Ó minha alma espera em teu Senhor

Comentário e reflexão

29/06/2012

HPD nº 219: Ó, minh'alma espera em teu Senhor

“Nas tempestades, na dor cruel, há de estar contigo o Deus fiel” – assim termina a primeira estrofe deste hino de esperança e de confiança em Deus.

O autor deste hino é o comerciante Johann Friedrich Raeder (1815-1872) de Elberfeld, Alemanha. No ano de 1845 ele passou por grandes dificuldades. Havia investido todos os seus bens na importação de índigo. Porém, o negócio com esta mercadoria não era muito seguro, dependia da lei de procura/oferta. Logo Raeder sentiu que estava em perigo de perder todo o seu dinheiro. Seguiram-se semanas intermináveis cheias de preocupações. Na época ainda não existiam meios de comunicação tão rápidos como hoje em dia. O comerciante permaneceu durante muito tempo na incerteza. Será que vai endividar-se? Como então continuar a vida? A inquietação perseguiu-o dia e noite. A esposa descobriu nele rugas causadas pelas preocupações. Certa manhã ela notou que na última noite ele nem havia ido para a cama. O que, será, que aconteceu? Temendo o pior, ela foi procurar o marido. E como ficou admirada ao encontrá-lo com uma expressão de paz e tranqüilidade no rosto.

O que havia acontecido? Será que o marido tem recebido uma boa notícia? Ou tem encontrado um amigo que prometeu ajudá-lo? Nada disso aconteceu. Raeder mostrou a sua esposa o manuscrito de uma poesia que nasceu nesta noite: “Ó minh’alma espera em teu Senhor...” – No meio das preocupações acendeu-se no coração do comerciante uma nova luz de esperança. De repente ele se conscientizou “Nunca o Deus da graça deixará de agir!” (2ª estr.) Com esta fé e confiança Raeder enfrentou os seus problemas. E fez a experiência de que Deus é fiel e não abandona os que nele confiam.
O hino foi publicado em 1848, na cidade de Essen, no segundo volume dos “Geistliche Männerchöre” (coros masculinos) editado por Wilhelm Greef (1809-1875).

A melodia do HPD nº 219 é da autoria de Cesar Malan (em 1827).

Um texto bíblico que expressa esta mesma confiança e que nos anima a contar sempre com a ajuda do Deus Todo-poderoso, é Salmo 33,18-22: Eis que os olhos do Senhor estão sobre os que o temem, sobre os que esperam na sua misericórdia, para livrar-lhes a alma da morte, e, no tempo da fome, conservar-lhes a vida. Nossa alma espera no Senhor, nosso auxílio e escudo. Nele o nosso coração se alegra, por confiamos no seu santo nome. Seja sobre nós, Senhor, a tua misericórdia, como de ti esperamos.”

Fonte: Wolfgang Heiner, em “Bekannte Lieder – wie sie entstanden”, 4ª Ed. Neuhausen-Stuttgart, 1989, pág.291
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 219. Ó minh'alma, espera
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15941
REDE DE RECURSOS
+
Arrisco e coloco a minha confiança somente no único Deus, invisível e incompreensível, o que criou o céu e a terra.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br