APRENDENDO A SER CONSTANTES - LUCAS 18.1-8

5ª Meditação

18/07/2017

Quinta meditação sobre o tema constância escrita pelo P. Giberto Weber. Cada terça feira postaremos uma das meditações, num total de sete. Acompanhe e reflita sobre esta grande virtude.

Constância... uma responsabilidade que aponta para o futuro Galátas 6.7-9

Até aqui vimos que precisamos superar a inconstância. Pessoas inconstantes geralmente atestam uma fé superficial, são pessoas medíocres que fazem as coisas de qualquer jeito. Precisamos vencer a baixa estima, aquela voz que diz que você não é capaz e que nada vai dar certo. Precisamos aprender a não desistirmos tão cedo dos projetos e saber que Deus não abençoa preguiçosos.

Queridos, quem segue a Jesus, segue por um caminho em que não se deve olhar para trás. Quem desiste, quem se afasta, quem retrocede perde a alegria da vitória. Muitos vivem a vida cristã como aqueles que decidem fazer um regime. Sobem na balança, se assustam com o que vêm, conferem para ver se o ponteiro não está enganchado, se talvez a balança não está com defeito. Depois chegam em casa e diante do espelho, as mulheres percebem a celulite e os homens percebem aqueles pneus em volta da cintura. E impulsivamente decidem: “segunda-feira vou começar um regime”. Compram os shakes, começam dietas, lêem sobre como emagrecer em 30 dias, bebem chás, comem cereais e por aí vai. No começo perdem sim o quilos, mas com o passar do tempo volta tudo de novo, porque não conseguiram mudar seus hábitos. Vivem sempre engordando e emagrecendo.

Todos sabemos que na maioria dos casos a obesidade pode ser curado com uma mudança no estilo de vida da pessoa, uma alimentação saudável unida a exercícios físicos. É assim que se vence na vida, uma decisão e um compromisso, não para um verão, mas para toda a vida. Este compromisso podemos chamar de responsabilidade.

O problema do nosso povo é que desejamos soluções mágicas para nossos problemas. Gostamos de algumas passagens da bíblia onde se diz que “aos seus o Senhor dá enquanto dormem (Sl 127.2); Tudo o que o justo faz prosperará (Salmo 1.3); o Senhor é meu pastor e nada me faltará (sl 23.1); Lemos e podemos achar que Deus vai fazer tudo e eu não preciso fazer nada. Queridos, a única coisa que de fato você não pode fazer nada para obter diz respeito a salvação. Jesus já fez tudo. Você só recebe, você só precisa receber.

Agora com relação ao teu futuro, a tua caminhada com Jesus, se a tua fé não te coloca em serviço ao Reino de Deus é uma fé questionável. Esse negócio de entregar tudo assim na responsabilidade de Deus é perigoso. Querem ver? Conheci um homem. Ele montou um mercado. Um homem crente. No dia da inauguração ele pediu para o pastor ungir o mercado, porque queria uma energia mística sobre o mercado para atrair bons clientes,afastasse maus pagadores, livrasse-o de assaltantes, para ganhar bastante dinheiro, mas sem chamar a atenção da receita federal. O pastor percebendo que ele queria jogar tudo para Deus, orou para que o dono do mercado fosse simpático com os vendedores e com os compradores, que ele trabalhasse com todas as forças sempre com alegria, e que todo o dinheiro ganho viesse de negócios honestos. Na realidade o pastor agiu comprometendo o dono com a responsabilidade cristã.

Vejo muitos cristãos como esse dono de mercado em nossos dias. Vejo adolescentes orando para que Deus os abençoe na hora da prova, mas não estudam. Vejo funcionários esperando aumento de salário, mas não se dedicam e por aí vai. Não adianta fazermos correntes de oração pra Deus me abençoar financeiramente se eu não me dedico também. Não adianta eu pedir oração pela minha saúde se eu também não cuido do meu corpo. Deus pode fazer mais do que pedimos, mas Ele não faz o que nós devemos fazer.

Paulo recomenda, não nos cansemos de fazer o bem. Sou cristão e estou num caminho. E por esse caminho vou me dedicar a vida inteira, pois sei que vale a pena. Por isso, lembre-se que nós cristãos temos uma meta. 1 - Nossa meta é o Reino de Deus. Vamos passar por este mundo, vamos viver, vamos trabalhar, vamos rir, vamos chorar, mas estamos caminhando para a meta que é um dia morarmos no céu com Jesus.

Quem tem uma meta esta livre do fanatismo e do legalismo. Ele vive como cristão, não faz nada por obrigação, mas faz tudo com alegria porque ele confia na promessa de que nós vamos colher os frutos do nosso trabalho. “E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo certo ceifaremos se não desanimarmos”Gl 6.9.

Porque não desanimamos, porque quando o Senhor voltar Ele vai recompensar apenas aqueles que se mantiverem fiéis:
Por isso não abram mão da confiança que vocês têm, ela será ricamente recompensada. Vocês precisam perseverar, de modo que, quando tiverem feito a vontade de Deus, recebam o que Ele prometeu; pois em breve, muito em breve, “Aquele que vem virá, e não demorará. Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele. Nós porém não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos.” Hb 10.35-39. 1Jo 3.1-3
 


Autor(a): Pastor Gilberto Clari Weber
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Lucas / Capitulo: 18 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 43049
REDE DE RECURSOS
+
A graça só tem um recipiente - o nosso coração.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br