PALAVRA DO PASTOR Jesus Cristo diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Apocalipse 22.13)

30/11/2017


PALAVRA DO PASTOR

Jesus Cristo diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim. (Apocalipse 22.13)

Mais um ano eclesiástico chegou ao fim no dia 26.11. Dia 03 de dezembro celebraremos o início do Advento, um tempo de preparação para o Deus Menino. Assim como no final do ano, o lema desta semana nos convida a refletir: Como foi o ano eclesiástico, da Igreja? Acumulei mais coisas positivas ou mais remorsos e culpas? Tive mais alegrias e realizações ou mais frustrações e decepções? Houve mais gratidão ou mais rancor? Houve perdas dolorosas ou não? Em tudo o que vivi o que alicerçou a minha vida?

Verdade é que no final de um ano eclesiástico também não podemos esquecer o contexto no qual estamos inseridos. E este causa certo medo e insegurança. E uma das grandes causas é a aumento da violência, da intolerância, principalmente contra mulheres. Também o desemprego e a constante instabilidade política do nosso país tem gerado angústias e aflições. A crise gerou preocupação e temor.

O versículo bíblico diz: Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim.” O fim do ano eclesiástico não termina sem perspectiva, mas com uma promessa. O visionário João, que redige o livro do Apocalipse, fala da vinda do Cristo vivo e Ressurreto. Ele fala de um novo céu e uma nova terra. Tudo será novo. Todos os problemas irão acabar. Deus vai eliminar tudo o que causa medo, faz sofrer e morrer.

Será assim mesmo? Haverá um mundo justo, sem crimes, violência, sofrimento e morte? O que significa na verdade escutar e alicerçar a vida naquele que diz Eu sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim?” Não signifca já o novo céu e a nova terra em sua plenitude aqui e agora, mas sobretudo perseverança. Significa confiar e perseverar na promessa de Jesus Cristo que revela que ele estará conosco todos os dias até a consumação do século. Significa confiar que ele veio, vem e virá. É isso que faz os primeiros cristãos perseverar diante de toda perseguição, sofrimento e morte. Sem a esperança alicerçada no Alfa e Ômega não teríam resistido, mas resignado.

Manter o olhar fixo e constante no Alfa e Ômega é que nos faz buscar sinais concretos do novo céu e da nova terra já hoje em nosso meio. É o seu amor que não nos deixa resignar, que não nos deixa simplesmente olhar com nostalgia e desesperança para o que passou, mas nos irmanar para a construção de uma sociedade menos violenta, menos injusta, menos corrupta, menos desumana.

Portanto, o convite é para adentrar o Advento com o olhar voltado e alicerçado no Salvador. Ele, o Alfa e o Ômega, é a nossa inspiração para transformar o que não dá mais... “para mudar caminhos, para florir caminhos, para aplainar colinas, encher de amor e luz o coração. Ele é nossa inspiração pra pedir perdão e perdoar, seguindo de mãos dadas”. (Cf HPD2: 308)

Pr. Ernani
   


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 44997
REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br