Natal é a Boa Nova que transforma e move

23/12/2017

“Naquela região havia pastores que estavam passando a noite nos campos, tomando conta dos rebanhos de ovelhas. Então um anjo do Senhor apareceu, e a luz gloriosa do Senhor brilhou por cima dos pastores. Eles ficaram com muito medo”. Lc 2. 8s

Estamos nos aproximando do Natal, onde lembramos que Deus se tornou gente e habitou no meio das pessoas. Fez-se igual a nós e veio revelar a ao mundo a sua Boa Nova que transforma e liberta. Por isso, Natal é um dia especial, no qual nos alegramos e buscamos viver em comunhão com nossas famílias e demais pessoas que fazem parte de nossa convivência diária. O evangelista Lucas diz que os primeiros a receber a notícia do nascimento do Messias, o qual foi anunciado pelos profetas e era aguardado com grande expectativa pelo povo, foram os pastores que estavam, naquela noite, nos campos cuidando dos rebanhos.

Pastorear rebanhos é uma atividade muito comum no texto bíblico e era realizada por pessoas simples que, assim como trabalhadores de nosso tempo, tinham de acordar cedo, trabalhar o dia inteiro e também fazer vigília nas noites. Com o suor do seu rosto ganhavam o pão de cada dia. Tais pessoas nem sempre tinham o reconhecimento dentro da sociedade. Os fariseus consideravam esta profissão como impura e quem a exercia tinha a fama de ser ladrão, enganador e pecador.

Não deve ter sido fácil para aquele grupo crer no que lhes estava sendo anunciado pelos anjos. Como poderia Deus ter escolhido pessoas tão simples e excluídas para serem os primeiros a receber uma notícia tão maravilhosa? Natural seria que os anjos fossem proclamar esta mensagem nos lugares onde se reuniam as pessoas consideradas justas e tementes a Deus.

Assim também pensamos muitas vezes e não é fácil aceitar que Deus vem para o mundo revelar a sua Boa Nova para pessoas pecadoras e simples. Temos a tendência, assim como muitos faziam no tempo de Jesus, de estabelecer regras e determinar circunstâncias nas quais a revelação de Deus deve acontecer. Por não conseguirmos compreender este jeito de Deus agir, o nosso Natal, muitas vezes, perde o sentido e sua comemoração aumenta ainda mais o vazio dentro de nós.

No Natal, Deus quebra estas regras e mostra de maneira clara que o seu Filho, Jesus Cristo, vem para o mundo não para justificar as nossas crenças humanas, as quais estão sempre recheadas de preconceito e intolerância, mas transformar o mundo e as pessoas que dele fazem parte. Ele vem em simplicidade e é anunciado às pessoas simples, revelando assim que o desejo de Deus é de que nos tornemos pessoas simples e humildes e que tem consciência de seus pecados. Só assim poderemos compreender o sentido mais profundo da encarnação de Deus que aconteceu no Natal.

Quando somos pessoas assim, conseguimos olhar para o nosso redor com compaixão e misericórdia e percebemos quem necessita do anúncio da Boa Nova em nossos dias. Nos movemos em direção ao Cristo assim como fizeram aqueles pastores que estavam nos campos. De lá saíram, depois de vencerem o medo, para encontrar o menino Jesus que estava na estrebaria em Belém e nele encontraram inspiração para transformar suas próprias vidas.


Autor(a): P. Armindo Klumb (Paróquia Mata Fria)
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 45466
REDE DE RECURSOS
+
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br