Mateus 28.1-10 - Domingo da Páscoa - 16.04.2017

Caderno de Cultos 2017

16/04/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
O apóstolo Paulo escreveu: “Se Cristo não tivesse ressuscitado, nada teríamos para anunciar, e vocês nada teriam para crer”. “Mas a verdade é que Cristo ressuscitou” (1 Co 15.14,20).
E o próprio Jesus falou: “Eu sou aquele que vive; estive morto, mas agora vivo para sempre. Tenho autoridade sobre a morte e sobre o mundo dos mortos” (Ap 1.18).

Sejam todos e todas bem vindos e bem vindas para a festa cristã da vitória da vida sobre a morte. Visitantes...

CANTO DE ENTRADA
Nº 67 – HPD – Cristo venceu a morte.

Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Celebramos este culto em nome do Pai: que nos criou e deseja que ouçamos a sua Palavra. Em nome do Filho Jesus Cristo: Que se entregou para nos salvar e ressuscitou. E em nome do Espírito Santo: Que nos dá o entendimento da Palavra de Deus e nos faz crer Nela e no seu Filho Jesus. Amém

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 318 – HPD 2 – Vem Espírito de Deus.

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Querido Deus e Pai! Te agradecemos pela tua fidelidade e amor para conosco. Chegamos em tua presença humildemente pedindo o teu perdão, pois pecamos contra ti, contra o nosso próximo e contra nó mesmos. Sabemos que, sem ti nada somos e nada podemos fazer. Perdoa os pecados, cometidos em pensamentos, palavras, ações e omissões. Tem misericórdia de nós e nos perdoa. Oramos em nome de Jesus. Amém

ANÚNCIO DO PERDÃO
Disse Pedro: “O próprio Jesus levou os nossos pecados no seu corpo sobre a cruz a fim de que morrêssemos para o pecado e vivêssemos para a justiça”. Por termos esta possibilidade, Deus seja louvado!

KYRIE
O nosso Deus não se alegra com os sofrimentos e injustiças que há no mundo. Já no Antigo Testamento está escrito: “Ouvi o clamor do meu povo”. Levemos a Deus o clamor do povo sofredor. Peçamos que ele se volte aos que clamam porque sofrem.
Cantemos Nº 49 – HPD – Ó Jesus cordeiro

GLÓRIA IN EXCELSIS
Deus é fiel. Ele escuta o clamor do seu povo e vem a nós na sua Palavra e pelos sacramentos. Louvamos ao Senhor!

ORAÇÃO DO DIA
Oremos: Ó Pai querido! Tu tiraste o poder da morte pela ressurreição de Jesus Cristo, teu Filho, e que esperas que divulguemos isto pelo mundo com nossas palavras e ações, concede fé e ilumina nosso entendimento que busca provas, fazendo com que olhemos para além do túmulo vazio, a fim de que nossos ouvidos e nosso coração percebam o que nossos olhos não podem ver e nossas mãos não podem tocar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, que vive e reina contigo, hoje e sempre. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Jeremias 31.1-6
2ª Leitura Bíblica: Colosenses 3.1-4

Aclamemos o Evangelho cantando: Aleluia

3ª Leitura Bíblica: Mateus 28.1-10


CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 200 – HPD 1 – Cantai e folgai

