muitas vezes a Igreja, você e eu, nos deparamos com situações que nos inundam de ansiedade e medo. Jesus ora para que nós possamos permanecer unidos a ele, assim como ele está unido ao Pai. Quanta beleza, autoridade e poder existe nesta oração de Jesus. Ao longo dos séculos sua intercessão tem sustentado a igreja. A igreja, tão humana, demasiadamente humana, com limitações e pecados, permanece porque Cristo permanece. Mesmo em regiões de perseguição à fé cristã, quem sustenta a igreja é Jesus e sua oração. É a sua oração que permite a igreja a continuar fazendo missão. É a sua oração que ampara os discípulos depois da crucificação e túmulo vazio para anunciar o evangelho, as boas novas de Cristo Jesus. É a oração de Jesus que sustenta esta comunidade cristã em ___________, para permanecer unida ao Pai e ao Filho.

E o que Jesus pede em nosso favor? Ele ora pelo nosso pão de cada dia, pelo sustento diário necessário? Ele ora pela nossa segurança, pelos nossos planos? Ele intercede a favor do nosso trabalho ou estudo? Ele ora a favor das pessoas que estão enfrentado uma crise? Ele ora para que as pessoas tenham fé que nasce por meio do Espírito Santo? Ele ora para que a igreja pratique sua palavra, busque arrependimento de pecados e nova vida nele? Ele pede em favor do nosso futuro, em favor da missão que ele delegou à sua igreja? Certamente que sim. Esta oração de Jesus, bem como a oração do Pai nosso ensinada por Jesus, retratam a confiança em Deus, em colocar diante de Deus, nossas vidas, nossas necessidades, se submetendo à sua autoridade e poder.

Agora isto não significa que somos poupados do sofrimento, aflições e conflitos. Mesmo quando Jesus ora por sua igreja, a igreja não está livre de ansiedades e angústia. Mesmo quando Jesus ora por nós, ainda temos de lidar com nossos medos e esperanças não realizadas. Mas ainda assim, a oração de Jesus é uma base firme para a comunidade cristã, uma base firme para você e eu. Jesus ora pela nossa unidade, que nós sejamos um com Cristo, assim como Cristo é um com Deus. Pois, se não podemos fugir de situações que geram ansiedade, se não podemos escapar das angústias e perdas que nos abalam, uma coisa podemos fazer. Ou melhor dizendo, existe algo que Jesus faz por nós. Em oração, Jesus pede para que possamos permanecer unidos em Deus e uns com os outros. Motivados pela oração de Jesus em nosso favor, podemos entregar a Deus nossas vidas, nossas famílias, nossa comunidade de fé. Podemos carregar os fardos uns dos outros, visitar uma família que perdeu recentemente um membro querido, doar uma oferta para aliviar o sofrimento de alguém em necessidade, podemos buscar o perdão de Deus e o perdão do próximo, promovendo a reconciliação e a paz entre nós. Podemos orar e confiar no cuidado e proteção de Deus, e repartir seu cuidado com as pessoas ao nosso redor.

Nós podemos fazer isto – e muito mais. E Jesus faz isto por nós – e muito mais, muito além da expectativa e imaginação humana. Jesus compartilha sua natureza divina com sua comunidade. Pela sua cruz e ressurreição Jesus nos aproxima do Pai, e sopra sobre nós o Espírito Santo que nos conduz na missão de Deus, “para que”, como diz Jesus, “o mundo creia que Deus me enviou”.

Como comunidade cristã, nossas atitudes, nosso agir, nossas palavras, nosso discurso é um testemunho da missão de Deus. Assim como Deus Pai se doa em nosso favor por meio do Filho, a comunidade cristã, unida ao Pai e ao filho, se doa em favor do próximo. Este é o nosso testemunho - um testemunho que só é possível porque Jesus pede em nosso favor. Amém.

@ P. Ms. Alexander R. Busch - IECLB
Maripá – Paraná (Brasil)
E-mail: pastoralexbusch@yahoo.com.br

Páscoa 7
Liturgia de Entrada


Sinos/ Prelúdio

Acolhida
Sejam todos e todas bem-vindas a este culto festivo. Que pessoas que nos visitam sintam-se acolhidas para retornar. Nesta casa de oração nós podemos unir nossas mãos, num gesto de confiança em Deus. Na oração entregamos a Deus nossa vida, nossas necessidades, se submetendo à sua autoridade e poder, e recebendo de Deus sua salvação, seu cuidado e proteção, conforme a promessa que encontramos na carta aos Hebreus, “Jesus vive para sempre, e o seu sacerdócio não passa para ninguém. E por isso ele pode, hoje e sempre, salvar as pessoas que vão a Deus por meio dele, porque Jesus vive para sempre a fim de pedir a Deus em favor delas” (Hb 7.24-25). Em gratidão ao Cristo vivo que intercede em favor de sua igreja, incluindo esta comunidade, cantemos. . .
Hino 62 Glória, glória, aleluia

Saudação trinitária
Estamos reunidos em nome de Deus Pai, que quebrou o poder da morte, em nome de Deus Filho, que dissipou as trevas do pecado, e em nome do Deus Espírito Santo, que nos desperta para uma nova vida (+).

