As prioridades da IECLB

01/08/1987

 

AS PRIORIDADES DA IECLB

Ocupando-se com o tema ¨Missão — mandato e instrumental¨, o Conselho Diretor, em seu seminário de planejamento, nos dias 18 e 19 de junho p.p., fixou as prioridades da IECLB a prevalecerem até o Concílio Geral de 1990. Para tanto se apoiou em propostas encaminhadas pelas comunidades e nos resultados de sua própria reflexão no seminário.

Foi motivo de alegria o extraordinário eco que teve a consulta às comunidades. Entraram 135 propostas diferentes. O exame criterioso, porém, evidenciou que muitas propostas eram convergentes girando em torno de certos assuntos básicos. Embora não pudessem ser respeitadas todas as preocupações, três das mais importantes foram assumidas pelo Conselho Diretor que lhes deu a seguinte formulação:

1. Nossa identidade luterana

2. Edificando comunidade na área urbana e rural

3. Justiça e responsabilidade social

Apresentamos, pois, estas prioridades com o pedido de serem compartilhadas por toda a IECLB e refletidas com o objetivo de acharmos respostas e recebermos estímulos para a nossa prática. Um breve comentário poderá ajudar a compreender a razão da escolha e os propósitos:

1. A prioridade ¨Nossa identidade luterana¨ vem de encontro ao grande número de propostas que, de uma forma ou outra, enfatizam a necessidade de maior consciência de nossa confessionalidade . Que é ser evangélico de confissão hoje luterana? O que é compatível com esta confissão e o que não? Qual o nosso compromisso? Certamente não devemos desejar a uniformidade. Mas devemos ser coerentes e conscientes do que somos. Eis uma grande tarefa que envolve nossa prédica, nossa prática, nosso testemunho.

2. A prioridade ¨Edificando comunidade na área urbana e rural¨ coloca em pauta a preocupação com a comunidade, sua criação, seu crescimento e sua equipação. A Igreja será tanto mais forte quanto mais for assumida e carregada pelos seus membros. Edificar comunidade é o principal alvo de toda missão. Aliás, o que significa construir comunidade nas cidades de hoje? Que significa isto na área rural? Devemos descobrir métodos de ação e formas de comunidade que façam jus às realidades. Sem comunidades vivas não temos futuro.

3. A prioridade ¨Justiça e responsabilidade social¨, enfim, assume outro anseio manifestado pelas comunidades e atende a uma urgente exigência evangélica em nosso país. A Igreja tem um compromisso com os injustiçados, os marginalizados, os que sofrem. Como deve desincumbir-se dele? Afinal, que significa justiça? A prioridade vai exigir tanto a análise, da situação social, politica e econômica em que vivemos, quanto a reflexão bíblica sobre a vontade de Deus. Podem ser excluídos do empenho por justiça as dimensões políticas? De qualquer forma, o que está em jogo não é uma teoria apenas, estão em jogo pessoas humanas a paz em nossa sociedade.

A escolha de prioridades não significa a exclusão de outras preocupações. Há muitas, e não permitem ser esquecidas. Se nos temos decidido por prioridades é porque pretendemos colocar ênfase e conjugar os esforços em algumas das tarefas mais prementes. Que Deus nos oriente na caminhada.

Gottfried Brakemeier
Pastor Presidente


Voltar para o índice O Caminho Agosto 1987
 


Autor(a): Gottfried Brakemeier
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Artigo
ID: 41035
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br