Mulheres

As mulheres têm uma participação significativa no testemunho bíblico. Apesar da cultura patriarcal, a sua presença ativa no povo de Deus deixa marcas incontestes. Na história do cristianismo, no entanto, as mulheres foram colocadas na sombra dos homens. Seu papel ficou relegado às atividades domésticas e educação dos filhos.

No século XX aconteceram mudanças sócio-culturais extraordinárias. O protagonismo feminino acontece nos mais diversos setores da sociedade. As igrejas não ficaram fora deste processo. A presença das mulheres nos ministérios ordenados como também nas instâncias de decisão torna-se uma realidade.

Nas comunidades os grupos organizados de mulheres já têm mais de um século de existência. As mulheres fazem reuniões regulares de estudo, oração e confraternização. Refletem sobre a sua condição feminina e sobre os seus papéis na sociedade. Participam de movimentos sociais e acompanham o debate sobre temas candentes da sociedade (violência contra a mulher, aborto, etc.)

As mulheres estão articuladas em associações de caráter regional e nacional. Grupos independentes, com atuação local, procuram responder à luz do Evangelho a demandas bem específicas. As mulheres assumem cada vez mais o seu protagonismo e escrevem gradativamente um novo capítulo na história da Igreja. Evidentemente este capítulo não é escrito sem tensões. No entanto, com tenacidade e com perseverança as mulheres ocupam espaços e participam com os seus dons da missão de Deus no mundo e na sociedade.

Veja mais:

Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas - OASE

Fórum de Reflexão da Mulher Luterana


 

DIVERSIDADE MISSIONÁRIA
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br