Confissão de pecados
“Fiquemos firmes na fé que anunciamos, pois temos um Grande Sacerdote poderoso, Jesus, o Filho de Deus, o qual entrou na própria presença de Deus. O nosso Grande Sacerdote não é como aqueles que não são capazes de compreender as nossas fraquezas. Pelo contrário, temos um Grande Sacerdote que foi tentado do mesmo modo que nós, mas não pecou. Por isso tenhamos confiança e cheguemos perto do trono divino, onde está a graça de Deus. Ali receberemos misericórdia e encontraremos graça sempre que precisarmos de ajuda” (Hb 4.14-16). Confiando em Cristo Jesus, caminho para o Pai, vamos se aproximar de Deus em oração e confissão . . .
Deus, Senhor e Salvador, Jesus instruiu e orou por sua comunidade, enviando seus seguidores e seguidoras ao mundo para dar testemunho do teu Reino. Confessamos que, muitas vezes, nós, pessoas igualmente enviadas pelo teu filho, falhamos em anunciar a nova vida que temos em teu filho. São gestos que machucam, palavras impensadas, omissões quando tivemos oportunidade de dizer ou fazer algo pelo próximo. E não somente na convivência familiar falhamos, mas também nesta sociedade marcada pela pobreza, pela injustiça, pela indiferença. Ajude-nos a viver a partir do teu perdão e graça. Que teu Espírito possa nos levar constantemente a Jesus, de quem podemos aprender a dar bom testemunho do teu Reino. Amém.

Anúncio da Graça
“Deus, que cria e sustenta todas as coisas, fez o que era apropriado e tornou Jesus perfeito por meio do sofrimento. Deus fez isso a fim de que muitos, isto é, os seus filhos e filhas, tomassem parte na glória de Jesus. Pois é Jesus quem nos guia para a salvação” (Hb 2.10). Às pessoas que confiam em Cristo Jesus, eu lhes anuncio o perdão de pecados em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Louvamos a Deus cantando . . .
Hino 60 Glória

Oração do dia
Senhor nosso Deus, teu filho Jesus venceu a morte e é doador da nova vida. Antes de cruz e da ressurreição, Jesus orou em favor de sua comunidade de seguidores e seguidoras para que estejam unidos assim como o filho e Deus Pai estão unidos. Pedimos que nossa comunhão contigo nos conduza à confiança e obediência, para dar testemunho perante o mundo que tu enviaste teu filho, no poder do Espírito Santo. Amém.

Liturgia da Palavra

Leituras Sl 47 e Jo 17.1,18-26

Hino 147 Bendirei ao Senhor

Prédica

Hino 225 Como é bonito Senhor

Credo Apostólico

Oferta Nacional – Projeto de Missão Sínodo da Amazônia
/ Hino 99 A melhor oração é o amor

Oração Geral da Igreja/Pai Nosso
“Guardemos firmemente a esperança da fé que professamos, pois podemos confiar que Deus cumprirá as suas promessas” (Hb 10.23)

Deus da esperança, neste mundo de divisões e separações, rogamos que tua Igreja em todo o mundo possa dar testemunho da comunhão contigo e unidade que nos é dada em Cristo Jesus. E que nesta comunidade sejamos unidos por um ardente amor, e que, sendo levados por ti até Jesus, possamos conduzir outras pessoas a Jesus . . .

Deus da esperança, oramos pelas lideranças das nações do mundo inteiro, e, em especial, oramos pelo cenário político de nosso país para que vícios políticos e a corrupção não ameacem a construção de uma democracia saudável, baseada na justiça e na verdade, para a construção de um país melhor para todas as pessoas . . .

Deus da esperança, lembramos as gerações mais jovens e as gerações que ainda estão por vir . . . que tu possas nos dar sabedoria em como comunicar a fé por palavras e atitudes que refletem a oração de Jesus por nós e toda tua igreja . . .

Deus da esperança, queremos carregar a ti em oração pessoas que sofrem de alguma doença, que se sentem solitárias, pelas pessoas afastadas da comunidade, que enfrentam o desemprego, que estão vacilando na fé, que estão atravessando tempos de luto e saudades . . .

Deus da esperança, aprendemos de Jesus a oração do Pai nosso. Não permita que digamos estas palavras de forma superficial, mas que do fundo do coração possamos acolher a salvação e transformação que tu nos ofereces por Jesus Cristo, que nos ensina a orar . . . Pai Nosso,

Liturgia de Envio

Comunicações

Hino 75 Pela Palavra de Deus

Bênção e envio
Recebam a benção de Deus . . .
O Deus da Paz,
Que levantou Jesus dos mortos para ser o grande pastor do rebanho,
guarde nossos caminhos, no poder do Espírito Santo (+) Amém.


Autor(a): P. Ms. Alexander R. Busch
Âmbito: IECLB / Sinodo: Rio Paraná / Paróquia: Maripá (PR)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 7º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 17 / Versículo Inicial: 20 / Versículo Final: 26
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 52007
REDE DE RECURSOS
+
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br