POR QUE JESUS TEVE QUE SOFRER?

06/04/2017

Talvez você também já tenha feito essa pergunta. Todo ano, quando chega o período da quaresma e da páscoa, somos lembrados do sofrimento, humilhação e morte de Jesus Cristo.

Os discípulos de Jesus também devem ter formulado a mesma pergunta. Em Marcos 8.31-33 lemos sobre isso: “Jesus começou a ensinar os discípulos, dizendo: — O Filho do Homem terá de sofrer muito. Ele será rejeitado pelos líderes judeus, pelos chefes dos sacerdotes e pelos mestres da Lei. Será morto e, três dias depois, ressuscitará. Jesus dizia isso com toda a clareza. Então Pedro o levou para um lado e começou a repreendê-lo. Jesus virou-se, olhou para os discípulos e repreendeu Pedro, dizendo:— Saia da minha frente, Satanás! Você está pensando como um ser humano pensa e não como Deus pensa”.

Jesus retirou-se com seus discípulos para um lugar à parte da multidão e do agito. Queria se apresentar melhor para eles. Queria que eles conhecessem a sua missão e o caminho que precisava percorrer. Ele falou abertamente com eles, sem reservas, que sofreria, seria rejeitado e morreria, pois estava a caminho da cruz. Sim, a cruel e maldita cruz romana, destinada aos criminosos. Como você reagiria às palavras dele?

Pedro não suporta a ideia do sofrimento. Ele quer tirar estes pensamentos da cabeça de Jesus. Afinal, o Filho de Deus não pode sofrer, muito menos morrer. Ele deve reinar com poder e domínio, não é verdade? Deve mostrar que ele veio destruir o sofrimento e a morte para sempre. Além do mais, Jesus era amigo particular de Pedro e, tanto ele como nós, não queremos que nossos amigos sofram. Queremos ver nossos amigos se dando bem, você concorda? Somos iguais a Pedro, pensamos como todos os ser seres humanos pensam. Não gostamos de falar, nem pensar em sofrimento e morte. Evitamos visitar os doentes, os idosos e os enlutados. Velórios então, queremos fugir deles. Preferimos uma piadinha pra rir um pouco ou qualquer outra coisa para esquecer isso. Numa conversa com amigos ou amigas, gostamos de contar nossos sucessos, nossas conquistas, nossas vantagens e adoramos deixa-los surpresos. Muitas vezes até usamos disso para esconder o nosso sofrimento. Pedro também nega o sofrimento do Filho de Deus, do seu amigo Jesus. É como se ele dissesse: “Não pense assim Jesus, pois você é o Filho de Deus; vai dar tudo certo!”.

Entretanto, Jesus precisava repreender Pedro. Na verdade, ele estava tentando Jesus, pois pensava num caminho mais agradável, mais confortável pra Jesus. Queria um caminho de conquistas e sucesso para seu mestre. Sim, que vencesse e eliminasse de uma vez por todas o sofrimento e a morte. Não só para ele, mas também para todo o povo de Israel. Inevitavelmente, o caminho de Jesus levava a cruz. Pedro é um “satanás”, porque é um contestador do caminho de salvação de Deus. O que Deus pensa e quer está diretamente em oposição ao que Pedro e todo ser humano pensa e quer. Até mesmo os mais bem intencionados ideais humanos podem atrapalhar o plano de salvação de Deus. Por isso Jesus vira as costas para Pedro, para lhe chamar a atenção. “Atrás de mim, Pedro!”, afirma Jesus. Este é o lugar de Pedro e de cada pessoa que deseja ser discípulo e discípula de Jesus. É atrás, seguindo os passos de Jesus, seguindo o caminho que Deus escolheu. E quantas vezes temos tentado lhe mostrar um caminho alternativo, mais suave, negando o sofrimento. Que salutar repreensão, que nos traz de volta ao nosso lugar. Jesus sabe o caminho certo.

Jesus teria que sofrer, ser rejeitado e morrer e depois ressuscitar para salvar todo ser humano. Era necessário que Jesus sofresse. Esta é uma necessidade divina inevitável. Assim Jesus nos confronta com a dura realidade do mal em que o mundo está mergulhado. Por mais que procuremos fugir e negar, sim, vivemos num mundo cruel. Que se apresenta no sofrimento, na rejeição e na morte de Jesus. Ele sabia que só há uma maneira de vencer o sofrimento, a rejeição e a morte. É trilhando em obediência o necessário caminho da cruz. Jesus se submete ao plano de Deus. Ele escolheu, abraçou, pensou e quis para si o caminho da cruz. Sim, neste caminho nós não pensamos e nem o queremos, mas nele Jesus vence, ele ressuscita. Eu sei que também quero negar e fugir deste caminho, como você, caro leitor. Jesus também nos diz: “Para traz de mim! Eu conheço o caminho, Eu conduzo, apenas me siga!”. Jesus te conduz pelo caminho do sofrimento neste mundo cruel. Confie Nele, pois Jesus já conhece o caminho.


Autor(a): Miss. Djonata Brüning
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 8 / Versículo Inicial: 31 / Versículo Final: 33
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 41845
REDE DE RECURSOS
+
O amor ao próximo não olha para o que é próprio. Também não olha se a obra é grande ou pequena, mas considera apenas a sua utilidade e a necessidade para o próximo ou para a Comunidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br