Deus, Criação e Mudanças Climáticas

Apresentação

10/03/2010

Cada vez com mais frequência e intensidade, temos testemunhado sofrimento e morte causados por violentas mudanças climáticas. Lugares próximos ou distantes têm sido atingidos por tempestades e intempéries que trazem grande prejuízo pessoal, social e econômico. Muitas comunidades da IECLB têm sido vítimas destas catástrofes.

Apesar de existirem várias teorias que tentam explicar tais fenômenos, é possível afirmar que a ação humana, centrada numa visão de desenvolvimento voltado para o crescimento ilimitado e tendo o lucro como seu principal objetivo tem incidido crescente e negativamente nas condições climáticas. Em vez de se entender como parte da própria natureza, boa Criação de Deus, e responsável pelo seu cuidado, o ser humano tem se distanciado mais e mais do restante da natureza, transformando-a em objeto de exploração. Assim, a natureza passa ser entendida como um mero recurso, algo que pode ser simplesmente tomado, utilizado, poluído, destruído.

Exatamente o oposto daquilo que deveria ser. No relato da criação, encontrado na Bíblia, no primeiro capítulo de Gênesis, Deus cria tudo que existe em seis dias, e no sétimo descansa. Deduz-se então que o auge da Criação é o sétimo dia, ou seja, o dia do descanso, o dia da harmonia, o dia santificado e abençoado por Deus, do qual usufrui não apenas o ser humano, mas a criação inteira.

Preocupadas com a situação de ameaça à vida no nosso planeta, igrejas-membro da Federação Luterana Mundial convidam seus integrantes a refletir sobre Deus, Criação e Mudanças Climáticas. Este caderno de estudos que entregamos em suas mãos quer levantar perguntas, suscitar debates e convocar à ação no que diz respeito à nossa responsabilidade ética diante da Criação de Deus.

Esperamos que o Espírito de Deus, que pairava por sobre as águas já antes da criação, nos motive a colocar nossa criatividade, nossos dons, nossos talentos e nossos recursos no trabalho de resgate ao respeito para com a criação. Queremos colocar a vida, e não lucro e bens, em primeiro lugar.

Março de 2010

Walter Altmann
Pastor Presidente

 

Autor(a): Federação Luterana Mundial
Âmbito: IECLB
Área: Sustentabilidade / Nível: Sustentabilidade - Justiça socioambiental / Instância Nacional: Presidência
Título da publicação: Deus, Criação e Mudanças Climáticas / Editora: Contexto Gráfica / Ano: 2010
Natureza do Texto: Publicação
Perfil do Texto: Livro
ID: 75
REDE DE RECURSOS
+
Todas as coisas foram criadas por Ele e tudo existe por meio dele e para Ele. Glória a Deus para sempre! Amém!
Romanos 11.36
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br