João 14.15-21 - 6º Domingo da Páscoa - 21.05.2017

Caderno de Cultos 2017

21/05/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Saudamos os irmãos e as irmãs com a Graça e a paz, do nosso Senhor Jesus Cristo.
Sejam tod@s bem-vind@s a este culto e prestemos culto ao nosso Deus com alegria.
Damos as boas-vindas a todos/as irmãos/ãs em Cristo, em especial acolhemos aqueles/as que são nossos convidados/as.

CANTO DE ENTRADA
Nº 333 - Hinário HPD2 – Estamos Aqui Senhor

SAUDAÇÃO
Nos reunimos e celebramos este culto em nome do Trino Deus: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº 367 - Hinário HPD2 – Envia Teu Espírito, Senhor

CONFISSÃO DE PECADOS
(Momento de silêncio)
Senhor, para sermos sinceros diante de Ti, precisamos reconhecer e confessar que somos por natureza pecadores. Cometemos pecados por pensamentos, palavras, ações e omissões. Nem sempre obedecemos aos teus mandamentos e por isso não cumprimos a Tua Santa vontade. Tem misericórdia de nós, Senhor e concede-nos o Teu perdão para que tenhamos a alegria renovada. Por Jesus Cristo nosso advogado fiel, pedimos declara-nos justos diante de ti, única e exclusivamente por tua Graça imerecida. Amém!!!

ANÚNCIO DO PERDÃO
Enquanto não confessei o meu pecado, eu me cansava, chorando o dia inteiro... Então eu te confessei o meu pecado e não escondi a minha maldade. Resolvi confessar tudo a ti, e tu perdoaste todos os meus pecados (Sl 32.3-5). Confiantes nesta palavra A todos/as que sinceramente confessam seus pecados, vos declaro que seus pecados estão perdoados em nome do Pai, Filho e Espírito Santo. Amém.

KYRIE
Muitas pessoas vivem “na sobra do vale da morte” e não conhecem a misericórdia e o perdão de Deus. Por isso, cantemos a Deus clamando pelas dores deste mundo...
Hino: Pelas dores deste mundo... (http://www.luteranos.com.br/conteudo/pelas-dores-deste-mundo-o-senhor)

GLÓRIA IN EXCELSIS
Nº 320 - Hinário HPD2 – Espírito Santo de Deus

ORAÇÃO DO DIA
Querido Jesus, queremos agora abrir a tua palavra e pedimos-te. Ajuda-nos a compreender esta palavra e concede-nos a sabedoria que vem dos altos Céus. Que teu Santo Espírito nos ensine a ti servir, assim como cantamos no hino anterior. Ajuda-nos a vivermos em obediência aos teus mandamentos. Ensina-nos a amar-te! Ensina-nos a amar a nós mesmos e ao nosso próximo. Que assim o mundo se renove com a esperança da Tua ressurreição. Chei@s, de fé permita-nos dar testemunho que tu és o nosso Deus e que cremos em tua santa palavra. Por Jesus nosso Senhor é que oramos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Salmo 66.8-20;
2ª Leitura Bíblica: 1Pedro 3.13-22;

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 367 – Hinário HPD2 – Envia Teu Espírito Senhor

