Ler é importante

01/12/2000

Ler é importante

A pessoa se liberta através da cultura, acentua o psicanalista porto-alegrense José Outeiral. Por isso é muito importante estimular a leitura entre as crianças e os jovens, e também entre os adultos, acrescenta. Além de psicanalista, Outeiral é autor de uma dezena de livros em sua especialidade. Pela Editora Sinodal ele publicou recentemente Drogas — uma conversa difícil, necessária e urgente, direcionado para a juventude. Outeiral formou-se em medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Posteriormente, especializou-se em psiquiatria. Além da formação médica e psiquiátrica, é psicanalista e, como tal, membro titular da International Psychoanalytical Association.


AE: Qual foi seu primeiro livro?

Outeiral: Meu primeiro livro chama-se Infância e Adolescência e foi publicado em 1982.

AE: Por que você decidiu ser um escritor?

Outeiral: Penso que pela necessidade de buscar uma comunicação e elaborar minhas ideias escrevendo.

AE: Como nascem seus livros?

Outeiral: Vou escrevendo um texto, um copião, uma ideia básica, e sobre esta vou trabalhando várias vezes. Depois deixo-a de lado por algum tempo. Mais tarde, releio e reescrevo. Na verdade, quando publico, percebo que o texto ainda comportaria modificações. Um escrito nunca ficará totalmente pronto, já que nossas ideias estão sempre se modificando e evoluindo.

AE: Vale a pena ser um escritor?

Outeiral: Lógico! Estou no décimo livro e tenho outros em andamento, e ainda alguns em ideias.

AE: Mantém contato pessoal com seus leitores?

Outeiral: Sim. É uma experiência muito gratificante. Os leitores conversam comigo em congressos sobre os textos e me trazem sugestões e ideias que não me haviam ocorrido e enriquecem minha compreensão. É um diálogo vivo.

AE: Tem alguma experiência inusitada como escritor?

Outeiral: É interessante perceber que as pessoas têm ideias de como é o escritor, inclusive fisicamente, e se surpreendem quando o conhecem realmente, ao vivo.

AE: Seus livros têm sido um apoio na sua atividade profissional?

Outeiral: Meus livros ajudam-me a elaborar melhor minhas ideias e, por isso, são muito importantes.

AE: Tem algum projeto novo?

Outeiral: Tenho dois projetos: um livro sobre Adolescência: modernidade e pós-modernidade e um livro dedicado ao processo de ensino-aprendizagem. Estão praticamente prontos.

AE: Como o senhor vê o futuro da literatura no Brasil?

Outeiral: A literatura no Brasil tem crescido, mas pode crescer muito mais. Temos que estimular a leitura entre as crianças e os jovens, assim como entre os adultos. A pessoa se liberta através da cultura.


 

Entrevista realizada por Rui L. Bender em maio de 2000


Voltar ao índice do Anuário Evangélico - 2001
 


Autor(a): Rui Bender
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2001 / Editora: Editora Sinodal / Ano: 2000
ID: 32999
REDE DE RECURSOS
+
Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br