Lucas 13.31-35 - 2º Domingo na Quaresma - 21.02.2016

Caderno de Cultos 2016

21/02/2016

21/02/2016 – 2º DOMINGO DA QUARESMA
P.: Lc 13.13-35; L.B. Gn 15. 1-12; Fp 3.17-4.1
Ronald Celso Schwebel

ACOLHIDA
Segui-me, diz Cristo o Senhor, discípulos segui-me! Negai o mundo sedutor, Eu sou o Mestre, ouvi-me. A vossa própria cruz levai, as minhas obras imitai.

CANTO DE ENTRADA
...............
============================================

LITURGIA DE ABERTURA

SAUDAÇÃO
Leitura de Gênesis15.1-12
Estamos reunidos em culto para enaltecer o Nosso Deus, Pai Criador, Deus Filho o Salvador e Deus Espirito Santo o Consolador e isto não vem da nossa força e vontade própria, mas Deus por seu infinito amor por nós provoca isto.

CANTO DE INVOCAÇÃO
.................

CONFISSÃO DE PECADOS

ANUNCIO DO PERDÃO
Deus através de sua Palavra nos diz: “Se confessarmos os nossos pecados Ele é fiel e justo para nos perdoar e purificar de toda injustiça”. I João 1.9
A todos que confessam seus pecados com sinceridade, Ele os perdoará. Amém

KYRIE
Após termos recebido a graça do perdão, também olhemos aos que nos são próximos estendendo a mão aos que sofrem injustiça, portanto, sejamos instrumentos de Deus na vida destas pessoas.

Cantemos: Tem piedade de nós Senhor (3x)

Motivados pelo amor transformador de Deus, pela sua bondade, louvemos cantando juntos.
Glória ...

ORAÇÃO DO DIA
Obrigado Pai Celeste por cada pessoa que motivaste a estar neste culto que a Tua Palavra seja pregada de uma forma viva e eficaz. Envie o Teu Espírito Santo, para que a entendamos e, assim possamos colocá-la em prática em nosso dia a dia. Amém.
Cântico...

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Gênesis 15. 1-12
2ª Leitura Filipenses 3. 17 a 4.1
3ª Leitura (Pregação) Lucas 13.31-35

Cântico...
MENSAGEM Lucas 13.31-35
Introdução:
Você já recebeu daqueles telefonemas onde tentam te sufocar pelo terror. Há anos atrás recebi tal ligação, colocaram alguém na linha chorando dizendo ser meu filho e a voz era semelhante, desesperado clamava por socorro dizendo que iriam mata-lo. Queriam que eu depositasse R$ 20.000,00 em uma conta que iriam indicar, caso contrario o meu menino morreria. Minha esposa ouvindo isto, pegou outro telefone e ligou para o apartamento em Cuiabá, quem atendeu foi minha filha e a mãe perguntou cadê o Timy? Ao que ela e respondeu está aqui dormindo pois já era tarde da noite. Foi um trote, mas e o medo.
Tentaram fazer isto Jesus. Em nosso texto um grupo de fariseus vieram até Jesus e deram o seguinte recado: Jesus fuja daqui, porque Herodes quer te matar, e não eram gentios, mas os conhecedores da lei.

Jesus e o propósito do PAI
Jesus tinha bem claro em sua mente porque tinha sido enviado a esta terra:
Primeiro: Ele precisava treinar sua equipe para dar continuidade ao trabalho iniciado.
Segundo: Ele tinha que dar a Sua vida para resgatar a nossa, e isto teria que acontecer em Jerusalém, como anunciado pelos Profetas, e, então, Ele diz aos fariseus que vieram lhe aconselhar: “Voltem e digam àquela raposa (Herodes) que Hoje, Amanhã expulso demônios, curo enfermos e no Terceiro dia vou concluir a tarefa que o Pai me designou. Portanto caminhar Hoje, Amanhã e Depois. Jesus não ficou com medo da ameaça recebida, pois estava bem claro em sua mente o que o PAI tinha lhe designado, e determinou: Eu vou em frente, tenho essa tarefa a cumprir, e não posso pular nenhuma etapa, todas precisam ser Vencidas. Jesus não arredou o pé, estava determinado a cumprir sua responsabilidade, Jesus não se deixou intimidar, não se acovardou diante das ameaças proferidas pelos Fariseus.

O Propósito de DEUS para Conosco
Em Gênesis1.26 (Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra.) Vemos em primeira instância que Deus criou o homem, Ele o criou a Sua imagem e semelhança (legal isto!...) isto me diz que Deus não é invisível, mas se retrata em nós (que responsabilidade!).
E em Gênesis 2.15 (Tomou, pois, o Senhor Deus e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e guardar.) Ali Deus determina o Propósito nº 01, ... após cria-lo o colocou no enorme jardim para o “Cuidar e Guardar”. O Segundo Propósito de Deus para com a nossa vida está bem claro em Mateus 28.19,20, Ide (enquanto estás indo, vivendo...) fazei discípulos, ensinando-os... , a segunda Tarefa que Deus designa é dar continuidade a obra iniciada por Jesus...Fazer discípulos para Ensinar e Batizar pessoas, assim estaremos colocando em prática o que o apóstolo Paulo escreveu em Filipenses 3.17, ele fala em ser pais agem, o discípulo segue a seu mestre.

