PAZ EM DIAS DE ANSIEDADE

21/09/2017

Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal. (Mateus 6:34).

Como encontrar paz em uma sociedade cada vez mais ansiosa e preocupada? A cada dia novos problemas, novas crises, novos conflitos internacionais. A cada dia uma nova bala perdida, um novo desastre natural, um novo escândalo na política. Sem contar nossos dilemas diários: A instabilidade profissional, o futuro de nossos filhos/as, a harmonia conjugal, a desorientação menta, as contas, as prestações, a vida comunitária... UFA! Há muita coisa para se pré-ocupar. Talvez a ansiedade seja necessária, pois se não nos preocuparmos com nada, os problemas só aumentarão certo? Errado!

Um triatleta bem-sucedido, certa vez disse o segredo de seu sucesso: Você só consegue fazer a corrida longa ao correr várias pequenas distâncias. Não nade quatro quilômetros; nade só até a próxima boia. Em vez de pedalar cento e oitenta quilômetros, pedale dez, dê uma parada, e pedale mais dez. Nunca execute mais do que a tarefa à sua frente.

Nesse sentido, Jesus também orientou: Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal. (Mateus 6:34).

Não adianta querer encontrar motivos para ficar ansioso, nem convencer a si mesmo de que há vantagens em se preocupar. Por mais que não possamos evitar os problemas, crises e dilemas, preocupar-se sempre fará mal à saúde, tirará nossa alegria do dia e não resolverá nossos problemas.

Corrie Ten Boom, sobrevivente do holocausto nazista comentou: A preocupação não tira os pesares do amanhã; tira a energia do hoje. E de fato, é bem isso que acontece. Preocupar-se é antecipar os problemas de amanhã. A ansiedade acaba tirando-nos a paz, a energia e a consciência perfeita que precisamos HOJE. Como o próprio termo grego e ensina – merimnao, vem do verbo merizo (dividir) e de nous (mente) – a ansiedade divide nossa mente. Gera confusão mental. Perdemos a noção do que é prioridade e o que é secundário. As preocupações muitas vezes nos levam ao colapso, ao estresse e a doenças psicossomáticas. Tudo porque não ouvimos a dica que Jesus nos dá em Mateus 6 e também na oração que ele nos ensinou: “o pão nosso de cada dia nos dá hoje”.

Sim, Deus continua sendo a resposta para a paz que tanto precisamos. Ele foi a resposta para o povo que trilhava no deserto do Sinai, que envolvidos por preocupações, preferiram voltar para a escravidão do Egito do que confiar na providência do Senhor (Êxodo 16). Deus precisou mandar pão do céu como um lembrete de que ele está ao nosso lado e nos providenciará, às vezes de forma até miraculosa, sempre o necessário para cada dia.

Deus também foi a resposta para a ansiedade dos discípulos quando viram diante de seus olhos o futuro tenebroso da Cruz. Jesus disse: “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, credes em mim.... deixo-vos a paz, a minha paz voz dou, não como o mundo dá” (João 14.1 e 27)

Logo, se é impossível evitar os dilemas e as preocupações diárias, então precisamos de uma boa dose de “ansiolítico” espiritual. Daqueles homeopáticos e sem contraindicação, oferecido pelo Médico dos Médicos.

Deixo aqui, três deles:
1) Ore maisquem ora coloca suas preocupações nas mãos de Deus. Se há muitas coisas tirando nosso sono, talvez seja, porque estamos orando pouco. Assim orienta Jesus: Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem (Mateus 7:11). E o profeta: Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia. (Isaías 26:3).

2) Queira menosGrande parte de nossas preocupações estão associadas muito mais ao que DESEJAMOS e do que PRECISAMOS. Assim ensina o apostolo Paulo: “O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus (Filipenses 4:19). Se Deus é suficiente para você, então você sempre terá o suficiente, porque você sempre terá Deus.

3) Viva mais o hoje e menos o amanhãNão sacrifique o pão diário no altar da ansiedade. Leve a sério a pequena tarefa que você tem HOJE, que é a de não olhar demasiadamente para o que está lá longe, mas dar devida atenção ao que está bem à mão. Nesse sentido Paulo diz: “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Romanos 8:28).

Viva o propósito de Deus a cada dia e encontrarás paz em meio as preocupações da vida. Não se esqueça de Deus. Traga a memória os feitos delem em sua vida e assim terás a lembrança de que o Deus da paz está ao nosso lado e sempre disposto a derramar sua graça, bondade e amor. Ele tem um “cesto eterno de pães diários”. Ele tira-nos da escravidão do pecado, nos conduz pelo deserto da ansiedade e sempre nos dará o pão necessário e suficiente para sermos felizes. A Paz que tanto almeja está associada inversamente proporcional a ansiedade que você alimenta. E Deus sabe disso. E pode te ajudar a encontra essa paz.

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo, conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.” (Filipenses 4:6,7)


Autor(a): P. Marcus David Ziemann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 43913
REDE DE RECURSOS
+
Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br