Censo IBGE - 2010

Carta Pastoral da Presidência

06/08/2010

Para
Comunidades, Paróquias, Sínodos, instituições e setores, bem como
ministros e ministras da IECLB


“Eu disse: confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado” (salmo 32.5) Que as palavras do salmista encontrem vocês em paz, saúde, disposição e confiança na mão poderosa de Deus!

Já está em andamento o processo de coleta de dados do Censo IBGE 2010. Trata-se de um importante trabalho realizado pelo governo federal, que possibilita ao país conhecer um pouco melhor a si mesmo.

No entanto, temos recebido uma série de consultas e indagações sobre um aspecto em particular, importante para nossa igreja, ao qual gostaria de fazer um comentário e uma solicitação.

No formulário previsto para a pesquisa por amostragem, que é utilizado em um a cada dez domicílios, existe um campo, de número 6.12, que pergunta “Qual é a sua religião ou culto?” Quem quiser pode acessar a página: http://www.ibge.gov.br/censo2010/censo2010_amostra.pdf

Temos informações de que as instruções aos/às recenseadores/as trazem as seguintes palavras: “O registro deve identificar a seita, culto ou ramo da religião professada como, por ex, Cat. Apost. Romana, Cat. Apost. Brasileira, Luterana Pentecostal, Batista, Assembléia de Deus, Universal do Reino de Deus, Congregação Cristã do Brasil, Adventista de 7º dia, Kardecista, Xintoísmo, Testemunhas de Jeová, Candomblé, Umbanda, Budismo, Israelita, Maometana (ou Islamita) Esotérica etc.

Não registre expressões genéricas como Católica, Protestante, Espírita, Crente, Evangélica, etc.

O que nos preocupa é que a expressão “Luterana Pentecostal”, acima grifada, não confere com a realidade nem tampouco é uma caracterização utilizada pelas duas Igrejas Luteranas nacionalmente organizadas no Brasil: a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB e a Igreja Evangélica Luterana do Brasil – IELB. Aquela expressão, ao nosso entender, geraria muitas dúvidas, pois os membros luteranos certamente não se entendem como pentecostais.

Fizemos uma consulta ao IBGE expressando nossa preocupação. A resposta que nos foi dada e que está copiada abaixo causou ainda maior preocupação:


“Em atenção a sua solicitação informamos que as informações para o Censo Demográfico 2010 serão coletadas utilizando computador de mão.

No questionário que será utilizado, na questão que trata de religião, o computador de mão já virá com uma lista de religiões que serão utilizadas para auto preenchimento, mas o usuário é quem vai informar qual a sua religião. Caso a religião informada não faça parte da lista disponível para auto preenchimento, o nome informado será acolhido.

Abaixo informamos as denominações Luteranas que estão disponíveis para auto preenchimento.

COMUNHAO EVANGELICA LUTERANA
COMUNIDADE EVANGELICA LUTERANA
CONFISSAO LUTERANA BRASIL
CRISTO BOM PASTOR LUTERANA
EPISCOPAL LUTERANA
EVANGELICA CRISTA LUTERANA
EVANGELICA LUTERANA
EVANGELICA LUTERANA CRISTO REI
EVANGELICA LUTERANA DA CRUZ
EVANGELICA LUTERANA DA PAZ
EVANGELICA LUTERANA DA RENOVACAO
EVANGELICA LUTERANA DE CRISTO
EVANGELICA LUTERANA DE CRISTO REDENTOR
EVANGELICA LUTERANA DO BRASIL
EVANGELICA LUTERANA EMANOEL
EVANGELICA LUTERANA EMANUEL
EVANGELICA LUTERANA GUARANI
EVANGELICA LUTERANA INDEPENDENTE
EVANGELICA LUTERANA LIVRE
EVANGELICA LUTERANA PROTESTANTE
EVANGELICA LUTERANA RENOVADA
EVANGELICA LUTERANA SANTA CRUZ
EVANGELICA LUTERANA SAO JOAO
EVANGELICA LUTERANA SAO MARCOS
EVANGELICA LUTERANA SIAO
EVANGELICA LUTERANA SIAO EMANUEL
EVANGELICA LUTERANA SINODAL
EVANGELICA LUTERANA UNIAO
EVANGELICA LUTERANA VOZ DA CRUZ
EVANGELISTA LUTERANA DA RENOVACAO
LUTERANA
LUTERANA ALEMA
LUTERANA ALEMA BRASILEIRA
LUTERANA ALEMA CRISTO SALVADOR
LUTERANA ALEMA DA RESSURREICAO
LUTERANA ALEMA RAMO ALEMAO
LUTERANA CRISTO DO BRASIL
LUTERANA GERMANICA
LUTERANA GOTA CASQUE
LUTERANA IGREJA DE DEUS
LUTERANA MISSOURE
LUTERANA MISSOURI
LUTERANA PARA CRISTO
LUTERANA PENTECOSTAL
LUTERANA SANTA TRINDADE
LUTERANA SINODAL
LUTERANA SINODO ALEMA
LUTERANA SINODO RIOGRANDENSE
LUTERANA TRINDADE

Atenciosamente,
Equipe de Atendimento”


Como podemos ver a partir da resposta dada pela equipe de atendimento do IBGE, há uma diversidade muito grande de respostas que incluem a palavra “luterana”, mas nenhuma delas a designação correta do nome da IECLB, que sabidamente congrega aproximadamente três quartos dos luteranos no país. Estamos expressando nossa perplexidade e nosso protesto junto ao IBGE, mas isso com toda certeza não será mais capaz de alterar a programação efetuada no sistema do censo. Assim, tanto mais necessário ainda se faz que tenhamos clareza ao responder, para que a coleta de dados possa ser um espelho o mais fiel possível da realidade.

Diante disso, gostaria de solicitar a vocês que nas próximas semanas utilizem um espaço nos cultos, reuniões de grupos, programas de rádio e outros veículos de comunicação para instruir as pessoas que são da IECLB que, ao responder o campo 6.12, usem ou o nome completo de “Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil” ou aquela designação que inclui o termo “confissão luterana”. Desta forma, estaremos contribuindo para diminuir a distorção dos dados.

Na certeza de que esta recomendação será atendida, despeço-me com um abraço fraternal.

Missão de Deus – Nossa Paixão.

Walter Altmann
Pastor Presidente
 


Autor(a): Walter Altmann
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Manifestação oficial
ID: 12552
REDE DE RECURSOS
+
A Comunidade cristã deve ser reconhecida, sem sombra de dúvida, na pregação do Evangelho puro
Martim Lutero
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br