Meditação: Tem alguém que cuida de nos!

04/07/2017

Eles [...] subiram no barco em que Jesus estava e foram com ele; [...]. De repente, começou a soprar um vento muito forte, e as ondas arrebentavam com tanta força em cima do barco, que ele já estava ficando cheio de água. Jesus estava dormindo na parte detrás do barco, com a cabeça numa almofada. Então os discípulos o acordaram e disseram: - Mestre! Nós vamos morrer! O senhor não se importa com isso? Então ele se levantou, falou duro com o vento e disse ao lago: - Silêncio! Fique quieto! O vento parou, e tudo ficou calmo. Aí ele perguntou: - Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé? Marcos 4, 36-40

O que é ser cristão? É confiar em Deus e deixar o resto para lá. Seguir a vida na certeza do poder do Deus amoroso. Jesus acabou de explicar isto nas parábolas que antecedem o texto. Falam da semente que é lançado e cai em vários lugares, da semente que cresce sozinha e só precisa de tempo e, que mesmo parecendo pequena como a semente da mostarda dará uma grande árvore. “Confie e dê um tempo.”

Logo em seguida os discípulos fracassam. Assustados pelas ondas, chegam a Jesus de forma irreverente: “Quer nos deixar morrer?” Eles sabem que são valiosos para Jesus. Só é possível cobrar algo quando se tem a certeza do próprio valor. E Jesus reage a altura com generosidade: Resolve o problema mesmo talvez achando que não havia necessidade. Faz isto mais porque não quis deixar os discípulos no desespero.

É muito importante perceber que Jesus não faz milagres a toa, mas de uma forma didática e que ele também tem limitações: A sua própria morte ele não pode impedir. Os milagres e a cruz devem se vistos em conjunto. Não é assim que basta ter fé e todos os problemas desaparecem num passe da mágica. Continuamos com limitações e precisamos confiar que a semente lançada crescerá e dará frutos.

Assim também a comunidade cristã participa da realidade da cruz de Cristo. Ela pode até decrescer – mesmo sendo fiel ao Senhor.

Mas ela também participa da sua generosidade e carinho por sua gente! Se Jesus acalmou a tempestade só por ter pena dos discípulos assustados, ele também pode operar milagres na comunidade aflita e preocupada.

Somos importantes para ele! Podemos ser irreverentes como os discípulos foram! O milagre dificilmente acorre em um clima de indiferença, mas sempre quando somos profundamente movido por uma paixão!

Wilhelm Nordmann


Autor(a): P. Guilherme Nordmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Vila Campo Grande - São Paulo-SP
Testamento: Novo / Livro: Marcos / Capitulo: 4 / Versículo Inicial: 35 / Versículo Final: 41
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 42951
REDE DE RECURSOS
+
Cristãos que oram são verdadeiros auxiliares e salvadores.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br