3ª Leitura Bíblica: João 14.15-21


PREGAÇÃO

Para João há uma só forma de provar o amor: a obediência. Jesus demonstrou seu amor a Deus sendo obediente. Nós devemos mostrar nosso amor por Jesus mediante essa mesma obediência.
No entendimento do apóstolo João, amor não é um simples sentimento ou uma emoção. O amor verdadeiro se revela na obediência. Muitas pessoas juram amor com palavras bonitas, mas, ao mesmo tempo, provocam dor e despedaçam o coração da pessoa amada. Crianças e jovens afirmam com toda certeza que amam a seus pais, mas lhes causam dor. Há maridos que dizem amar a suas esposas (e esposas que dizem amar a seus maridos), mas na hora da raiva os fazem sofrer.
Para Jesus, o amor autêntico não é algo fácil. O amor verdadeiro só se comprova na obediência. E não é possível ser cristão, sem a ajuda do Espírito Santo. Por isso, Jesus nos envia o Espírito Consolador, que pode também ser traduzido por Espírito Ajudante.
Entre os gregos um “Ajudador/Consolador”, podia ter pelo menos quatro funções: 1) ser uma pessoa testemunha a favor de alguém em um tribunal; 2) podia ser um advogado que defendia uma causa quando o acusado tinha possibilidades de receber uma pena muito grave; 3) podia ser um perito que aconselhava sobre alguma situação difícil; 4) podia ser uma pessoa a quem se chamava para alentar e infundir coragem a um batalhão de soldados, que se sentiam deprimidos e desencorajados. Em todos os casos, um “Ajudador/Consolador”, é alguém a quem se chamava para prestar ajuda quando as pessoas tinham problemas e estavam sumindo na tristeza, na dúvida ou na confusão.
O Espírito vem a nós para tirar o desânimo e nos animar a enfrentar os desafios da vida. A vida derrotada passa a ser substituída por uma vida vitoriosa na companhia do Espírito Santo. Por isso Jesus disse: A tarefa será dura e difícil. Só poderá ser realizada se vocês forem capacitados pelo Ajudador que lhes será enviado. Ele lhes mostrará o que devem fazer para enfrentar a batalha da verdade – o mundo não o conhece, nem o receberá (v.16-17).
Ao falar do mundo, João se refere ao grupo de pessoas que vivem como se Deus não existisse. Essa gente que, ao organizar suas vidas, deixam Deus de lado por considerá-lo inadequado. Para nós que cremos, fica a dica de Jesus: só podemos ver aquilo que o Espírito Ajudador, nos capacita a enxergar! E a maior obra do Espírito é nos fazer enxergar que Cristo é a única e absoluta verdade: *Um astrônomo verá muito mais coisas no céu que um homem comum. *Um botânico verá muito mais em qualquer planta que alguém que não sabe nada de botânica. *Um médico descobrirá muito mais coisas ao observar um paciente do que uma pessoa que não está capacitada. *Alguém que entende de arte verá muito mais em um quadro que uma pessoa ignorante nesse campo. *Alguém que sabe um pouco de música encontrará muitas mais coisas em uma sinfonia que outra pessoa que não sabe nada sobre esse tema.
Em qualquer ocasião, o que vemos e experimentamos depende da capacitação que recebemos do Espírito Ajudador. Uma pessoa que eliminou Deus de sua vida, nunca dispõe de um momento durante o dia para atender a Deus e ouvi-lo. Consideraria que fazer algo assim seria uma perda de tempo.
Só podemos receber o Espírito Santo se o esperarmos em silêncio. Por isso devemos orar com bom ânimo pedindo que o Espírito venha a nós! As pessoas no mundo estão muito ocupadas para deixar o Espírito Santo penetrar nelas. E o Espírito, não derruba as portas do coração de ninguém... Ele espera até a pessoa aceitar recebê-lo.
Como você (irmão e irmã), tem vivido? Tirar um tempo para Deus agir em sua vida, tem sido um exercício diário ou você também considera uma perda de tempo (ler a Bíblia, orar, participar nos cultos)?
Lembre-se: a melhor forma de demostrar amor é a obediência. Amar não é apenas dizer palavras bonitas... amar de verdade só é possível se recebermos a ajuda do Espírito Santo. Dedique uma parte do seu tempo barulhento e apressado para Deus. No silencio e na oração você será capacitad@ a vencer suas lutas diárias. O Espírito Ajudador está pronto para te capacitar, mas Ele não entrará em sua vida, se você não permitir.
Que Deus nos ajude a vivermos em obediência, capacita@s pelo agir do Espírito Ajudador. Que sejamos tod@s, missionári@s que vivem e anunciam o verdadeiro amor, para a Glória de Deus Pai. Amém!!!

HINO
Nº 437 - Hinário HPD2 – Quando o Espírito de Deus Soprou

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta à palavra da pregação, confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico...

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Nº 413 - Hinário HPD2 – Senhor se Tu me Chamas

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:

1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
7._______________________________________________________
8._______________________________________________________

PAI NOSSO
Pai nosso ...


LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Que o Senhor te abençoe a te guarde. Que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre vós e tenha misericórdia de vós. O Senhor sobre vós levante o seu rosto e te dê a paz. Amém!

ENVIO
Que sirvamos ao nosso Deus todos os dias e estejamos dispostos à sermos missionári@s, dando testemunho que Jesus é a verdade. Que sejamos todo@s capacitad@s pelo Espírito Santo Ajudador/Consolador. Uma abençoada semana a tod@s. Amém!

CANTO FINAL
Nº 378 - Hinário HPD2 –Abençoe-vos o Deus
 


Autor(a): Miss. Alexsandro Gonçalves Coelho
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Páscoa
Perfil do Domingo: 6º Domingo da Páscoa
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 14 / Versículo Inicial: 15 / Versículo Final: 21
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 40748
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br