Campanha nacional de oração em favor das metas do Programa de Governo - 1995

Carta Pastoral da Presidência

13/02/1995

Tenho o prazer de saudar a todos e todas vocês, com muita alegria e gratidão, de maneira fraterna, com o lema bíblico deste mês de fevereiro: Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. ( Salmo 62.1) Rogo ao bondoso Deus que lhes conceda a bênção da fé e da saúde, da alegria e do bom ânimo na tarefa de construirmos uma IECLB mais encarnada na realidade brasileira.

Todos vocês receberam cópia da carta da Presidência da IECLB (N.o 19369/94) dirigida ao Presidente Fernando Henrique Cardoso por ocasião da sua posse. Nela anunciei que, em março, a Igreja estaria intercedendo em favor do novo Governo Federal. A presente carta circular quer lembrar este compromisso que assumimos e fornecer-lhes subsídios de intercessões, para os quatro domingos de março e o primeiro de abril. Elas são agrupadas em torno de cinco metas do programa de governo do Presidente, que estão incluídas também nas situações dramáticas... que clamam por soluções, destacadas na carta anteriormente enviada.

A Comunidade que ora pelo seu governo é lembrada da sua tarefa de acompanhá-lo criticamente em seu trabalho em favor do povo. Porque Deus também age por meio das pessoas. Lutero explicou isso muito bem ao escrever, no seu livro Da vontade determinada: Deus não age sem que façamos a nossa parte. Ele nos faz nascer de novo e nos sustenta exatamente por isso: para agir em nós e fazer-nos cooperar com ele. Por nosso intermédio ele prega, ajuda os pobres e consola os aflitos.

Portanto, não vamos esperar que Deus sozinho coloque o governo no bom caminho. Orando por ele, assumimos o compromisso de apoiá-lo naquelas metas que servem ao bem-estar comum; de corrigi-lo quando usa mal seu poder; de chamar a atenção dele onde pessoas são injustiçadas e sofrem; de defendê-lo dos que querem aproveitar-se dos cofres públicos. Assim, a oração pelo governo é ao mesmo tempo uma convocação para o exercício crítico e responsável da cidadania.

Para que esta Conscientização aconteça, é importantíssimo envolver a Comunidade nesta campanha de oração. Convidem uma pessoa doente e seus familiares a fazer a intercessão, no culto, em favor da saúde; um desempregado a orar pelo emprego; um grupo de professoras, pela educação. E se um agricultor, acossado pelas dívidas no banco, falar a intercessão pela agricultura, soará bem mais autêntico.

Naturalmente, os textos anexos são apenas sugestões. Podem ser mudados, adaptados, ampliados. Pode-se desafiar a Comunidade, ou membros dela, a formular com palavras próprias a sua preocupação em determinada área. Usem a sua criatividade sem receios para tornar esta campanha de oração mais envolvente!

Tenho a certeza de que, com a colaboração de vocês, esta campanha se tornará uma expressão de amor que sentimos por nosso País e da responsabilidade que temos por ele.

Porto Alegre, 13 de fevereiro de 1995

Humberto Kirchheim

Pastor Presidente


Anexo: Cinco sugestões de oração


CAMPANHA NACIONAL DE ORAÇÃO EM FAVOR DO GOVERNO

05-03-95 a 02-04-95 - Sugestão de intercessões


Dia 05-03 - ORAÇÃO PELO EMPREGO (1º Domingo da Quaresma - Invocavit)
Senhor, nosso Deus, concede a luz de teu Espírito para que nosso Presidente Fernando Henrique Cardoso possa cumprir sua meta eleitoral no tocante ao emprego. Que tuas ricas bênçãos recompensem todo trabalho honesto. Que teu braço justo impeça todo ganho fraudulento. Abençoa, por tua bondade, nossa Nação, para que não falte trabalho a quem estiver disposto a ganhar o pão com o suor do próprio rosto. Convoca esta tua Comunidade para cooperar com programas locais de incentivo ao emprego.

Dia 12-03 - ORAÇÃO PELA SAÚDE (2º Domingo da Quaresma - Reminiscere)
Jesus Cristo, que a tantos curaste: traze a bênção da saúde para nossa Pátria. Ajuda nosso Presidente a realizar sua meta eleitoral no campo da saúde pública. Que nenhuma pessoa encontre a porta do hospital fechada. Que trabalhadores e trabalhadoras da saúde exerçam seu trabalho como sacerdócio de amor à vida e à saúde do povo brasileiro. Que doentes tenham apoio, ânimo e fé para vencer suas limitações e sofrimentos. Recorda esta tua Comunidade do amor de Jesus pelos doentes, e capacita-nos para auxiliar os serviços públicos de saúde.

Dia 19-03 - ORAÇÃO PELA EDUCAÇÃO (3º Domingo da Quaresma - Oculi)
Espírito Santo, pleno de saber e entendimento, ilumina nossos governantes para que apliquem o melhor do País em educação e, assim, cumpram mais esta meta eleitoral. Que a educação seja a base do progresso nacional e da melhor qualidade de vida. Que professoras e professores recebam a justa remuneração por seu trabalho e exerçam com responsabilidade e alegria seus deveres. Que nenhuma criança - as mais queridas de Jesus - esteja fora da escola perambulando pelas ruas ou tendo que trabalhar. Amplia a visão desta tua Comunidade para que possamos juntos nos educarmos na fé em Deus e no serviço do amor.

Dia 26-03 - ORAÇÃO PELA SEGURANÇA (4º Domingo da Quaresma - Laetare)
Deus, nosso Pai protetor, auxilia nosso Presidente da República na realização de políticas de segurança pública mais eficazes. Que nenhum pai de família seja morto pela estupidez de um assaltante. Que nenhuma criança seja assassinada por um par de tênis. Que as forças de segurança enfrentem o crime com rigor e coragem e com respeito aos direitos humanos. Que o sangue de Jesus proteja corpo e alma dos policiais expostos à sanha dos violentos. Alegra esta tua Comunidade com a paz dentro dos lares, entre os vizinhos, entre os moradores do bairro. Que a alegria da paz contagie o País, começando por aqui.

Dia 02-04 - ORAÇÃO PELA AGRICULTURA (5º Domingo da Quaresma - Judica)
Criador bendito, doador da vida, abençoa o trabalho na roça. Dá tempo bom para plantio e colheita. Abençoa o braço que joga a semente e a mão que colhe. Concede honestidade a quem financia ou estoca e comercializa a produção agrícola. Que o Presidente Fernando Henrique Cardoso possa realizar sua meta eleitoral referente à agricultura. Concede-lhe, em breve, a imensa honra de governar um País no qual não faltem terra, semente e trabalho nas lavouras. Que a colheita seja abundante, e as crianças se fartem de pão. Usa esta tua Comunidade como sinal de tua justiça: onde quem cumpre o dever de plantar e colher tenha o direito de comer com dignidade, dando graças à tua bondade.
 


Autor(a): Huberto Kirchheim
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Sociedade / Instância Nacional: Presidência
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Manifestação oficial
ID: 12548
REDE DE RECURSOS
+
Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido.
Filipenses 4.6
© Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br