Estatística IECLB

Estatística 2017 - Ano-Base 2016

Estatística a serviço do Planejamento Missionário

A estatística da IECLB é informação básica para os planejamentos das ações missionárias á nível local, sinodal e nacional”.

Um dos desafios da caminhada da igreja é qualificar o desenvolvimento da coleta dos dados estatísticos para que assim se possa ter um melhor instrumento a ser usado no Planejamento das ações missionárias.

Quando ouvimos a palavra estatística, na maioria das vezes somos tomados por uma série de sentimentos, em sua maioria não são sentimentos bons. Sentimos uma certa aversão a “fazer estatística”. Mas a verdade é que para podermos planejar nossa ação missionária temos que nos conhecer, isto é: saber quem somos, quantos somos e onde estamos. A Estatística é uma ciência que aprende a partir dos dados. Muito do que se fala hoje envolve estatísticas. Muitos de nós que estamos em cargos de direção em nossas comunidades já tivemos contato com o fazer estatística. As estatísticas nos oferecem uma visão essencial para determinar quais dados são necessários para estabelecer nossas ações missionárias, podendo nos auxiliar a solucionar problemas por meio de técnicas e métodos de forma investigativa. As estatísticas da IECLB 2016, ano base 2015 apontaram que somos uma igreja de 666.309 membros, que em sua grande maioria, residem em cidades de até 50 mil habitantes. Os dados estatísticos mostram também que avançamos no crescimento do envolvimento das lideranças no acompanhamento aos processos de decisão, com maior participação das mulheres. Temos uma grande riqueza teológica e um modelo eclesiológico participativo.

Nos processos de analise da nossa caminhada como Igreja, os “momentos de avalição/monitoramento” precisam estar bem conectados. Quando planejamos nossas ações missionárias, estabelecemos metas realistas, definimos planos, tomamos decisões equilibradas.

Neste ano de 2017 a IECLB lança um aplicativo para a coleta de dados estatísticos. As Comunidades, Paróquias e Sínodos poderão acessar o aplicativo e preencher a planilha estatística on-line. Assim que uma comunidade tem seus dados salvos no sistema, a paróquia e o sínodo poderão ter acesso aos dados informados. Pelo fato de todas as coletas estarem centralizadas, o processo de exportação de dados para compor os resultados da coleta será mais ágil.

Teremos assim, mais precisão nas informações coletadas e qualificaremos os processos de análise dos dados.

Período de coleta de dados estatatísticos: 15 de maio a 31 de agosto de 2017

Para acessar o aplicativo clique em: Estatísticas da IECLB.

Veja também os formulários em anexo.

EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+
Foi assim que Deus mostrou o seu amor por nós: Ele mandou o seu único Filho ao mundo para que pudéssemos ter vida por meio dele.
1João 4.9
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br