Igreja, parabéns a você!

15/05/2018

   Neste país onde a igreja católica romana é maioritária, defronto-me cada tanto com a seguinte ideia: “a igreja luterana foi fundada por Martin Lutero”. Esse pensamento toma em conta duas afirmações: a igreja luterana surgiu do nada no século 16 e Lutero tinha poder suficiente para sozinho fundar uma igreja. Mas, essas afirmações são incorretas. O monge e professor universitário Lutero não tinha se quer o poder suficiente para criar uma instituição eclesial. A igreja foi reformada, ou seja, simplesmente foram adequados certos aspectos que careciam de reforma. A Igreja como tal já existia muitos séculos antes de Lutero sequer ser concebido. Por isso, a igreja luterana não nasceu com Lutero.
   A igreja de confissão luterana teve o seu nascedouro 50 dias após a ressurreição de Jesus Cristo. Assim também a igreja católica apostólica romana, a igreja anglicana, a igreja presbiteriana e todas as outras denominações que fazem parte da Igreja - o Corpo de Cristo. A festa de Pentecostes é a data de nascimento de toda e qualquer instituição que queira chamar-se igreja. Esse é o nosso legado comum e por isso justamente o devemos lembrar em nossas ações cristãs.
   Pentecostes celebra a vinda do Espírito Santo sobre os apóstolos e o surgimento de uma comunidade de fé ao redor da mensagem pregada e vivida por Jesus Cristo. Dessa primeira comunidade cristã surgiram as demais. Nós, como Paróquia Bom Samaritano, somos herdeiros e herdeiras dessa primeira reunião de crentes que o Espírito Santo fez. Podemos e devemos aprender com essas pessoas a firmar-nos em nossa fé diante dos desafios que o contexto nos dá. Olhemos como esses crentes encontravam soluções para permanecerem juntos e por esse testemunho cada dia mais pessoas eram tornadas discípulas de Jesus Cristo.
   É necessário sempre lembrar que o Espírito Santo naquele dia de Pentecostes foi quem fundou a Igreja, também a igreja de confissão luterana. Se lembramos disso, podemos estar tranquilos de saber que não é criação humana, mas foi Deus quem nos deu a possibilidade de acreditar e fazer parte de um corpo. Ao viver nossa vida de fé somos convidados a não esquecer disso.
 


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 47249
REDE DE RECURSOS
+
Ó Senhor Deus, o teu amor chega até o céu e a tua fidelidade vai até as nuvens. A tua justiça é firme como as grandes montanhas e os teus julgamentos são profundos como o mar.
Salmo 36.5-6
© Copyright 2018 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br