Efésios 5.8-14 - 4º Domingo na Quaresma - 26.03.17

Caderno de Cultos 2017

26/03/2017

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Bom dia a todos/as! Sejam bem-vindos/as. Como é bom estarmos aqui hoje reunidos para celebrarmos o nosso culto. Hoje estamos no Quarto Domingo na Quaresma. Jesus Cristo nos diz: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, terá a luz da vida”. (Jo 8.12 )

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Jesus, pastor amado!
Hino 117 –
Ou: Nº ____________________________________________________

SAUDAÇÃO
Aqui hoje, enquanto comunidade de filhos e filhas de Deus, enquanto Igreja de Jesus Cristo, não nos reunimos em nosso nome, mas no nome do trino Deus, que é Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Vem, Espírito Divino
HPD 85
Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Bondoso Deus, Tu o sabes quanto somos falhos em fazer Tua vontade. O quanto falhamos Contigo e também com o nosso irmão. Contigo ao negligenciarmos a oração e a leitura de sua Palavra. Com nosso semelhante, ao não pedirmos e também não liberarmos o perdão. Pai de bondade é misericórdia, Tu sabes que não temos outra coisa a trazer a Ti, não ser tudo aquilo que nos pesa, nos machuca e nos oprime. Livra-nos deste peso Óh Pai de Amor! Dai-nos o descanso que só o Seu Perdão pode nos dar.

ANÚNCIO DO PERDÃO
O profeta Miquéias menciona que Deus ao perdoar nosso pecado e o atira no fundo do mar. Ele vira esta página e está disposto a um novo começo comigo e contigo. Por isso, se você confessou verdadeiramente as suas falhas a Este Deus, eu lhe anuncio agora o Perdão a absolvição pelos seus (nossos) pecados. Em nome do Pai, o Filho e o Espírito Santo. Amém!

KYRIE
Agradecidos pelo perdão recebido, somos desafiados a olharmos a nossa volta, e vermos as inúmeras situações de dor e sofrimento. Ao cantarmos o próximo hino, nos colocamos ao lado destas pessoas, e clamamos pela misericórdia de Deus.
Cantamos: Pelas dores deste mundo ó Senhor


GLÓRIA IN EXCELSIS
Glória in excelsis.

ORAÇÃO DO DIA
Deus Eterno, agradecemos-te pelo perdão recebido. Abrimos nossos corações e mentes neste momento para receber a tua Palavra. Dá-nos o alimento que necessitamos. Fortalece-nos para este novo ano que começa. Fala conosco, Senhor. Assim, oramos em nome de Cristo, Amém!

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS

1ª 1 Samuel 16.1-13

2ª João 9.1-41

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
A tua palavra é semente
Hino 380

