Cuidar da missão e da casa do Senhor

Senhas diárias

04/01/2019

O templo, hoje a Igreja prédio, era o local de reunião da comunidade em Jerusalém para prestar culto ao Senhor, oferecer os sacrifícios necessário, na época, e lugar de expressar todo o louvor, gratidão e também para aprender sobre a palavra de Deus. Porém, o prédio havia sido destruído pelos babilônios e estava em ruínas. Os moradores da região, bem como de outras partes do país, driblando suas próprias dificuldades, estavam vivendo e cuidando de seus bens e propriedades, alguns com muitas posses, mas não estavam fazendo qualquer esforço para que o templo fosse reconstruído. Faziam suas festas e gastavam com tantas coisas, mas não se importavam com a ruína da casa de Deus. Assim, Deus estava sem sua casa e não havia local para cultuar o Senhor. O profeta Ageu denuncia esta negligência e diz que o Senhor estava indignado com este abandono e por isso estava causando males ao povo com o intuito de chamar a atenção para a importância de reerguer o prédio e de manter a vida no Templo, que era a sua casa. As duas dimensões precisam caminhar juntas, pois na verdade são duas partes de uma vida só.
O apóstolo Paulo exorta a que os romanos cuidem de sua vida pessoal, sua vida diária, mas chama a atenção para o trabalho na seara do Senhor que é feito em meio às tantas atividades que temos no dia a dia. O testemunho público da fé precisa acontecer em cada momento, para que Jesus seja cada vez mais conhecido e adorado com Senhor. Assim como trabalhamos para manter a vida pessoal, também precisamos trabalhar para que a fé se estabeleça mais e mais. A vida comunitária é parte integrante da nossa vida e não podemos viver sem ela. Assim, as necessidades da estrutura comunitária precisam ser supridas para estarem em pleno funcionamento todas as vezes que a comunidade precisar ou querer as atividades concernentes à vivência de fé, bem como buscar o Senhor em conjunto. O mesmo esforço para manter a vida pessoal e diária deve ser dispendido para manter a vida comunitária. Vamos viver e manter a caminhada de fé para o testemunho cristão ser cada vez mais eficiente.


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 50706
REDE DE RECURSOS
+
Ainda não somos o que devemos ser, mas em tal seremos transformados. Nem tudo já aconteceu e nem tudo já foi feito, mas está em andamento. A vida cristã não é o fim, mas o caminho. Ainda nem tudo está luzindo e brilhando, mas tudo está melhorando.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br