PALAVRA DO PASTOR

25/09/2017

Alegrem-se sempre no Senhor; outra vez digo: alegrem-se. (Filipenses 4.4)

Há muitos coisas no dia a dia que nos alegram. Um por do sol, flores, um abraço, uma promoção, passar no vestibular, um novo emprego e assim por diante. A alegria faz bem a alma e ao coração. Mas sabemos que toda a alegria não dura para sempre. Ela pode durar alguns segundos, minutos, horas, dias, mas tem seu tempo contado.

Haveria alguma alegria que dura eternamente? Sim. O apóstolo Paulo diz: Alegrem-se sempre no Senhor! Deus em Cristo nos abençoa com uma alegria que não dura segundos, minutos, horas, dias, meses, anos, mas com uma alegria eterna. Deus em Cristo nos abençoa com a alegria da ressurreição, da salvação. Quando as alegrias do dia a dia sucumbem, no Senhor está a luz para reencontrar a alegria da vida. Alegrar-se no Senhor é confiar que Nele, em Cristo, está a luz para superar as adversidades da vida.

O apóstolo Paulo ao escrever aos Filipenses com certeza não tinha motivos para se alegrar, pois estava na prisão. Mesmo preso, perseguido por anunciar o evangelho de Jesus Cristo, Paulo fala da alegria no Senhor aos Filipenses. Embora as circunstâncias mostrem que não há razão para se alegrar, Paulo mostra que no Senhor há. Ele revela, com isso, que não é o lugar que determina a alegria ou amargura, a gratidão ou murmuração. Não é a prisão, não é o shopping, não é a comunidade, não é o local de trabalho que determinam o nosso estado de espírito. Porém, o que determina o nosso estado de espírito, o alegrar-se, é o nosso relacionamento com Deus! Alegrar-se no Senhor é encontrar a força e a energia que olha para além das adversidades da vida. 

Se o Tema do ano da nossa Igreja é “Alegres, Jubilai!, é porque celebramos que Lutero, tocado pelo Espírito Santo, redescobriu o Evangelho que nos faz encontrar no Senhor a alegria de viver. Alegrar-se no Senhor é saber que Deus vem ao nosso encontro não para nos castigar e condenar, mas para nos abraçar com o seu amor misericordioso e compassivo.

Portanto, alegrar-se no Senhor é fazer como Paulo que, mesmo na pior das adversidades, preso injustamente, não deixa de testemunhar o Evangelho do Cristo ao Filipenses. Também nós vivemos nos dias de hoje nossas adversidades. Porém, que em meio a elas, possamos nos alegrar no Senhor, pois Nele, no Cristo vivo e ressurreto, está a força da oração que liberta e aponta caminhos para a construção de uma sociedade mais justa, humana, pacificadora e inclusiva.

Pr. Ernani
 


Autor(a): Pastor Ernani Röpke
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Cantareira (Tremembé - São Paulo-SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 43945
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Passarão o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.
Lucas 21.33
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br