PREGAÇÃO
Efésios 5.8-14

No texto para a nossa reflexão no dia de hoje, o apóstolo Paulo aponta para uma um tema recorrente na Sagrada Escritura, a saber: a Luz (como algo bom) contra as Trevas (como algo mal). Chega a ser formidável, o quanto este texto de Efésios 5.8-14 nos lembra as palavras de Jesus no evangelho de Mateus, quando Jesus diz aos discípulos durante o Sermão do Monte: Vocês são a luz do mundo. (Mt 5.14). Mas antes de qualquer coisa, ao abordar este tema de Luz em meio a um mundo de escuridão, Paulo nos recorda as palavras de Jesus, mas também nos faz um convite.
Um convite para que, estando nós em Cristo, sejamos também como luzes que orientam e iluminam tudo a nossa volta. É verdade que não como alguém que tem luz própria, mas como alguém recebendo de Cristo o seu Amor, sua Misericórdia e seu Perdão, se sente convidado a também partilhar isso com o próximo, a partilhar esta luz que É Cristo.
Que angustiante é, quando por algum motivo, estamos em casa e de repente a luz vem a faltar, aquele local que antes parecia completamente seguro e inofensivo, de uma hora para outra passa a ser um completo desconhecido e por vezes assustador. Os passos de quem caminha no escuro ficam mais cautelosos, a respiração mais devagar e os ouvidos mais atentos, afinal, nunca sabemos quando podemos errar o cálculo e acertar alguma parede ou algum móvel que está em nosso caminho. Apesar de todo o cuidado, é verdade que a nossa tranquilidade só retorna quando conseguimos encontrar alguma vela, ou algo que nos traga um pouco de luz e consequentemente um pouco de orientação.
Em poucas palavras, é exatamente isto, nós somos chamados a sermos Luz em um cada vez mais escuro, opaco e sem sentido. Sabemos que esta está longe de ser uma tarefa fácil, pois em qualquer direção que olhamos o mundo parece estar desabando. Mas nós sabemos também que não estamos sozinhos, não fomos abandonados aqui à mercê de nossa própria sorte. Em diversas ocasiões, Jesus nos dá garantias que está conosco. Mesmo quando não nos damos conta disso.
Para concluir, gostaria de lhes contar uma pequena estória. Em uma certa ocasião, um professor desafiou seus alunos. O desafio consistia que os alunos conseguissem ocupar todo o espaço da sala com apenas um objeto. Apenas Um. Os alunos acharam aquilo absurdo, pois seria impossível tal feito. Porém, num certo dia, um daqueles alunos chegou na sala de aula e começou a fechar todas as janelas e, isso fez com que toda a sala ficasse numa completa escuridão. Em seguida este aluno tirou de dentro da mochila que trazia consigo, uma vela e um isqueiro. Logo após acender a vela naquela sala escura, a luz que irradia da vela, logo vai tomando conta de todos os recantos da sala. Frente a isto, o professor não tem escolha, a não ser, declarar o desafio concluído e parabenizar o aluno.
Percebe-se a semelhança entre a estória da vela e a nossa caminhada enquanto filhos e filhas de Deus, chamados a sermos Luz para este mundo? A sermos Luz não só para aquelas pessoas que estão distantes, mas também e principalmente para aquelas que estão próximas a nós: pai, mãe; esposo, esposa; amigos, da faculdade ou do trabalho.... Enfim as possibilidades são inúmeras, assim como são variados os modos de se cumprir este mandamento. Somos Luz para outros, quando vos levamos uma palavra de carinho, de conforto, quando somos canais de perdão; quando nos predispomos a ouvir o outro, mesmo quando não conseguimos dizer nada; quando o acolhemos em nosso abraço e em nossas preces.
Irmãos e irmãs, também conosco, por vezes, as coisas não vão tão bem. Por mais que queiramos, em muitas ocasiões, não conseguimos ser os melhores filhos e filhas; por mais que se tente, eu como marido ou esposa, não consigo melhorar. E a coisa vai pesando cada vez mais e eu me sentindo cada vez mais no escuro. A ponto de muitas vezes chegar a pensar que, nem para Deus eu tenho jeito. Estamos no tempo de Quaresma meus irmãos e irmãs, tempo este que nos recordamos e nos preparamos para a Paixão, morte e Ressurreição de nosso Senhor. Tempo este, que nos lembramos, que ELE tomou este caminho por amor a mim e a ti, para que não tivéssemos nunca mais de caminhar no escuro. Por fim, tenhamos sempre a certeza de que Luz de Cristo vem ao nosso encontro e ilumina o nosso ser e tudo a nossa volta, assim como aquela vela iluminou aquela sala escura. É ISTO o que nos move, é NISTO o que cremos e por ISTO agradecemos. AMÉM

HINO

Caminhamos pela Luz de Deus
Hino 463

CONFISSÃO DE FÉ
Após ouvirmos e meditarmos na Palavra de Deus, juntos confessamos nossa fé com as palavras do Credo Apostólico:

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
Senhor, eu quero amar-te
Hino 452

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

PAI NOSSO
Levantar pedidos de intercessão e/ou agradecimentos.
Oremos: Senhor Deus, Graças te rendemos pois por mais que em muitas situações, tudo parece ficar escuro e confuso, Tu estas conosco. Fazei-nos Senhor Deus, cada vez mais sensíveis também ao meu próximo. Que consigamos ser luz, amparo e alento a todos a nossa volta. Tudo o mais que não conseguimos expressar aqui, agora o fazemos na oração que o próprio Jesus nos ensinou, dizendo:

Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
O Senhor te abençoe e te guarde;
O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericórdia de ti;
O Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.

ENVIO
Ide na Paz do Senhor, e sirvam a Ele com Alegria. Amém

CANTO FINAL
Cuida bem, Senhor
Hino (?)
 


Autor(a): Leonardo Graef
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 4º Domingo na Quaresma
Testamento: Novo / Livro: Efésios / Capitulo: 5 / Versículo Inicial: 8 / Versículo Final: 14
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2017
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 40738
REDE DE RECURSOS
+
Em todo o universo, não há nada que possa nos separar do amor de Deus, que é nosso por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor.
Romanos 8.39
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br