Os sete dons do Espírito Santo

04/06/2017

espirito santo
Os sete Dons do Espírito Santo
1 | 1
Ampliar

OS SETE DONS DO ESPÍRITO SANTO

Estamos no tempo de Pentecostes. Relembramos as vinda do Espírito Santo como cumprimento da promessa de Jesus Cristo que disse: “Eu vos enviarei o Auxiliador” cf. João 14.26. A vinda do Espírito Santo é retratada em dois momentos: João 20.19-23 e Atos 2.1-13.

Na tradição cristã é comum referir-se à ação do Espírito Santo lembrando-se dos dons que ele revela em nosso meio. Fala-se dos sete dons do Espírito Santo. Olhemos para os textos bíblicos que atestam estes dons.

Os dons do Espírito Santo são capacidades que o Espírito dá às pessoas para a edificação da igreja. Os dons são dados de acordo com a vontade do Espírito Santo.

Em 1 Coríntios 12.8-101 Coríntios 12.28-30Romanos 12.6-8 e Efésios 4.11-13 a Bíblia enumera vários dons do Espírito: Palavrsa de sabedoria, Palavras de conhecimento, Fé , Cura , Milagres , Profecia, Discernimento de espíritos, Variedade de línguas, Interpretação de línguas, Servir, Ensinar , Dar ânimo ou encorajar outras pessoas, Contribuir com alegria e generosidade, exercer a liderança, Misericórdia, Administração e Evangelizar. O apóstolo anuncia que o maior de todos os dons é o amor (1 Co 13.13). São textos que lembram a diversidade de dons presente na vida das pessoas que crêem e confessam Jesus Cristo como Salvador, Libertador e Fonte de Vida.

O livro de Gálatas nos lembra dos frutos que o Espírito Santo produz que no total são nove: Amor, alegria, paz, paciência, delizadeza, bondade, fidelidade, humildade e domínio próprio cf. Gl 5.22.

Mas onde precisamente encontramos base bíblica para falar sobre os sete dons do Espírito. Para minha surpresa os setes dons do Espírito Santo estão baseados nas características do Messias e de seu reinado Paz anunciado pelos profetas. Em Isaías 11.1-3: “Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor. E deleitar-se-á no temor do Senhor; e não julgará segundo a vista dos seus olhos, nem repreenderá segundo o ouvir dos seus ouvidos.”

Este texto serviu de inspiração para a tradição cristã desenvolver e elaborar os sete dons que o Espírito concede na vida dos seres humanos, a saber:

Sabedoria: saber o que realmente vale na vida; nos leva ao verdadeiro conhecimento de Deus e a buscar os reais valores da vida.

Inteligência: Este dom nos leva a entender e a compreender as verdades da salvação, reveladas na Sagrada Escritura, nos ajuda a entender e conhecer aquilo que passa no coração e na mente das pessoas.

Ciência: A capacidade de descobrir, inventar, recriar formas, maneiras para salvar o ser humano e a natureza. Suscita atitudes de participação, de luta e de ousadia, frente a cultura da morte. O dom da Ciência permite ao ser humano perceber e sentir, através da natureza e dos acontecimentos do dia-a-dia, a presença e a linguagem de Deus.

Conselho: É o dom de orientar e ajudar a quem precisa. Ele permite dialogar fraternalmente, em família e comunidade, acolhendo o diferente que vive em nosso meio. Este dom capacita a animar as pessoas desanimadas, a fazer sorrir os que sofrem, a unir quem está ou vive separado e a ouvir outros pontos da vista, usando o bom senso em todas as situações.

Fortaleza: É o dom de tornar as pessoas fortes, corajosas para enfrentar as dificuldades da fé e da vida. Anima a ter coragem para nadar contra a maré, animando as pessoas a assumirem sua própria personalidade e identidade neste mundo de tantas vozes e propostas. Nos mantém firmes na proposta do Evangelho de Jesus Cristo que é o Caminho, a Verdade e a Vida.

Piedade: Está relacionado com a confiança e gratidão a Deus. Coloca-nos numa atitude de amor e respeito a Deus, tendo diálogo profundo e íntimo com Ele através da oração, do louvor, da gratidão e da adoração ao Deus da vida que se revela nas pessoas simples e pequeninas deste mundo, manifestando seu amor, cuidado e misericórdia.

Temor de Deus: Conduz-nos a viver sem ter medo de Deus, mas nos ensina a ter reverência para a vida, o poder e a glória de Deus, na certeza de que o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria, pois Nele vivemos, nos movemos e existimos.

É interessante observar que a tradição cristã estabelece sete dons. Por que sete? O número sete no contexto bíblico significa universalidade, totalidade, perfeição. Este número está presente em várias passagens bíblicas como os sete dias da criação de em Gênesis, as sete Igrejas, sete selos, sete trombetas em Apocalipse. Sabemos que os dons do Espírito são inúmeros, portanto, ao falar em sete, podemos dizer que recebemos todos os seus dons em plenitude, graça e amor.

Os sete dons do Espírito Santo ajudam a entender os planos de Deus na vida de cada pessoa, mas, também, capacitam para superar o perigo da indiferença e do medo, para amar a Deus e servir ao próximo nos instrumentalizando para a construção de um mundo mais justo, humano, amoroso e solidário, perseverando na fé, na esperança e no amor em todos os momentos.

Que este tempo de Pentecostes anime a Igreja e toda a cristandade a se alegrar com a diversidade de dons presentes no mundo, a fim de que demos um belo testemunho de nossa fé, sustentando nossa esperança e praticando o amor. Lembramos das palavras do reformador Martim Lutero no hino 155 (HPD 1), estrofe 9.

Ao Pai no céu eu voltarei, porém, não te abandono:
O Espírito te enviarei do meu celeste trono.
Em todo o sofrimento e dor ampara-te o Consolador,
guiando-te à verdade
.

 

 


Autor(a): Pa. Cristina Scherer
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: São Francisco do Sul (Litoral Norte Catarinense)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Isaías / Capitulo: 11 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 3
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 42551
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: Eu estou com vocês todos os dias até o fim dos tempos.
Mateus 28.20b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br