Deus promete e mantém

Senhas diárias

19/04/2018

Essa promessa sempre acompanhou o povo de Israel. Deus nunca desistiu de proteger seu povo e a cidade de Jerusalém, que era a capital o símbolo do país. Muitas vezes deixou que fosse invadida e o povo escravizado, mas seu cuidado retornava. Pela boca de Isaías a promessa se restabelece. A figura usada é a da proteção de uma ave sobre seu ninho. Ela é própria e pertinente, pois o olhar de Deus está sobre o mundo e com isto também sobre a cidade. Deus tudo vê e nada está fora do alcance de sua visão. O povo deveria confiar, e entregar-se às mãos de Deus, pois o Senhor renovou sua promessa tantas vezes e manteve sua mão sobre este povo. Ao confiar, o povo deveria mostrar esta confiança obedecendo os mandamentos e a vontade de Deus. Isso alegraria o Senhor e reafirmaria o desejo de ser povo exclusivo de Deus. A promessa de Deus estava ligada à obediência do povo, pois o Senhor afirma que salvarei a cidade e livrarei o meu povo. Sempre que o povo deixou de ser povo de Deus, os males sobrevieram sobre ele.
Na carta a Timóteo, Paulo reafirma esse cuidado de Jesus sobre os seus. Deus colocou Cristo como fundamento da fé e da vida da igreja. Ele é o alicerce sobre o qual o Senhor constrói a vida de sua igreja e cuida de cada um de nós. Em Jesus, Deus conhece todos os que são dele e sobre eles põe sua mão de cuidado e proteção. Nada pode abalar este fundamento, pois sobre Jesus, o Cristo, o Pai colocou a salvação do mundo e não pode ser mudado. Também nós podemos e devemos confiar neste fundamento e viver segundo os propósitos de Cristo Jesus. Façamos isso. 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 46879
REDE DE RECURSOS
+
Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome: proclamai a sua salvação, dia após dia.
Salmo 96.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br