Combater os ataques das “Raposas”
Quando temos bem claro em nossa mente para que fomos escolhidos, criados, se torna mais fácil nos defendermos do ataque das “raposas”, dos “trotes” que procuram nos acovardar diante de qualquer obstáculo ou desafio que vem à nossa frente para realizar.
Hoje em dia um dos obstáculos que enfrentamos no cotidiano das comunidades, é o imenso mercado religioso, as ofertas miraculosas que iludem muitos de nossos membros, colocando dúvidas em suas cabeças, com chavões como: Vem para minha Igreja que aqui tu resolves teu problema financeiro, matrimonial, familiar, já outras com a teologia da prosperidade oferecendo a promessa de riqueza rápida, dinheiro fácil e usam o marketing colocando pessoas para testemunharem dizendo: “eu era infeliz e pobre... vim para essa igreja e, hoje tenho esta mansão, carro importado, meus negócios prosperaram, sou feliz, etc. Mas eu pergunto: É isto que Jesus pregou? Ele disse: Se você está a fim de me seguir tome a sua cruz e siga-me. Tem muitas pessoas que acham que mudando de igreja vão resolver seus problemas, estão enganados porque a Igreja é formada de pessoas imperfeitas e estão em toda parte como você e eu.
O P. Bonhoeffer (que não negou a Jesus durante a segunda guerra mundial) em seu livro Vida em Comunhão escreve: “Quanto mais cedo desistirmos da ilusão de que a Igreja deve ser perfeita para que a amemos, mais cedo deixaremos de fingir e admitiremos que somos todos imperfeitos e precisamos da Graça Divina.

Conclusão
“Quantas vezes eu quis reunir os teus filhos como a galinha junta seus pintinhos debaixo de suas asas”... esta declaração nos parece uma fotografia de comunidade. Este é o desejo de Cristo, que vivamos em Comunhão: agregar, ajuntar, acolher, abraçar, receber, amar em nossa Comunidade.
Quando os obstáculos em nossas comunidades aparecerem, olhe para o céu e comece a contar as estrelas, se é que vais conseguir... será assim a tua posteridade, conforme Gênesis 15:5 , creia firmemente nos Propósitos que Deus tem para a sua Vida aqui na Terra. De nada adiante pular de galho em galho, todas as Igrejas são formadas por pecadores, e que carecem da Glória de Deus. Ame a tua Comunidade e prontifique-se com os seus dons a servir nela honrando assim a Jesus Cristo. Ame a tua Igreja.
É triste muitas vezes constatar que é verdade o que Paulo quando se refere a Cristãos canibais conforme Gálatas 5.15 “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede que não sejais mutuamente destruídos”.
As maiores feridas muitas vezes em nossas comunidades são causadas por ovelhas e não por lobos. Mas se olharmos para as estrelas que Deus criou, mesmo que nos perdermos na contagens das bençãos que já recebemos dentro de nossa Comunidade lembremos que como o número de estrelas será nossa posteridade como filhos do DEUS VIVO.
Amém.

Cântico HPD 1 - 161 Em nada ponho a minha fé.

Confissão de fé

Cântico HPD 1 - 244 Graças Senhor eu Rendo muitas graças

Avisos
Próximo Culto...............................................................................
Destino da Oferta..........................................................................
Oferta do último Culto........................Para...................................
Aniversariantes........................................................................

Oração de Intercessão
Motivos de Oração.....................................................................
....................................................................................................
....................................................................................................
Senhor agradecemos pela Palavra pregada pelo chamamento e motivação que ela provoca em nós, fortalece-nos pelo Teu poder e que a coloquemos em prática.
Obrigado pelas ofertas, abençoe dádiva e doadores, para que elas sirvam para construir o Teu reino e divulgar o Teu amor, e, ensina-nos a viver uma fé autêntica.
Colocamos diante de ti todos os pedidos de oração e também pelos motivos de gratidão pela maneira que intercedeste na vida destas pessoas.

Pai Nosso

Cântico – Tempo de despedida.

Bênção
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti. Que o Senhor tenha misericórdia de ti e te dê a paz. Amém
Envio
Ide na Paz do Senhor, servindo a Ele com amor e fidelidade.

Canto Final – HPD 1 – 184 Vamos nós trabalhar ajudados...

 

 

 

 

 


 


Autor(a): Ronald Celso Schwebel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 2º Domingo na Quaresma
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 31 / Versículo Final: 35
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2016
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 36425
REDE DE RECURSOS
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br