PREGAÇÃO

Que a graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos/as nós.
Hoje é um dia especial e fundamental para a fé cristã.
De nada adiantaria Jesus ter nascido, em Belém, se não morresse na cruz e no terceiro dia ressuscitasse.
Páscoa é vitória, esperança, e é vida verdadeira.
No deserto, Deus teve compaixão do seu povo, diz Jr 31.1-6. A promessa é de que Israel seria livre, voltaria do cativeiro. Deus mesmo restauraria o seu Povo. Israel terá renovada sua alegria, paz, prosperidade e comunhão com o Senhor. O sofrimento passará. Em Cl 3.1-4 diz que se já ressuscitamos com Jesus, e devemos pensar nas coisas do alto e não nas que são da terra, isto significa deixar que nossas atitudes sejam determinadas por elas. Viver conforme a perspectiva de Deus. Nossos alvos, atividades e ambições devem ser pela busca das coisas espirituais. Mt 28.1-10, nos fala da cruz que está vazia. Da mensagem central do cristianismo. Da ressurreição, que é a vitória de Cristo sobre a morte, o pecado e o inferno.
A MORTE NÃO É O FIM
O apóstolo Pulo havia dito: “Onde está, ó morte, a sua vitória? (1 Co 15.55). As mulheres estavam com Jesus até o último instante, e agora de manhã cedo, no primeiro dia da semana, o domingo (28.1) foram ver o sepulcro. Iam prestar a última homenagem ao Mestre...
Jesus havia dito: “O Filho do homem será entregue nas mãos dos homens. Eles o matarão, e no terceiro dia ressuscitará” (Mt 17.23). Será que Maria Madalena e a outra Maria se lembraram disto, e foram ao terceiro dia com esperança?
A pedra lacrada seria o atestado de óbito. Mas isto não intimidou as mulheres. E, de repente ela viram. Não um anjo esculpido num jazigo, mas um anjo de verdade sentado na pedra, ao lado do tumulo vazio, anunciando: “Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde ele estava”. Os verbos, assim como a morte estavam no passado. Elas tinham de ir e divulgar a boa notícia.
QUANDO MEDO E ALEGRIA SE ENCONTRAM
“As mulheres saíram depressa do sepulcro, amedrontadas e cheias de alegria...” (Mt 28.8).
Certas pessoas tem medo de cemitério, evitam até passar por perto. Vai que algo aconteça!!! Mas, os soldados não ligavam pra isso. Eram os mais ousados da tropa de elite, e foram convocados para montar guarda no sepulcro, para ninguém roubar o corpo de Jesus. Foi tudo tranquilo, até serem surpreendidos com um terremoto e então, viram um anjo empurrando a pedra que estava lacrada! Diz o texto que eles: “tremeram de medo e ficaram como mortos”.
As mulheres ao chegar também sentiram medo. Mas um medo que se transformou em vida. O texto tem duas vezes a saudação: “Não tenham medo”! Primeiro é o anjo que saúda as mulheres e elas veem que o tumulo está vazio, e Ele não está mais ali. E, depois Jesus mesmo as saúda, e elas constatam que ele está ali. Ressuscitou, e já tem uma tarefa para elas: dizer aos irmãos para irem à Galileia, pois, lá veriam Jesus.
Elas saem com medo e cheias de alegria, e foram correndo anuncia-lo.
O medo paralisa, mas o encontro com Jesus transforma o medo em alegria e testemunho. Hoje também somos chamados a lembrar a morte de Jesus com um anuncio de vida. Vamos correndo anunciar que Jesus venceu e ressuscitou.
VOCÊ CRÊ NA RESSURREIÇÃO?
Em Hebreus 11.1 lemos “...a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”. No Credo Apostólico declaramos: “Creio que Jesus ressurgiu dos mortos ao terceiro dia”. Apesar disso, crer na ressurreição não é fácil. Tomé foi um dos discípulos que não creu. Será que não somos, muitas vezes, parecidos com ele?
As mulheres anunciaram, agora os discípulos deveriam ir à Galileia para vê-lo. Jesus os submete ao teste de crer sem ver. Para vê-lo teriam de ir; Jesus determinaria onde e quando o veriam. A sua fé seria provada na obediência e não no controle. Quando o viram o adoraram. E receberam a promessa: “Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”.
Que Vivamos a ressurreição, sem medo. O que significa crer. E creiamos sem ver. Sabendo que a morte não é o fim. Vivendo em obediência a Cristo, olhando e pensando nas coisas do alto, conforme a perspectiva de Deus. Precisamos testemunhar sem medo que Jesus vive e quer salvar.
Cumprimentemo-nos uns aos outros com estas palavras de vitória e esperança: “Jesus ressuscitou! Ele verdadeiramente ressuscitou”!

HINO
Nº 207 – HPD 1 – Sem Jesus tudo está perdido

CONFISSÃO DE FÉ
O Credo Apostólico resume o que nós cremos. Ele, na verdade, fala onde está depositada a nossa fé. Por isso que se chama confissão de fé. É o que Deus nos ensina. Não são palavras vazias. É a resposta a todo mundo sobre o que você crê. Por isso confessemos a nossa fé no trino Deus com estas palavras:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO
Deus tem sido misericordioso conosco e não tem-nos deixado faltar nada. Neste momento queremos agradece-lo com aquilo que Ele nos deu.
Vamos recolher as ofertas que tem o destino ____________________________________ Rogamos que Deus abençoe dádivas e doadores. Cantamos para recolher as ofertas o hino:

Nº 286 – HPD 1 – Obrigado Pai celeste


ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Obrigado Pai querido! Por tua obra em Jesus. Que podemos crer e viver a ressurreição. Não precisamos mais ter medo. Ajuda-nos a obedecer e a andar retamente conforme a tua Palavra. Ensina-nos a sermos cada vez mais fiéis e aumenta-nos a fé, olhando para as alturas e não para nossa condição limitada.
Motivos de Oração: (pedir antes quem tem motivos para a oração)
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Senhor Deus, tudo mais o que estiver dentro do nosso coração, nós te entregamos quando juntos oramos a oração que Jesus Cristo nos ensinou dizendo:
PAI NOSSO
Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ – destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde; Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; Que o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz. Que assim te abençoe o Trino Deus: Pai+Filho+Espírito Santo. Amém.

ENVIO
Vão em paz e, confiantes na ressurreição. Sirvam ao Senhor.

CANTO FINAL
Nº 59 – HPD 1 – Louvai a Deus em alta voz


Autor(a): Pa. Christa S. B. de Arruda
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 28 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 10
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 40743
REDE DE RECURSOS
+
Meu filho, escute o que o seu pai ensina e preste atenção no que a sua mãe diz. Os ensinamentos deles vão aperfeiçoar o seu caráter.
Provérbios 1.8-9
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br