Vinde, meninos, vinde a Jesus

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD nº 164 – Vinde, meninos, vinde a Jesus

Autor de Letra e da Melodia: George Frederick Root (1820-1895).

Ira David Sankey, conhecido hinista americano, em seu livro My Life and the Story of the Gospel Hymns (Minha Vida e a História dos Hinos Evangélicos) escreve, o que um pastor de uma Igreja Presbiteriana lhe contou a respeito do hino Vinde meninos, vinde a Jesus:

Em 1879 eu estava auxiliando em reuniões de reavivamento em Danville, Califórnia. As reuniões tinham uma boa assistência, havia muito interesse, mas não conversões. Um homem com sua esposa e filha que vivia na vizinhança freqüentava a igreja regularmente, e lhe dava grande apoio financeiro. Eram pessoas excelentes, mas, não professavam a Cristo, e não se consideravam cristãos.

Certo dia, enquanto os homens realizavam um culto na igreja, as senhoras estavam reunidas em oração na casa pastoral, ali perto. No decorrer da reunião elas cantaram: 'Vinde Meninos!' Terminado o cântico, e prestes a orar, a senhora acima referida pediu que repetissem a última estrofe (a qual, em inglês, diz mais ou menos):

'Pensai uma vez mais, Ele esta conosco hoje;
Atendei aos Seus benditos mandamentos e obedecei;
Ouvi agora Sua voz dizer suavemente,
Meus filhos, vireis?!

A senhora fora grandemente impressionada pelo canto, e ao terminar disse com profunda emoção: 'Sim, eu irei; tenho sido muito obstinada, mas não ficarei distante por nenhum momento mais.'

As senhoras estavam todas profundamente emocionadas e oraram louvando a Deus de coração. Quando os homens ouviram as novas, ficaram encorajados também com as boas notícias.

Seguiu-se um reavivamento e poucos dias mais tarde, no final de um culto, quando foi feito um apelo para os que desejavam unir-se à igreja, esta senhora seu esposo foram os primeiros a responder. Foram seguidos por alguns de seus próprios filhos, e muitos outros – vinte pessoas ao todo. Este cântico parece ter sido o meio para alcançar o coração da esposa, e abrir o caminho para a benção que se seguiu.

Fonte: Histórias de Hinos e Autores - CMA - Conservatório Musical Adventista em: www.musicaeadoracao.com.br/hinos/historia_hinos


 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 164. Vinde, meninos, vinde a Jesus
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15442
REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br